Cinco perguntas para Daniel Camillo, do marketing da Cheetos

Diretor fala sobre o mercado de snacks, da estratégia de comunicação com a cantora Anitta, inovação e novos produtos

Crédito: Reprodução

Anitta estrela a campanha 'Quando Cheetos passa, eu sinto o cheiro'

Com mais de sete décadas no mercado, Cheetos, marca que pertence a PepsiCo, não para de inovar para surpreender o público com novos formatos e sabores. Em entrevista ao BuzzFeed, Daniel Camillo, diretor de marketing da Cheetos, fala sobre o crescimento do mercado de snacks, da estratégia de comunicação com a cantora Anitta - que há cinco anos reforça o posicionamento irreverente da marca -, da mudança de comportamento dos consumidores e do novo Cheetos Patas, que nasceu para ser um produto de edição limitada, mas que agora entra para o portfólio fixo da empresa. Acompanhe!

Publicidade

Crédito: Divulgação

Daniel Camillo, diretor de marketing da Cheetos

Que balanço a marca faz do mercado de snack após o período da pandemia? A mudança de comportamento dos consumidores e a saudabilidade se tornaram pontos estratégicos de comunicação?

Daniel Camillo: O período da pandemia foi muito triste para todos e, sem dúvidas, trouxe um novo comportamento do consumidor. O que antes era consumido na rua, em uma porção menor, passou a ser consumido dentro de casa em momentos de lazer, para desestressar ou apenas para comer algo gostoso. E nós fazemos isso, desenvolvemos produtos saborosos e de qualidade. Quando falamos do mercado de snacks, o momento é bastante positivo. A categoria cresce de maneira acelerada, na casa dos dois dígitos, e Cheetos, como uma marca líder, vem aproveitando essa crescente. Sobre a questão da saudabilidade, essa é uma preocupação da PepsiCo como um todo. Desde 2012, a empresa vem trabalhando na melhoria dos perfis de seus produtos, onde reduzimos a porcentagem de gordura e sódio. Nos preocupamos em ter um balanço, em oferecer um produto com um perfil nutricional melhor, com qualidade e gostoso.

Publicidade

Desde 2017 a marca possui uma parceria com a cantora Anitta. Como tem sido essa relação?

Daniel Camillo: Este é o nosso quinto ano com ela. Ter uma porta-voz tão legal como a Anitta faz com que a gente pense em realizar um trabalho de consistência e longa data. Além do mais, Anitta tem tudo haver com Cheetos e o posicionamento irreverente da marca. Então, se atrelar a Anitta para falar de inovação e tê-la nas campanhas e comunicações para reforçar a personalidade do nosso produto, faz todo o sentido para Cheetos.

Publicidade

Recentemente a marca lançou o Cheetos Patas. O que há por trás deste lançamento, que também traz a Anitta na embalagem? Essa é uma edição limitada?

Daniel Camillo: Uma das frentes de inovação de Cheetos está no desenvolvimento de novos formatos. Então, com Cheetos Patas, trazemos o formato da pata do Chester Cheetah no salgadinho. Além disso, queremos sempre oferecer a melhor experiência com o sabor do queijo e, para isso, apresentamos o Cheddar Wow, um sabor surpreendente e de alta qualidade para os consumidores. Só para você saber, temos um Centro de Inovação, em Sorocaba, em São Paulo, que conta com uma equipe gigantesca que está sempre pensando na evolução dos nossos produtos. O Cheetos Patas nasceu como um produto de edição limitada, mas logo no primeiro mês de vendas ele foi um sucesso. Com isso, ele entra para o portfólio fixo da marca. A ideia é ter a Anitta na embalagem é para que ela seja um complemento da nossa campanha, que também conta com uma música, passinhos e influenciadores.  

Crédito: Divulgação

Anitta está na embalagem de Cheetos Patas, que traz um novo formato e sabor

Publicidade

E qual o conceito da campanha que teve criação da agência AlmapBBDO?

Daniel Camillo: Inicialmente, trouxemos a campanha 'Quando Cheetos passa, eu sinto o cheiro' (Uma versão da música 'Me abraça', da Banda Eva), com Anitta cantando e Jonathan Neguebites dançando e seguindo o cheiro de Cheetos. Agora, a ideia foi trazer um complemento onde influenciadores são desafiados a fazer passinhos de dança e são avaliados por Anitta, Jonathan e Chester. Aliás, Anitta vai participar muito pelas redes sociais para avaliar de forma bem descontraída essa batalha de passinhos. No final do ano devemos ter uma parte da campanha importante com veiculação na televisão, mas o foco é mesmo no digital. Essa é uma campanha ampla e que vai impactar milhões de brasileiros. 

Publicidade

Cheetos têm uma presença marcante no Carnaval junto com a Anitta. Podemos esperar isso para 2023? Quais são os próximos passos?

Daniel Camillo: Não posso adiantar muita coisa, mas a nossa parceria com a Anitta se alonga até o período do Carnaval. Então, certamente, a ideia é estar lá para um Carnaval que será bem bombado e divertido com ela. Nossa expectativa é a melhor possível. O primeiro mês de lançamento de Cheetos Patas foi muito acelerado e, sem dúvidas, esse é um produto especial e com a cara de Cheetos.  

Publicidade

Veja também