Os lábios dessa mulher sofreram um efeito pesado por causa da covid

"Era muito doloroso comer ou beber e difícil engolir."

Recentemente, Avery Anderson, de 19 anos, viralizou no TikTok por compartilhar um vídeo em que estava a caminho do pronto socorro:

@averyanderson18

Depois, Avery explicou que, como ela estava usando Accutane, um remédio usado para o tratamento de acne e contraiu covid-19 - e outras infecções - ela acabou ficando com os lábios muito feridos.

@averyanderson18

All of u are ruthless, BUT HERE YOU GO BESTIES 🥰🥰🥰

Publicidade

O BuzzFeed então procurou Avery para tentar entender exatamente o que estava rolando. Ela explicou: "Eu percebi que algo estava errado com meus lábios uns dois dias depois de contrair covid. Eu estava no meu quarto mês de Accutane e percebi meus lábios com uma cor meio roxa e amarelada, então fui direto para uma emergência. Eles me diagnosticaram com impetigo - e me prescreveram medicação para ajudar".

Avery sitting in a car with her lips, especially her lower lip, noticeably infected
Avery sitting in a car with her lips, especially her lower lip, noticeably infected

@averyanderson18 / tiktok.com

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, impetigo é "uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças".

Entretanto, depois de tomar o remédio para impetigo, os lábios de Avery pioraram ainda mais. "Eu acordei extremamente inchada, com lábios cinzentos e brancos. Doía muito para para beber ou comer e era difícil engolir. Fiquei preocupada pela baixa quantidade de fluidos eu estava tomando, especialmente por causa dos meus sintomas de covid só se agravavam, então decidi ir ao hospital."

@averyanderson18 / tiktok.com

Publicidade

No hospital, os médicos testaram Avery para outras doenças, e ela foi também diagnosticada com sinusite, uma infecção no ouvido e estreptococos na garganta. "Me prescreveram antibióticos para meus lábios e falaram para voltar se eles piorassem. Dois dias depois, decidi que precisava voltar lá."

Avery in a hospital bed with a face mask on
Avery in a hospital bed with a face mask on

@averyanderson18 / tiktok.com

Dessa vez, a diagnosticaram com mucosite oral — uma condição que a deixava com úlceras e sangramentos, lábios inchados e feridos. "Era uma dolorosa mistura de febre, calafrios, dores musculares e garganta inchada porque também estava com covid. O departamento de doenças infecciosas chegou a conclusão de que tudo foi causado pela combinação do Accutane com pele seca, meu sistema imunológico fraco e covid — além de todas as outras doenças que meu corpo tentava enfrentar."

@averyanderson18

My lips r killing the vibe

Mesmo sabendo que sofreu de severos eczemas- inflamações cutâneas - desde seu nascimento, Avery diz que essa foi a experiência mais dolorosa pela qual já passou. "Quando eu tentava dormir, meus lábios grudavam uns nos outros, e eu acordava tentando desgrudá-los e abri-los. Comer e beber era extremamente doloroso, num nível em que doía comer até mesmo mingau! Falar também era muito difícil durante todo o período de recuperação, já que para isso meus lábios precisavam se tocar!"

Publicidade

Para sua sorte, Avery recebeu medicamentos e antibióticos que ajudaram em sua recuperação e curaram seus lábios em algumas semanas.

Mas a experiência dela é bem alarmante — e vários enfermeiros têm dito que já viram lábios escuros em pacientes com covid nos comentários de seus posts. Decidimos então falar com um especialista.

One nurse said "thank you for sharing this!"
One nurse said "thank you for sharing this!"

@averyanderson18 / tiktok.com

"Obrigado por compartilhar isso! Sou enfermeiro de covid e isso tem ocorrido com nossos pacientes. Me deu uma entendimento diferente."

Publicidade

Nós conversamos com a dermatologista Tiffany Libby. Ela explicou que o diagnóstico de covid de Avery pode ter feito com que ela desenvolvesse a mucosite oral — e acha que estar tomando Accutane não foi a causa, só piorou os sintomas.

Dr. Libby afirma que a mucosite ocorre normalmente em pessoas que estão com o sistema imunológico enfraquecido — e não tem evidências de que Accutane cause isso. "Na literatura médica há casos de pessoas que desenvolveram mucosite após ter covid", afirma.

@dermdoclibby / instagram.com

Publicidade

Vamos encerrar com uma mensagem da Avery: "Se alguém um dia se encontrar em uma situação parecida com a minha, espero que você consiga encará-la com algum humor. Eu acho que essa é uma das coisas que fizeram suportar essa experiência, já que definitivamente abalou minha confiança. Ser capaz de rir disso e ouvir piadas de que meus lábios tinham barbecue, deixou tudo mais leve. Você não está sozinho!"

Veja também