Astrologia prevê a morte? Se sim, pra quê?

Com a tragédia de Marília Mendonça, muita gente procura os espiritualistas pra saber se dava pra ver isso antes. E eu pergunto: e se desse?

Uma das coisas que mais fazem parte de qualquer consulta de oráculo – com astrologia com certeza, mas sei por amigos que também ocorre com tarólogos, pessoas que jogam búzios, etc – é a famigerada pergunta "você vê morte aí?".

E quando pessoas famosas morrem (especialmente quando de forma súbita ou muito jovens, como Paulo Gustavo e Marília Mendonça), também somos bombardeados por pessoas perguntando se a gente já sabia disso. E eu trago outra pergunta como resposta, antes de tudo: e se a gente soubesse? O que se esperaria disso?

A primeira resposta é: não. Ninguém sabe com certeza da morte de ninguém.

E na astrologia não existe uma configuração de morte, mas sim múltiplas configurações que podem indicar cenários ruins, e doenças, separações e a morte em si podem ser apenas faces diferentes de uma interpretação. Mas, considerando que um oraculista possa ver os sinais, e que em teoria este seria um destino inevitável, vale a quem ter esse conhecimento? Ou, pior ainda, divulgá-lo?

A gente, pelo menos aqui no ocidente, tem um fetiche com a morte. Possivelmente por um mix entre não saber nada sobre ela e um constante não pensar nela, mas quando ouvimos que alguém morre, parece que sobe na gente esse fetiche: morreu de que? Onde? Deixa filhos? Já tava doente? Como foi? Da mesma forma com oráculos, vem o fetiche: vê doença aí? Quando? Alguém vai morrer? E, novamente, se há um destino escrito sobre isso (e não digo que há, apenas elucubro), existe algum potencial positivo em contar isso pra alguém? Ou o único potencial positivo – aproveitar ao máximo porque sei a data da minha morte – não deveria ser já uma máxima da vida?

Estamos na temporada de Escorpião, e Escorpião é frequentemente relacionado à morte, às sombras e a tudo que é cru, que está na sua essência, descoberto. E talvez nossa maior crueza seja essa: nossa finitude. Que por baixo dos enfeites, dos títulos, dos dinheiros, tem uma carcaça que um dia vai terminar. Um dia, todos nós deixaremos de ocupar essa casca, esse lugar, esse tempo. Nas últimas semanas, falei bastante sobre como Escorpião gosta de aproveitar os prazeres da vida porque ele conhece de perto as sombras. E talvez esse seja um bom pensamento, realmente, porque existe uma grande sombra que está sempre ali, porque num tropeço a gente pode quebrar a casca e ir embora desse mundão.

Publicidade

Então, antes de falar das vibes da semana e de signos, deixo aí esse questionamento: a que serve saber se as disciplinas oraculares veem o momento da morte?

E por que a gente olha tanto e faz tanto alarde com a ausência, e nunca com a presença? Por que só valorizamos a presença quando damos de cara com a ausência? E vale a pena ficar nessa busca individualista incessante se a nossa maior incapacidade nessas vida é lidar com o isolamento e a ausência?

Pra essa semana, os astros não se movem demais, e ainda estamos entendendo a entrada da Vênus em Capricórnio, que logo começa a ficar lenta pra retrogradar. Mas bem na quarta-feira, no meio da semana, nossa mente e nossos desejos se chocam com os nossos limites, com a finitude das nossas vontades. E, numa temporada de Escorpião, pode ser que nossa primeira reação seja atacar para se proteger. Mas às vezes nosso limite veio de algo que a gente mesmo errou ou a gente mesmo se impôs. E esse é o mais difícil e pode frustrar bastante nessa semana. Pra esses momentos, eu sempre gosto de pensar em perspectivas: se o caminho pra frente está barrado, a gente precisa olhar pra trás e ver o que tem na nossa bagagem pra nos inspirar pra outro caminho, e olhar pros lados e escolher pra onde ir. Ou, simplesmente, curtir o tempo parado. A gente não precisa estar em movimento pra produzir.

E vamos de signo a signo! Se souber, leia também seu ascendente!

Áries: a briga de maléficos essa semana vai impor que alguns progressos vão pra um lado diferente daquele que você acredita. Você pode ter certeza que a resposta A é a correta, mas forças maiores ou mais numerosas que você podem escolher a B e você tem que ir junto. As escolhas coletivas feitas por você podem te estressar. Mas se você não pode mudar, vale?

Touro: sua regente no fim da semana passada entrou em um caminho longo pelo signo de Capricórnio, mudando sua energia relacional pelos próximos 4 meses. Essa passagem vem pra te lembrar da leveza e diversão legítima e sem esforços e máscaras. Sem precisar parecer algo. Ser verdadeiramente leve e humorado nas relações.

Gêmeos: com Mercúrio já em Escorpião brigando com Saturno essas semana e bem colado com Marte, a sua vibe pode ser meio nada a perder e fogo no parquinho. Se for, pelo menos calcule tudo que é você que vai ter que pegar caso jogue tudo pra cima. E quanto da merda vai voltar na sua cara se você jogar ela no ventilador.

Câncer: mais um planeta em Escorpião nessa semana, mas brigando ali com Aquário. Meu alerta pra você, canceriane, é tomar cuidado extra com a manipulação e a vontade de ver as pessoas se ferrando (todos nós temos, é humano). Palavras ditas erradas e irresponsabilidades em prol do prazer podem trazer rupturas.

Leão: meu alerta pra você essa semana é cuidar pra não ter inveja das relações entre pessoas que você conhece, ou ter o famoso FOMO, o medo de perder as coisas que não pode participar, mas os outros podem. Tem uma invulnerabilidade em você nesse momento que precisa mais da sua atenção, seus amigos (se são amigos) continuam lá, te amando igual.

Virgem: semanas que toda a parte ‘forte’ da sua personalidade pode ficar ainda mais forte. E isso pode ser tanto pro lado de ser um chato inconveniente quanto pro lado de ser uma pessoa que mergulha fundo em algo que quer saber ou descobrir. Eu logicamente aconselho ir pra segunda, e mergulhar em quaisquer curiosidades ou sombras.

Libra: essa semana e a próxima trazem um pouco duas energias: a de que nada vem de graça, e a de que às vezes você vai merecer mais, fazer por onde ter mais, mas as coisas não vão vir na medida que você esperava (ou até que foi combinado). Caso isso mexa com você mais que o razoável, veja onde precisa cortar esforços, mas priorize a tranquilidade pela razão.

Escorpião: tem uma ênfase bastante grande em você nessa semana, com ainda mais planetas na sua casa escorpiana da identidade. Sua armadura está mais exposta, mas seu ferrão também. Discussões e alterações na sua casa ou casa de parentes próximos podem acontecer, então fique atenta, não insista demais em solos que não são férteis.

Sagitário: essa semana é boa pra você investir ou retomar contato com as pessoas que tem as mesmas sombras que você: que gostam das mesmas fofoquinhas, ou dos mesmos hábitos não tão saudáveis (e que todos precisamos às vezes). Só toma cuidado pra que isso não impacte na sua saúde ou demais na sua rotina. O dia seguinte sempre vem.

Capricórnio: o planeta das relações entra na sua casa da identidade, onde ele fica até março construindo relações mais fortes, e valorizando essas relações. Com a energia forte em Escorpião essas semana, é legal retomar e reaquecer as relações mais fortes que você tem mesmo, aquelas que vocês só se olham e se conhecem já. Vibes boas e profundas.

Aquário: você tem muitas chances de parecer (ou de fato estar) uma chata essa semana, então minimize as relações sociais ao mínimo possível realmente, pra não trazer stress pra você principalmente (mas pros outros também, claro). E pode ter gente deliberadamente querendo te alfinetar onde irrita. Só ignora, você sabe fazer isso bem.

Peixes: você é uma pessoa meio estranha pra várias pessoas e você sabe. Uma ou outra características mais pitorescas, diferentonas. Amigos que só você gosta. Tudo isso dá uma reforçada essa semana. Mas suas decisões precisam fazer sentido é primeiramente pra você né, amore. Os outros que lutem pra entender.

Publicidade

Veja também