Cinco perguntas para Renata Lamarco, do marketing da Bloomin' Brands

Durante a CCXP, executiva das marcas Outback, Abbraccio e Aussie, dá sua última entrevista e relembra momentos importantes de 2023

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Um dos sucessos do Outback em 2023 foi a Ribs Rocker Crown, que além do sabor, trouxe experiências diferenciadas e compartilháveis para os consumidores

"O trabalho é recompensador, especialmente ao ver projetos bem-sucedidos que não apenas cativam o público, mas também são reconhecidos pela indústria". A frase de Renata Lamarco, diretora de marketing da Bloomin' Brands, grupo detentor das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie, tenta resumir um pouco do que foram os últimos 10 anos de trabalho na companhia - a executiva anunciou a sua saída nesta quinta-feira (30).

Em sua última entrevista e, com exclusividade para o BuzzFeed, Renata faz um balanço deste último ano e comenta sobre as últimas campanhas que chamaram a atenção dos consumidores como, por exemplo, "Isso Merece Outback" e “Extraordinários”, que trouxeram diversos novos produtos como “Tomahawk”, “Sweet Choco Nachos” e, até mesmo, uma releitura do churrasco brasileiro.    

A executiva também fala sobre os desafios de inovar e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, de como trabalham a comunicação de todas as marcas e da aposta em eventos como BGS e CCXP, que fizeram parte da estratégia do Outback nos últimos anos. Acompanhe!

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Renata Lamarco - Diretora de marketing da Bloomin' Brands, grupo detentor das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie

O ano de 2023 foi bem movimentado para o Outback. A marca trouxe grandes campanhas como "Isso Merece Outback" e “Extraordinários”, além de diversos novos produtos como “Tomahawk”, “Sweet Choco Nachos” e, até mesmo, uma releitura do churrasco brasileiro. Que balanço você faz deste período?

Renata Lamarco: O ano de 2023 foi realmente marcante para o Outback, caracterizado por uma mistura de desafios pós-pandemia e conquistas excepcionais. Em meio a esse cenário, buscamos não apenas nos adaptar, mas também inovar e surpreender, lançando mais de 20 novos produtos que refletem nossa constante busca em surpreender o nosso cliente.

Trouxemos a campanha "Isso Merece Outback" que captura o espírito de celebração que permeou todas as nossas comunicações e lançamentos ao longo do ano. Procuramos não apenas oferecer refeições, mas criar experiências compartilháveis, como por exemplo a Ribs Rocker Crown, que se tornou um sucesso entre nosso público. Novidades como o "Sweet Choco Nachos" não apenas diversificaram nosso cardápio, mas também nos colocaram na vanguarda das tendências gastronômicas, sendo reconhecido pela Technomic’s Global Menu Innovation Report como uma escolha de destaque para o verão.

Esse reconhecimento veio não apenas do público brasileiro, mas também internacionalmente. A matéria no Washington Post, um veículo de renome nos EUA, destacou a paixão dos brasileiros pelo Outback, ressaltando nosso status como um fenômeno aqui no Brasil, alcançando até mesmo a mídia global. Ser premiado pela Folha de S. Paulo como o melhor restaurante de shopping, com base na escolha do público, e figurar entre as marcas favoritas dos cariocas pelo jornal O Globo, são conquistas que nos enchem de orgulho.

Em resumo, acredito que 2023 tenha sido um ano de consolidação, inovação e reconhecimento, onde dedicamos esforços incessantes para oferecer uma experiência excepcional aos nossos consumidores. Continuamos comprometidos com a busca constante pela excelência, proporcionando não apenas uma culinária irresistível, mas também um ambiente acolhedor que se tornou sinônimo do Outback. Estamos ansiosos para os desafios e conquistas que os próximos anos nos reservam.

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Em suas últimas ações o Outback trouxe uma releitura do churrasco brasileiro

Você é uma das profissionais de marketing mais reconhecidas do setor e está no Outback há mais de uma década. Qual o maior desafio de estar sempre inovando para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor?

Renata Lamarco: Posso afirmar que estar na vanguarda do marketing no setor de restaurantes, especialmente no Outback, é um desafio constante e emocionante. Ao longo da minha década aqui, o maior desafio tem sido manter-se ágil e adaptável diante das mudanças rápidas no comportamento do consumidor.

O mercado é dinâmico, e as preferências dos clientes evoluem de maneira ágil. Antecipar e compreender essas mudanças é crucial para garantir que nossas estratégias permaneçam relevantes. Trabalhamos intensivamente para inovar em diversas frentes, desde o desenvolvimento de novos produtos até o aprimoramento das campanhas de marketing e a criação de experiências significativas para os consumidores.

A escuta ativa desempenha um papel fundamental em nosso processo de inovação. Envolver nossos clientes e influenciadores nos ajuda a compreender suas dores e desejos, orientando nossas iniciativas. A busca pela inovação também envolve equilibrar a introdução de novidades com a preservação da essência de pratos icônicos. Um exemplo notável é a campanha "Brasilidades", que uniu o bold flavour do Outback ao tradicional churrasco brasileiro e ao bolo de brigadeiro.

Dois projetos que me enchem de orgulho exemplificam essa abordagem. O Festival, que transformou a experiência de jantar em uma verdadeira celebração, superando as expectativas do público com a inovadora Ribs Rocker Crown. Outro destaque é a parceria com o MasterChef Brasil em 2022, reconhecida com prêmios prestigiosos, como o prêmio Effie Awards, Golden World Award e o SABRE Awards América Latina 2023, solidificando nosso impacto no cenário global de relações públicas.

Apesar dos desafios, o trabalho é recompensador, especialmente ao ver projetos bem-sucedidos que não apenas cativam o público, mas também são reconhecidos pela indústria.

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A parceria do Outback com o programa MasterChef Brasil, foi reconhecida com diversos prêmios, entre eles, Effie Awards, Golden World Award e o SABRE Awards América Latina 2023

O Outback anunciou que investiria este ano R$80 milhões na inauguração de 16 novas unidades no Brasil, totalizando 155 unidades pelo país. O plano foi concluído? Como planejam a expansão da marca para 2024?

Renata Lamarco: Ao final de 2023, alcançamos a marca de 155 unidades do Outback no país, gerando mais de 1000 oportunidades de trabalho. Mesmo após mais de 25 anos da marca no Brasil, continuamos a receber uma recepção calorosa do público, especialmente nas cidades onde inauguramos a primeira unidade. Neste ano, expandimos para três novas cidades no Nordeste: São Luís (MA), João Pessoa (PA) e Teresina (PI). A inauguração da unidade 150 em Salvador (BA) também foi marcada por um feedback extremamente positivo.

Em 2023, a expansão não se limitou ao Outback, pois abrimos três novas unidades do Abbraccio, retomando o crescimento pós-pandemia, com dois restaurantes em São Paulo e um em São José dos Campos, este último inaugurado em dezembro.

O Aussie, por sua vez, merece destaque como um grande case de sucesso. Em apenas três anos, atingimos o marco de 100 operações no Brasil. Em 2022, inauguramos as primeiras unidades físicas da marca no Shopping Eldorado em São Paulo e no Shopping New York no Rio de Janeiro. A estratégia do Aussie concentra-se em canais de mídia social, nos quais a interação é dinâmica, rápida e divertida, alinhada ao público jovem que valoriza a experiência única de "comer com as mãos" em um ambiente cosmopolita.

Para 2024, temos muitas novidades planejadas. Pretendemos manter o movimento de expansão do Outback, chegando a cidades onde ainda não temos presença, como Aracaju, com inauguração prevista para janeiro. Adicionalmente, a unidade de Casinha, que foi o primeiro restaurante do Brasil, passará por uma reforma profunda e será reaberta no próximo ano com um novo conceito, proporcionando uma experiência única e renovada aos clientes.

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Aussie apostou na apresentadora e influencer Blogueirinha para trazer uma linguagem nativa digital para a sua comunicação

Além do Outback, o grupo Bloomin' Brands é detentor das marcas Abbraccio e Aussie, que este ano realizou uma campanha com a Blogueirinha. Como vocês trabalham a comunicação das outras marcas?

Renata Lamarco: Cada uma de nossas marcas apresenta oportunidades de consumo distintas. Aussie, surgida no meio da pandemia, ocupou um espaço ocioso nos restaurantes do Outback. Observamos essa lacuna e percebemos a oportunidade de introduzir o Aussie, já estabelecido nos EUA, ao público brasileiro. Iniciamos com a operação virtual, exclusivamente por delivery. O sucesso foi notável, atingindo 100 operações, e posteriormente, inauguramos unidades físicas em São Paulo, no Shopping Eldorado, e no Rio de Janeiro, no Shopping New York.

Para o Aussie, buscamos capturar a essência contemporânea e urbana. Com uma abordagem ágil e descontraída, nossa comunicação reflete a busca por sabores marcantes em uma experiência casual e rápida. Nossa estratégia concentra-se em canais de mídia social, nos quais a interação é dinâmica, rápida e divertida, alinhada ao público jovem que valoriza a experiência única de "comer com as mãos" em um ambiente cosmopolita. Recentemente, convidamos a Blogueirinha para nossa última campanha do Aussie, pois ela está totalmente alinhada com a marca, com nosso momento atual e com a linguagem nativa da internet.

No caso do Abbraccio, adotamos uma abordagem mais sofisticada, ancorada no lifestyle italiano. Nosso público encontra na marca uma atmosfera que remete a um ambiente familiar, com pratos para compartilhar, oferecendo uma experiência agradável com boa gastronomia e drinques mais elaborados.

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Pelo segundo ano consecutivo, o Outback monta um restaurante dentro da CCXP e traz produtos exclusivos para o evento

A aposta em eventos como BGS e CCXP fizeram parte da estratégia do Outback nos últimos anos. O que a marca aprendeu com eles e o que o público pode esperar para a edição deste ano? Por que o Outback renovou pela quarta vez a parceria com a CCXP e qual é a expectativa para esse ano?

Renata Lamarco: Participar de eventos como a CCXP tem sido uma parte essencial da nossa estratégia no Outback nos últimos anos. A renovação da parceria pela quarta vez consecutiva é um testemunho do nosso compromisso em nos conectar com o universo da cultura pop. Este ano é ainda mais especial, já que celebramos os 10 anos da CCXP no Brasil.

Nosso objetivo principal é sempre oferecer experiências inovadoras e exclusivas. Para esta edição, criamos produtos específicos para o evento, disponíveis não apenas na CCXP, mas em todos os nossos 155 restaurantes e através do serviço de delivery em todo o país. Queremos que não só o público presente no evento sinta o gostinho da CCXP, mas que todos os nossos clientes em todo o Brasil possam compartilhar dessa experiência.

Durante a presença na CCXP, buscamos reforçar a mensagem de que o Outback é a escolha ideal para celebrar momentos especiais, combinando a grandiosidade do evento com o Bold Flavour único que oferecemos. A aposta no universo geek tem sido uma estratégia poderosa para nos aproximarmos dos nossos consumidores, e a CCXP é o lugar perfeito para isso. Celebrar os 10 anos como restaurante oficial é uma maneira gratificante de nos conectar com milhares de pessoas que participam desta convenção todos os dias. Estamos entusiasmados com essa parceria e ansiosos para proporcionar uma experiência única aos participantes.

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