Milestone Comics: o selo negro dos quadrinhos americanos

Cansados da sub-representação dos negros e outras minorias nos quadrinhos, quatro profissionais se juntaram para fundar a Milestone.

Em 1993, quatro profissionais dos quadrinhos (entre roteiristas e desenhistas) cansados da sub-representação de negros e outras minorias na indústria fundaram uma coligação chamada Milestone Media.

Milestone Comics | Reprodução DC - Milestone Media.

Dela saiu a Milestone Comics, distribuída pela DC Comics, que no mesmo ano lançou suas 4 primeiras séries. Algumas delas foram publicadas no Brasil, na década de 1990.

Static

Static | Reprodução DC - Milestone Media

Após um acidente envolvendo uma briga de gangues (o “Big Bang”), o adolescente Virgil Hawkins ganhou poderes eletromagnéticos e adotou a identidade de Static, conciliando a vida típica de um adolescente e suas ações como super-herói (sim! É o nosso querido Super Choque, do desenho animado que fez muito sucesso por aqui).

Publicidade

Icon

Icon | Reprodução DC - Milestone Media

Um advogado corporativo chamado Augustus Freeman IV, na verdade, é um extraterrestre com super poderes (inclusive o de assumir a forma humana). Ao lado da adolescente Rocket, combate vilões de Dakota, sob o codinome Icon.

Blood Syndicate

Blood Syndicate | Reprodução DC - Milestone Media

Não poderia faltar uma equipe de super-heróis na Milestone Comics. Mas os criativos decidiram não criar uma equipe e sim uma gangue de seres super poderosos.

O Blood Syndicate é formado pelos sobreviventes de várias gangues de rua, que ganharam poderes especiais no Big Bang e decidiram usá-los para um propósito maior.

Publicidade

Hardware

Hardware | Reprodução DC - Milestone Media

Anteriormente um garoto-prodígio que vivia num bairro pobre, Curtis Metcalf cresceu e virou um gênio das invenções. Com uma armadura tecnológica, se transforma no herói Hardware e passa a combater o crime organizado em sua cidade.

Em 1997, a empresa parou de publicar quadrinhos, por conta da baixa vendagem.

No entanto, nos anos seguintes alguns personagens ganharam séries especiais na DC Comics. A partir de 2008, o universo da Milestone se fundiu ao universo mainstream da DC, integrando seus heróis na mesma realidade.

Publicidade

Texto de Jun Alcantara

Veja também