O primeiro Mercúrio retrógrado de 2022 vem aí para nos confrontar com nossos erros

Até o dia 03/02, astro da comunicação passa por dois signos saturnianos.

2022 já começou mostrando a que veio: é mais um ano saturniano, de desafios, mas com novas perspectivas. E logo no início, já vem o primeiro Mercúrio retrógrado. Mas sai dessa de achar que é o fim do mundo, porque o planeta não tá tão preocupado em ferrar sua vida assim, não. A energia está, sim, preocupada em fazer a gente repensar algumas decisões que tomamos.

Reprodução

A retrogradação do planeta da comunicação e do movimento mexe com várias coisas do nosso dia a dia, pois vivemos na era da informação, da comunicação e do movimento.

Reprodução

Então, é claro, vem aí alguns atrasos, algumas perdas de horários, alguns problemas com celular ou com mensagens que chegam meio erradas no destino. Mas normalmente isso serve pra gente repensar os nossos próprios hábitos, e não culpar o planeta. Se a nossa mensagem não tá chegando direito no receptor, será que o problema não tá aqui na fonte? Será que nossa linguagem não tá meio zoada, ou rápida demais, ou estamos achando que todo mundo é obrigado a raciocinar da nossa forma?

Publicidade

O posicionamento em Aquário pega muito esse lado da razão que a gente acha que tem – uma das poucas coisas em comum que esse signo tem com seu oposto, Leão. Quantas vezes a gente não é mega enfático nos nossos posicionamentos porque temos tanta certeza de que sabemos mais que ninguém o que é certo pra todos?

Reprodução

Novidade pra vocês, gatinhes: o certo sempre muda, e a gente quase nunca consegue compreender o todo. Às vezes vamos perder pessoas pela nossa cabeça dura e pela insistência em simplesmente não ouvir. Mercúrio retrógrado vem aí pra gente ouvir um tico. Não adianta berrar.

E assim, vamo combinar: se a gente tá num ano de revisão de acordos, de ser mais empático com as pessoas pelo trânsito de Júpiter em Peixes, esse Mercúrio retrógrado  em Aquário pode ser até bom se a gente tivermos humildade pra trabalhar um pouco melhor nesses acordos.

Reprodução

Basta ver aí esse surto maluco de Covid de novo: a gente achando que sabe o que pode fazer, contestando a ciência (não a ponto de ser antivacina, claro), e o rolê explodindo todo de novo. E, mesmo com o rolê explodindo, os órfãos do Carnaval ficam tentando passar pano, falando sobre como festas fechadas privilegiam os ricos, mas na real só estão se escondendo nessa falsa consciência de classe porque seguem indo em festas, saindo e expondo os mais vulneráveis. É uma boa hora pra gente rever nossos acordos com nós mesmos e com nosso círculo menor de pessoas. 

Publicidade

Como Aquário rege, também, a tecnologia, essa retrogradação pode nos permitir algumas gafes boas na internet, alguns computadores pifando, nos deixando na mão e quem sabe até uma outra queda de alguma rede social importante (como teve ano passado bem no Mercúrio retrógrado).

Reprodução

Podemos ver políticos e figuras importantes dando gafes, invasões de hackers, tudo que possa gerar uma paradinha ou certo caos no mundo da comunicação tecnológica. Então, minhas amigues, mais do que nunca, tenham paciência, programem o tempo das coisas e lembrem do que eu sempre digo: palavra dita não tem mola, não volta. A consequência vem depois.

Essa semana do dia 10 de janeiro começa boa, mas temos que tomar cuidado pra não planejar mais do que a gente dá conta na segunda e acabar se ferrando na sexta, tá? Pra semana toda, na real, sermos mais comedidos vai ser bom. Marte e Netuno fazem um ângulo meio tenso e a gente pode se sentir muito expansivo, mas iludidos pela capacidade que a gente acha que tem. O fim de semana pode ser bom pra fechar ciclos, e vamos torcer pra que, se aconteça, seja de forma suave.

Vamos ver o que a semana e esse Mercúrio reservam pros signos? Se souber, leia também seu ascendente!

Áries: Mercúrio anda pra trás na sua casa do social na direção da sua casa da carreira e das autoridades. Nesse período, veja onde você talvez esteja misturando de uma forma meio errada seus amigos com as pessoas com que você trabalha, e onde você está levando trabalho demais pra fora de lá, pra lugares de diversão. Cuidado pra não ser influenciado erroneamente por pessoas que você admira.

Touro: Mercúrio anda pra trás na sua casa da carreira na direção da sua casa das grandes filosofias. É um bom momento pra dar aquela revisada se você tá indo pro caminho certo e de não se deixar novamente levar pelo ritmo louco das coisas do trabalho, repetindo os erros e atropelos do ano passado.

Gêmeos: seu regente fica retrógrado, o que normalmente te afeta mais, mas esse é num signo até relativamente bom pra você. Ele te ajuda a colocar as ideias numa ordem de como elas se conectam, e sai da casa das grandes filosofias pra casa da morte e dos fins de ciclo: é hora de refletir em rede, em como certas coisas são e foram consequências de outras, e cortar alguns males pela raiz.

Câncer: essa retrogradação vai aumentar um descompasso que tá dentro de você, e que provavelmente vem de outra pessoa, de algum parceiro, de algum sentimento antigo que reacendeu em você. É importante que as conversas, principalmente com as pessoas importantes na sua vida, sejam bem pensadas, e que você reflita sobre cada palavra dita, mas principalmente sobre cada palavra ouvida.

Leão: a marcha ré mercuriana vai te perguntar onde tem desequilíbrios na sua vida e rotina em razão de desequilíbrio em relações de afeto e parcerias. Talvez alguém esteja sendo meio um peso pra você, ou você sendo um peso pra alguém, principalmente por orgulho. Muito cuidado com o que você troca, principalmente ali no final do mês, com as pessoas  com quem você lida todo dia.

Virgem: seu astro regente fica retrógrado numa casa que você não enxerga bem, e isso atrapalha sua lógica, então é um período de você demorar um pouco mais mesmo pra que certas coisas façam sentido. Pode dar uma frustração e você ficar bem chata, então tenha certeza de que vai ter momentos de se divertir, com pessoas que a relação é leve, sem muitos pesos ou intensidades. Pode até te lembrar de relações e situações boas que você nem lembrava mais.

Libra: Mercúrio anda pra trás no zodíaco da sua casa das diversões em direção à sua casa da família, da casa e dos seus portos seguros. Das duas, uma: ou isso vai acender alguma situação onde você se distanciou demais da família porque só trazia problema e se perdeu de algo importante, ou o contrário – você ainda tá preso demais em laços que não fazem mais sentido e que te impedem de ter alguma leveza e diversão.

Escorpião: a retrogradação de Mercúrio num signo fixo primo do seu te coloca ali quietinho pra repensar essas coisas fixas com alguma calma. Colocar pessoas próximas em outras caixas, com diferentes expectativas, e se distanciar de colocar você mesmo em caixas mais ‘seguras’, que às vezes são casas de dor. A chave pra isso talvez seja uma comunicação mais leve, onde você desconstrua algumas verdades enraizadas na sua cabeça, especialmente relacionadas a dores do passado.

Sagitário: essa retrogradação não mexe de uma forma tão ruim com você, porque atinge justamente sua casa da comunicação, mas de uma forma relativamente harmônica. A leveza e bom humor podem ser crucial pra conseguir vencer aquela argumentação. Pode ser também um bom momento pra viajar de boinhas sozinho ou com pouquíssima gente, pra dar uma espairecida.

Capricórnio: Mercúrio retrograda da sua casa das finanças pra sua casa pessoal. É um bom momento pra conter gastos de impulsos, e pra pensar justamente nas coisas que você tem e acumula porque compra por estar muito cansado ou pra te recompensar demais por certas coisas. Gastos imprevistos também podem aparecer.

Aquário: Mercúrio vem aí retrogradando bem na sua cara em direção à sua casa do inconsciente. O problema aí vai ser a sua comunicação mesmo, cara aquariane, então eu sugiro fortemente ouvir mais do que falar. É possível que algumas coisas sejam jogadas na sua cara e peguem direto ali nos feelings. Se isso acontecer, se coloque num lugar de humildade e aprenda com isso. Não reaja, especialmente sendo chata.

Peixes: a ré de Mercúrio pode te trazer umas ideias meio doidonas que não fazem muito sentido, e pode fazer também você se isolar bastante nesse tempo, nas suas próprias ideias. Isso pode ser bom, a gente sabe que você trabalha bem sozinho. Mas eu evitaria o excesso de tempo nessa caverna. Nem tudo que reluz é ouro aí dentro, é importante se conectar e dividir também.

Publicidade

Veja também