Semana de situações críticas na Astrologia

Nada de cataclísmico, mas mais provavelmente, um lembrete de que em tantas situações da vida, aquilo que não tem remédio, remediado está.

Tem um dito popular que fala que "aquilo que não tem remédio, remediado está". Essa é uma expressão com potencial especial nos tempos de hoje, porque o capitalismo da performance não permite que a gente aceite o limite das coisas, a finitude, o fato de que algumas coisas simplesmente não têm solução no momento, e que outras coisas simplesmente serão, quase como destino.

Nessa semana, temos três astros (quatro se contarmos a Lua na terça-feira, brevemente) passando aquilo que chamamos na astrologia de grau crítico.

A 29 graus de qualquer signo, muitos astrólogos ao longo dos séculos deram diferentes nomes e significados para o momento em que um planeta está neste grau. Mas quase todos os significados têm uma coisa em comum: trata-se de um momento em que as tomadas de decisão ganham um grande destaque, é quase como um ponto de urgência, de ou vai, ou racha.

Publicidade

E nesse caso específico, dois astros bem importantes e dificultadores estão a 29 graus de diferentes signos: Saturno, o maléfico da matéria, no signo de Aquário, e Plutão, o maléfico da mente e do coletivo, no signo de Capricórnio.

Para Saturno, podemos interpretar uma pressão externa forte de que efetivamente algumas coisas esgotaram seu tempo (Saturno é Cronos, o titã do tempo na mitologia), e não há mais possibilidade de atuar sobre elas.

No signo de Aquário, vai dizer especialmente que não adianta tentar obter ou reobter o controle sobre certas coisas, nem tentar ditar regras ou refazer certos acordos, há que virar a página ou trabalhar com o que se tem.

No caso de Plutão, que sai de Capricórnio para Aquário, há é uma vibe coletiva de mostrar ainda mais as feridas sobre as relações falidas de poder que existem principalmente no nosso contexto coletivo e social: isso se manifesta na descrença nas democracias e nos governos. Assuntos em alta nesse momento, como, por exemplo, a guerra na Ucrânia, podem trazer pontos importantes de desdobramentos no futuro.

Em nossa vida pessoal, é improvável que a presença desses planetas nesses ângulos faça alguma coisa explícita, direta, visível e palpável, a não ser para pessoas que têm planetas fortes nos graus 29, especialmente de signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e em menor grau em signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio).

Getty Images

De resto, estamos muito mais sucetíveis a entender a influência de toda essa energia coletiva no nosso individual. Afinal de contas, enquanto seres sociais, estamos sempre espelhando o coletivo nas nossas vidas individuais, e ao mesmo tempo, o coletivo espelha a soma das muitas expressões individuais.

Publicidade

Se há algo no céu que pode afetar mais diretamente nossa interpretação sobre isso é a entrada de Mercúrio, o planeta da lógica e da comunicação, no signo de Peixes, o signo da sua prisão, onde esse planeta luta para se expressar de alguma maneira legítima.

Mas, apesar do nome prisão, e de ser sim um local de dificuldade para um planeta tão fundamental nas nossas questões diárias, a lição mais importante passa muito pelo que disse Clarice Lispector: "viver ultrapassa qualquer entendimento".

Peixes é um signo fluido, empático, transcendental, e está também sempre nos lembrando que é importante em muitas situações apenas aceitar o fluxo, e depois entender para onde fomos ou o que aconteceu, lutar contra ele é apenas gastar uma energia que vamos precisar ali na frente.

Mas vamos de reflexões por signo! Se souberem, leiam o ascendente!

ÁRIES ♈

Talvez exista aí na sua vida uma urgência em cortar gente que tá mais te urucando do que te botando pra cima efetivamente, e também de se mover em direção a uma mudança importante no trabalho, na carreira, quem sabe até se mover de lugar mesmo, uma mudança mais forte. Se nas próximas semanas vier aquela síndrome do impostor, de que não vai dar certo, lembra de mim e não cai nela não.

TOURO ♉

Reconheça os desvios de rota que você fez recentemente e que te ajudaram muito a se identificar consigo mesma. E também reconheça os desvios que você não fez e veja se ainda está em tempo de fazer algo ali, ou se ficou tarde demais. São dias interessantes pra um balanço honesto de você pra você.

GÊMEOS ♊

Seu regente, essa semana, entra num signo difícil pra você e pode bagunçar sua cabeça um pouco sobre os lugares que você já está cansada de estar. Cansada mesmo, aquilo ali já tá árido pra você, e não há humor que sustente. Gêmeos gosta muito de poder estar em vários lugares. Mas tem lugar que se você olhar bem, nem vai te fazer falta não poder estar.

CÂNCER ♋

Cresce a Lua que rege as caranguejas num tom meio agridoce de ver algo positivo sobre finalmente tirar de você o peso de deixar de lado uma carga de expectativa em cima de algumas relações, e talvez até deixar elas de lado. Quase como deixar de insistir em pendurar uma roupa que fica muito melhor numa gaveta. Perspectiva.

LEÃO ♌

Quebrar uma coisa que já faz parte da nossa rotina é difícil. Quando isso envolve uma relação ou a forma que a gente insiste em lidar com as pessoas, porque insiste que é a única maneira que funciona, fica ainda mais difícil. Existem maneiras diferentes de ser a gente mesmo, e, às vezes, é aí a mudança que você precisa. Ser você de outro jeito.

VIRGEM ♍

O mundo da virginiane se embola quando Mercúrio entra todo ano em Peixes. O seu pensamento pode ser muito lógico, mas ele não tem nada a ver com a lógica do outro, nem tenta entender. Pra essa semana de graus críticos, pensa sobre tudo que você insiste em controlar. Sabe o que a gente efetivamente controla? Nada. A gente pode tropeçar na rua e puf.

LIBRA ♎

Até pra libriane, que é bem diplomática, às vezes, lidar com o outro é uma m3rda. Daí outras vezes tem aquele outro que você lida há muito tempo já, meio que não tem como fugir dele. Ou parece que não tem. E se você pensar que em vez de fugir, você pode simplesmente andar sozinha do seu jeito, e, talvez, é do lado de lá que o laço vai afrouxar. Naturalmente.

ESCORPIÃO ♏

Tem coisa na sua vida que já morreu há muito tempo e você tá aí fazendo velório até hoje. Tem nem defunto mais, tudo virou minhoca já, e você aí fazendo velório de trauma. Poxa minha querida, você é uma gostosa e já tá anos luz na frente disso, mudaram as estações, abre essa janela e deixa entrar um ar.

SAGITÁRIO ♐

Existe uma palavra bonita chamada subterfúgio, que é basicamente um troço que a gente resolve dar atenção ou jogar luz em cima enquanto empurra com um pezinho o que devia mesmo ganhar luz. Foda que às vezes o troço que a gente inventou já tá todo depenado e o que a gente tá empurrando tá é subindo perna acima igual uma praga. Tá na hora.

CAPRICÓRNIO ♑

As capris podem estar mais pressionadas por esses trânsitos críticos aí. Uma sensação de que tem coisa demais dando sinal de implosão, que tá perdendo as estruturas. Mas rainhas cabras, pensem comigo, às vezes é melhor se sustentar numa situação difícil, de pouco recurso, do que tentar sustentar uma situação difícil que não tem mais jeito.

AQUÁRIO ♒

Tá terminando aí um ciclo bem importante pras aquarianes. Trocou a água desse aquário, tava meio dando dengue. Só falta um restinho da água pra sair e decidir as últimas coisas que vão enfeitar essas águas aí por mais um ciclo. Vai deixar a nhaca mofada que só ocupa espaço ou vai largar mão? Ou pelo menos dar uma limpada nela? Ficar sem mexer não vai dar.

PEIXES ♓

Minha querida, você é uma grande gostosa e você sabe. E dá pra ser uma grande gostosa sem precisar parecer única ou especial, ou se sentir assim em mais cenários do que aqueles que realmente importam. Esteja sempre mais onde há amor, e menos onde você gostaria que houvesse. Ali é uma luta que já nasce meio perdida.

Publicidade

Veja também