Você precisa conhecer a história de Lusia “Lucy” Harris

A rainha do basquete.

BuzzShe

Lusia “Lucy” Harris, uma mulher negra, marcou a primeira cesta da história do basquete olímpico feminino. Também foi a primeira e única mulher oficialmente selecionada no Draft da NBA, no ano de 1977.

A história de Lucy é contada em “The Queen of Basketball”, documentário de curta-metragem que venceu o Oscar de 2022 da categoria. São 22 minutos de uma história que, durante muito tempo, foi apagada. Mas, agora, é reconhecida.

Publicidade

A jogadora atuou pela Universidade Delta State e conquistou três títulos nacionais consecutivos nos anos 1970. Levou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1976, o primeiro torneio olímpico de basquetebol feminino.

Shaquille O’Neal e Stephen Curry são os produtores executivos de “The Queen of Basketball” e, curiosamente, não são os primeiros jogadores de basquete a conquistarem a estatueta. Kobe Bryant, por exemplo, havia ganhado o prêmio em 2018 com o curta de animação “Dear Basketball”.

Publicidade

Infelizmente, Lucy faleceu em janeiro de 2022, aos 66 anos de idade, pouco tempo antes de ver sua história sendo premiada no evento mais importante do cinema mundial. Mas, agora, todos nós podemos ver e prestigiar!

Texto de Jun Alcantara

Publicidade

Veja também