As 7 fake news mais comuns sobre a vacina contra o coronavírus

Depois de virar jacaré, só faltava a gente virar o Magneto.

Nos últimos anos, o WhatsApp aparentemente virou o maior centro de pesquisas do mundo, porque dali saiu uma quantidade abissal de "curas milagrosas" e afirmações sobre o coronavírus e as vacinas.

Reprodução/YouTube

Assim também como vídeos incríveis mostrando as pessoas magnetizadas depois de receber o imunizante. Ou seja, depois de virar jacaré, só faltava a gente virar o Magneto, do X-Men.

Mas não se engane. Muito do que estamos vendo por aí nas redes sociais e no Zap é mentira pura. Abaixo, o BuzzFeed elencou 7 fake news que provavelmente já chegaram até você e seus amigos.

1. Vacinas contém imã e causam magnetismo

É fake! Esse papo começou com vídeos de pessoas mostrando como o braço acabava magnetizando objetos de metal, mas é tudo mentira. "Nenhuma das vacinas desenvolvidas e em uso para Covid-19 apresenta componentes magnéticos em sua composição. A resposta imune para a vacina também não gera metais magnetizados, pois o ser humano não consegue magnetizar os metais", explicou Ana Paula Junqueira Kipnis, doutora em Imunologia e coordenadora da área de vacinas da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, ao G1.

Mas como é fake se os vídeos mostram moedas ou até celulares grudando no braço das pessoas? Bom, isso pode ter acontecido porque o braço estava úmido ou até mesmo por causa de gordura corporal.

Publicidade

2. Quem já teve Covid-19 não precisa ser vacinado

É fake. Na verdade, a maioria das pessoas que tiveram Covid-19 acabam gerando resposta imune, mas nem todos os casos têm resposta protetora e/ou duradoura. "Portanto, as pessoas que tiveram Covid-19 deverão receber a vacina", explicou um informe do Instituto Butantan.

Reprodução/Esse Menino

Publicidade

3. Vacina pode causar câncer, HIV, infertilidade e aborto

É fake. Em dezembro de 2020, um vídeo do pastor evangélico bolsonarista Davi Goes falando que a vacina contra o coronavírus causaria câncer e teria "HIV dentro dela" circulou pela internet e deu bem ruim pra ele, que foi intimado pelo Ministério Público do Ceará a depor. A fala do pastor, como era de se esperar, não contem nenhum embasamento científico.

Outras especulações que circulam por aí, dizendo que a vacina pode causar câncer de mama, infertilidade e até mesmo aborto, não são confirmadas pela ciência. “Não existe associação dos imunizantes com nenhuma dessas coisas. Apesar de serem novos, eles são produzidos com muita segurança”, afirmou o ginecologista Agnaldo Lopes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) à Veja.

4. Pessoas vacinadas podem ser detectadas ou conectadas via bluetooth

É fake! Outro vídeo que bombou pela internet mostrava um homem dizendo que pessoas vacinadas podiam ser reconhecidas por rede wi-fi ou bluetooth, mas é pura bobajada. Não caia nessa. "Uma pessoa que toma uma vacina não vira um equipamento de telefonia celular. A comunicação via bluetooth precisa de um equipamento porque nosso organismo não gera os sinais do bluetooth nem os sinais de wi-fi, nenhum sinal desses de comunicação", afirmou José Camargo Costa, professor da Universidade de Brasília com mestrado em comunicações e telecomunicações e doutor em microeletrônica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, na França, ao G1.

Publicidade

5. Tomar vacina faz a imunidade baixar

É fake. Quem toma vacina contra o coronavírus não fica com a imunidade mais baixa. "As vacinas têm taxas de eficácia diferentes, mas todas protegem contra a Covid-19, criando anticorpos contra o novo coronavírus. Além disso, não prejudicam o sistema imunológico no combate a essa e outras doenças", informa o Instituto Butatan

Andressa Anholete/Getty Images

Publicidade

6. Quem toma CoronaVac não pode entrar em outros países ou continentes

É fake. Muitas notícias falsas dizem que quem toma a Coronavac, produzida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan, não pode entrar em outros países. "Não é verdade. Diversos países estão com fronteiras fechadas para brasileiros devido ao cenário da pandemia no Brasil. Não há qualquer relação com o imunizante", afirmou o Instituto Butantan.

7. Vacinas podem causar fibromialgia e Alzheimer

É fake. Esse papo rolou depois que um enfermeiro afirmou que a morte de um médico voluntário nos ensaios clínicos da vacina da Astrazeneca/Oxford teria sido provocada pelo imunizante. No vídeo em questão, o enfermeiro diz que vacinas podem causar fibromialgia e Alzheimer.

De acordo com Patricia Canto, pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, não existem estudos que atribuam fibromialgia ou Alzheimeir a qualquer uma das vacinas contra a Covid-19. “Alzheimer é uma doença de longa evolução, nem seria possível termos tempo para verificar tal associação”, explicou à Fiocruz.

Publicidade

Veja também