Astrologia: Vem sentir a Era das Águas, o velho tempo terminou

Nas vibes de Deborah Blando, a semana vem com Lua Nova em Peixes trazendo um mês com muitas mudanças.

Carnaval acabou, e agora, independente de como foi esse período, é oficialmente o início do ano né. Felizmente, pra gente, bem agora no dia 2 teremos uma Lua Nova no signo de Peixes! E é uma Lua Nova mega poderosa, com muitos aspectos acontecendo ao redor dela, todos com altíssimo poder transformativo. Então já liga aí no seu streaming a música “Unicamente”, da Deborah Blando, que essa Lua vem inaugurar o mês das águas, com grandes influências piscianas.

Vamos falar um pouco mais do signo de Peixes pra entender a influência maior dessa lunação de 29 dias que vem aí? É o signo da empatia, regido por Jupiter e Netuno. É um signo com pouca ligação com a lógica e a razão (ao contrário do seu oposto, Virgem), que olha as coisas muito de fora pra dentro, e não de dentro pra fora.

A empatia é natural, especialmente com coisas que não valem a pena gastar esforços demais, mas os sonhadores do zodíaco também são facilmente iludidos, e frequentemente precisam se recolher, então pode ser uma época de tanto impulsionar sonhos quanto trazer algumas decepções e recolhimentos por decepções.

Estamos precisando sim sonhar, especialmente com um cenário melhor por aí, e não podemos nos ater aos medos e inseguranças dos últimos meses, medos tendem a destruir sonhos.

E é falando sobre medos e sonhos que falo do primeiro aspecto importante dessa lunação: um encontro entre Vênus e Marte com Plutão. Os dois planetas do desejo começam a lunação cravados com o planeta da morte e da transformação. Eles são os nossos desejos encubados, são a catarse que algumas pessoas tiveram pulando algum Carnaval e o rancor que outros, que não pularam, sentiram por ainda estarem presos ao cenário horrível de pandemia.

Diz respeito também a tudo que queríamos ter alcançado e não conseguimos ainda. É um aspecto de muita profundidade, de ter que ir realmente no fundo pra entender algumas questões importantes e tomar decisões. Este é, definitivamente, um mês de tomada de decisões.

Interessante observar que essa conjunção acontece ali bem perto da mesma que ocorria no céu no início da Pandemia: pode ser uma retomada de desejos que estavam ali, ou uma retomada de uma nova corrente de desafios. Para isso, precisamos ficar de olho nos aprendizados.

Publicidade

O segundo aspecto que deve ser destacado é que a Lua Nova está perto de uma conjunção com Júpiter, o grande benéfico, que está posicionado junto a uma estrela também benéfica. É um aspecto excelente pra olhar pra toda essa morte de desejos e frustração e levantar essa poeira, admitindo seus erros e bola pra frente. Ficar demais achando culpados nunca resolve o problema.

A não-repetição de padrões errados resolve muito mais. Então nossa busca deve ser apenas por isso, e não pelas culpas. Júpiter quer expandir uma nova noção, tanto de mundo individual quanto de coletivo, e também faz um aspecto positivo com Urano, então podemos ver alguns movimentos inesperados no coletivo – seja num cenário político brasileiro, por exemplo, ou até no cenário dos conflitos ucranianos.

Urano é o planeta das mudanças inesperadas, e sob a influência de Jupiter ele vai querer surpreender o coletivo com fatos que precisam acontecer para que, no médio e longo prazo, um novo cenário se apresente.

Com Urano estando em Touro, temos que ficar de olho com coisas relacionadas ao planeta, às nossas decisões relacionadas ao planeta e às desigualdades sociais.

Num nível mais íntimo, é um aspecto que vem nos atentar pra onde nós também estamos desiguais e dando atenções muito desiguais a coisas que mereceriam mais o nosso olhar. Nossa saúde, especialmente. Um excelente momento pra retomar exercícios, fazer exames, etc.

Com Mercúrio e Saturno vindo como a última conjunção bastante importante, a mente, representada por Mercúrio, vem com um toque de insatisfação pela irresponsabilidade das coisas, e de impaciência com o outro, com a lerdeza dos ritmos. Num contexto social, isso pode tanto ser poderoso quanto perigoso: pode instaurar revoltas populares e ao mesmo tempo liberar uma ação inesperada de pessoas poderosas com síndrome de pequeno poder, querendo mostrar quem (elas acham que) mandam.

A autoridade é uma questão importante pra ser sempre trabalhada, porque a que vale cada poder que temos? Seja do chefe ao síndico ao presidente, a que vale o poder e autoridade? E como se aproveita o tempo que se tem com esse poder? E como lidar com uma autoridade que nos impõe uma limitação com a qual não concordamos. Pode ser também mais uma leva de pessoas pedindo demissões por aí sem ter outro lugar pra trabalhar, simplesmente porque não aguentam mais. Ou finalmente racionalizando uma decisão com relação à sua rotina que é necessária e envolve abrir mão de algumas coisas que podem ser até boas a curto prazo ou no presente.

Publicidade

Falando de Brasil, a Lua Nova acontece na nossa casa 9, das grandes filosofias, e o mês de março pode representar o mês mais importante antes das eleições do final do ano, porque pode representar a consolidação de uma virada de chave na mentalidade do brasileiro. E isso pode vir por pequenos apoios inesperados a causas e pessoas progressistas, seja na política, seja em coisas de grande alcance (como apoio da Lina no "BBB", por exemplo).

Pode também trazer alguma decisão judicial positiva bem importante pra gente, ou um avanço científico do país. A tensão que falei acima, no entanto, entre Mercúrio e Saturno, atinge nossa casa 8 e pode nos atingir em cheio na nossa irresponsabilidade social, especialmente por ser uma casa também ligada e epidemias e à vontade do povo. Sendo também uma casa de inimigos diplomáticos, pode vir a falar de uma escorregada internacional pesada.

Pensando nos signos mais e menos afetados, estamos realmente dessa vez falando de todos. É preciso, sim, que todos entendam que será um mês de imenso e intenso potencial transformativo, de intuição em alta, mas sempre lembrando que intuição sozinha pode trazer erros, precisamos levar junto pelo menos nossa razão vinda da experiência do passado e do presente.

Mas os signos de Peixes e Aquário são os mais afetados, especialmente por serem os dois signos do coletivo e da preocupação coletiva. A questão do propósito, da frustração dos planejamentos e da necessidade de novos caminhos pode bater mais forte nos signos de Virgem, Leão, Sagitário, Gêmeos, Touro, Escorpião e Libra.

Arianes e especialmente Escorpianes podem sentir muito mais forte que todos o desejo de se libertar de algumas coisas e um alívio em ter colocado certas coisas pra fora (da boca e da vida). Taurianes e Librianes podem ter um mês com uma energia forte de que é necessário fazer escolhas, sim, deixar coisas para trás, sim, e não se culpar por isso, porque existe um desequilíbrio visível que pode afetar sua saúde (se já não estiver).

Para os geminianes e virginianes, cuidado com a impaciência nesse mês, meus queridos, e com o que sai da língua pra fora, porque palavra não volta

Publicidade

Veja também