Larissa Luz é homenageada em mural de Salvador produzido pela MOOC

Projeto Converse City Forests chega à cidade e homenageia cantora em pintura feita com tintas que purificam o ar.

Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade de Salvador. Lá, flutuam esculturas de Iemanjá, Iansã, Nanã, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô e Oxalá. O lugar não foi escolhido à toa para receber, em um mural, uma arte futurista e ancestral.

Maiara Cerqueira

Com curadoria da Dendezeiro e produção da MOOC, o projeto Converse City Forests homenageou a cantora Larissa Luz. As artistas Andressa Monique e Nila Carneiro, trabalhando juntas pela primeira vez, criaram no mural do Dique uma arte feita com tintas especiais que ajudam a purificar o ar ao redor.

Maiara Cerqueira

Andressa Monique, ilustradora e grafiteira de Salvador.

Publicidade

O projeto já passou por diversos países e algumas cidades do Brasil. Para Salvador, nada mais coerente do que trazer ao foco uma mulher negra cuja trajetória e musicalidade sempre colocou em evidência a sua ancestralidade.

Ancestralidade que não é só uma reverência ao passado, mas também uma projeção para o futuro. Cuidar do planeta agora para que tenhamos um futuro melhor amanhã também é respeito à ancestralidade. Cuidar do planeta não é só cuidar do meio ambiente, mas também da sociedade que o habita.

Maiara Cerqueira

Nila Carneiro, muralista, ilustradora e designer.

Publicidade

A arte do mural traz toda a potência de Larissa Luz, MOOC, Dendezeiro, Monique e Nila para enaltecer a cultura negra e, também, estimular a potência das comunidades que estão ao redor do Dique do Tororó.

Maiara Cerqueira

Hisan Silva e Pedro Batalha da Dendezeiro, curadores do projeto.

Veja também