Em semana de Lua Cheia em Leão, o rei está nu

A Lua Cheia por si é um exercício de achar seu verdadeiro protagonismo, mas essa vem cheia de conflitos internos e externos.

Toda relação é meio que um jogo de poderes. E não falo daqueles joguinhos chatos que algumas pessoas adoram praticar quando estão se relacionando (seja de amizade ou de amor ou de paixão), mas sim de uma balança que vai pra lá e pra cá dentro das vontades de cada um. E dentro dessas vontades, uma que certamente é das mais importantes é a vontade de ser desejado, de ser entendido e valorizado pelo outro como protagonista da sua própria história.

Nesse último domingo (5), tivemos uma Lua Cheia em Leão, que reverbera ainda nesses primeiros dias de fevereiro e ficará na cabeça da gente até ao final da lunação de Aquário, no dia 20.

Getty Images

Luas Cheias sempre falam forte nas nossas emoções, é um acordar pra além da razão. E Luas Cheias leoninas sempre vão trazer um cabo de guerra entre o pulso de vida para coordenar e racionalizar à distância do Sol em Aquário, e o pulso de reação e necessidade de protagonizar e criar da Lua em Leão. Num filme, o diretor é o ator principal do backstage, e o ator principal, pela sua atuação, é o diretor de tudo que acontece em volta dele. É o conflito entre o diretor e o ator que atua essa Lua, mas puxando para o lado do ator principal, pra onde queremos ser protagonistas.

Publicidade

Essa Lua Cheia, entretanto, vem com um ângulo difícil com Urano, o astro das coisas imprevisíveis, dos supetões, das quebras de padrões. E ele vem como uma faísca para a energia do coração leonino que quer criar (e, nesse caso, talvez aprender a se valorizar para se libertar). No mesmo céu dessa Lua Cheia, Vênus e Marte, os planetas que tanto significam nossos quereres e nossos desejos, também brigam nos signos mutáveis de Gêmeos e Peixes: a vontade de escorregar pra longe é forte, a pulsão de escapar bate forte no peito.

A real é que na nossa vida a gente já é sempre protagonista. Pelo menos pra nós mesmos. Mesmo quando não fazemos nada, estamos de canto, a história é sobre a gente. Quando não estamos atuando tão intensamente, o que acontece é que o entorno vai se modificando, modificando o nosso cenário de atuação, e por consequência nos modificando também. É sempre assim. E voltamos e retornamos na nossa história, atuando novamente.

Getty Images

Essa Lua Cheia vai puxar muito essa guerra de poderes e protagonismos, e até um pouco a nossa necessidade de ser protagonista demais das coisas. Uma história em que todos os papeis são nossos não tem muito espaço pra clímax, novos enredos e protagonistas, né? Mas se a gente aprende e sabe entrar na história no momento certo, basta uma fala, uma frase, ou um olhar, pra já ter impacto.

Publicidade

Então, meus amores, levem pra esses próximos dias que o exercício mais importante é escolher os palcos e as plateias. E também valorizar as nossas próprias plateias. Isso é bem importante mesmo.

Getty Images

Se tudo que a gente faz pela nossa plateia é ficar jogando mais e mais atuação em cima deles, sem nenhuma troca, sem nenhum intervalo, sem trocar um pouco as falas, um hora eles cansam e vão embora. Então a todos aqueles que mais te escutam, pegue um tempo para fazer o exercício de ver o quanto você também os escuta: quando contarem alguma coisa, pergunte mais, responda sobre a pergunta, não responda sobre você.

Mas vamos de reflexões por signo! Se souberem, leiam o ascendente!

Publicidade

ARIES

Talvez seja uma semana pra colocar pra fora algumas coisas que estão meio engasgadas, de coisas que estão te impedindo de se divertir, de se curtir. Um pouco sobre algumas amarras sociais que você já não tá topando mais. E tá tudo bem, né? A gente sempre tem amarras, mas importante poder pelo menos escolher.


TOURO

Gastou ou tá gastando muito dinheiro, amada? Uma semana em que podem aparecer essas coisas dos gastos e previsões de grana que não deram certo. Pode ser também que você volte um pouco para as suas origens e coisas que você realmente gosta, por achar que não está sendo visto e valorizado como gostaria.


GÊMEOS

Talvez esteja rolando aí um fogo no cy pra fazer uma mudança no profissional ou como as pessoas andam te vendo e te valorizando. Um jeito de começar a ir atacar isso é se comunicar assertivamente sobre esse fogo, começar a botar pra fora o que você quer e, principalmente, o que você não quer.

CÂNCER

Pode ter gente querendo que você herde de outros algumas coisas que não são sua responsabilidade. Ou você mesmo está achando que tem que pegar umas bolas que não são suas. Será que você está se dispondo a segurar essas buchas pra tentar ser valorizado? Esse valor vale de que exatamente? Pense no que você dá conta.


LEÃO

Lua Cheia bem na sua casa e na casa do outro, o jogo anual de onde ser efetivamente protagonista da sua história. Nessa semana, uma influência indica que alguma das escolhas que você vai ter que fazer para ser protagonista ou conseguir se libertar de ser vai te levar a perder ou ressignificar amizades.


VIRGEM

A Lua Cheia te atinge bastante nas coisas que você negligenciou e começaram a dar umas falhas aí no seu corpo ou na sua cabeça. Tudo é remediável, mas pra isso você precisa parar pra se cuidar, né. Talvez exista uma pressão de alguém em cargo superior de trabalho, ou você se fazendo pressão pra mostrar trabalho, e isso não está te fazendo bem. Se não há saúde, não se demore.

Publicidade

Getty Images

LIBRA

A Lua Cheia é boa pra você ativar ciclos sociais, retomar outros grupos, pensar se tem umas pessoas mais interessantes que as últimas que você tem saído. Pensar em viagens e coisas que te façam sair um pouco da rotina pode ser bom também, vai te ajudar a dar perspectiva de coisas que nem são tão grandes quanto parecem.


ESCORPIÃO

A Lua Cheia pode te dar uma projeção interessante, de mostrar um pouco mais seu trabalho. Mas vai ter mais potencial ainda se você souber mostrar dentro das regras, sem precisar reinventar a roda, sabe? Isso tem valor demais. Cuidado com exageros e ressacas fortes, e também ao falar coisas na brincadeira e ter que ouvir o que você não quer.


SAGITÁRIO

A Lua Cheia vai te pedir pra regular um pouco a sua comunicação, que tá um pouco simples e viciada em coisas que na real nem são mais o que você precisa. Não vale a pena insistir, sabe? Talvez existam algumas amarras aí relacionadas aos outros ou à família que estão te incomodando, mas resistir a elas apenas pela birra pode só te dar mais trabalho.

Publicidade

CAPRICÓRNIO

Você não acha que já carrega coisas demais por si só pra achar que precisa carregar ainda outras pra manter alguma relação ou aparência? Nesses dias, o peso de tudo aquilo que está extra vai ficar maior ainda, e pode bater um cansaço a mais. Não adianta querer carregar mil sacolas, você só tem dois braços, amor.


AQUÁRIO

Te dói ver as pessoas sendo protagonistas da própria história independente de você? E dando certo mesmo não sendo da forma como você acha que deveriam? Às vezes rola mesmo né, e por mais que você acha que sabe as melhores maneiras para tudo, e esteja ali pros outros, cada um tem a sua jornada. Tenha a sua, mostre ela para os outros também, fale sobre ela.


PEIXES

Um pouco de preguiça especialmente pra começar essa semana, com as coisas chatas da rotina pesando um pouco mais que normalmente pesam. Talvez parte do problema seja umas coisas que você mesmo inventou que você tinha que fazer e agora não está conseguindo se desvencilhar. Mas ficar encucado demais vai só te prender ainda mais.

Veja também