Stella Artois impulsiona o protagonismo feminino na gastronomia

Marca une chefs de cozinha para apresentar o projeto 'Juntas na mesa'

Créditos: Fernanda Tricoli e António Rodrigues

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: as chefs Andressa Cabral, Bel Coelho, Bruna Martins, Bela Gil, Kátia Barbosa e Cafira Foz

Será que as mulheres possuem as mesmas oportunidades que os homens na gastronomia? Para entender melhor esse cenário, a cerveja Stella Artois, que pertence a Ambev, realizou em parceria com a Ipsos uma pesquisa nacional para entender os desafios e as ambições que essas profissionais têm no setor.

Os dados revelam que a resposta para a pergunta inicial é negativa. Muitas mulheres que trabalham na gastronomia no Brasil sonham em ter o próprio negócio, mas encontram dificuldade na obtenção de crédito: cerca de uma em cada três mulheres afirma que empreender no setor custa mais caro em comparação aos homens. Além disso, um terço das participantes acredita que as mulheres não conseguem crescer na gastronomia porque não são ouvidas pelos chefes homens. O levantamento está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD, 2019), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país (Chefs Pencil, 2022). 

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Com essa constatação a Stella Artois apresenta a plataforma 'Juntas na mesa', que pretende investir cerca de R$ 10 milhões em crédito, formação e visibilidade para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino. “Nossa iniciativa é uma plataforma de transformação social de longo prazo, visando deixar um legado positivo na vida de milhares de mulheres, por muitas gerações”, diz Mariana Porto, diretora de marketing de Stella Artois.

Créditos: Fernanda Tricoli e António Rodrigues

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: as chefs Kalymaracaya Nogueira, Michele Crispim, Amanda Vasconcelos e Nara Amaral

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Para dar início a esse movimento a marca convidou grandes chefs de cozinha para contarem suas histórias e transformarem os desconfortos enfrentados ao longo de suas carreiras em pratos autorais inéditos que compõem o menu 'Uncomfortable Food', que deve chegar em diversos restaurantes de todo o Brasil. Participam da ação: Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral. 

"Uncomfortable Food marca o lançamento dessa nova plataforma de Stella Artois a fim de dar visibilidade ao talento e potencial dessas chefs, buscando movimentar a sociedade para trazer mais equidade para esse mercado”, reforça Mariana.

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Durante o anúncio da plataforma na terça-feira (18), as chefs apresentaram alguns pratos que são uma verdadeira experiência gastronômica. Andressa Cabral e Bruna Martins assinaram a criação da entrada chamada “Lagostim da Prosperidade”, enquanto Kátia Barbosa e Cafira Foz criaram o “Baião de Todas” e Bela Gil e Bel Coelho fizeram a quatro mãos um “Mousse Quebrando Barreiras”. 

"Esse encontro, além de reforçar os pilares de crédito, formação e visibilidade, que vai ajudar diversas mulheres, aproxima nós chefs de cozinha para criarmos juntas e realizarmos uma troca que é fundamental na nossa profissão", comenta Bela Gil.  

Ainda segunda Bela, o problema não está na mulher e, sim, em como a sociedade enxerga a mulher. "Muitos restaurantes ainda não contratam mulheres por questões como a maternidade, por exemplo. É preciso enxergar a mulher com uma potência e confiar na capacidade dela em entregar o que ela é capaz de fazer", comenta.

Vale destacar que desde 2019 a cerveja Stella Artois trabalha a gastronomia como um pilar importante de sua comunicação. O projeto 'Uncomfortable Food' teve criação e execução da agência Soko, que também é responsável pelo filme, que traz produção e direção de Georgia Guerra-Peixe_Joca, da Café Royal.

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