Um dos maiores intelectuais da história do Brasil, Abdias do Nascimento deixou enorme legado cultural e político

E está na hora de você saber mais sobre ele.

Em 1914, nasce Abdias do Nascimento, uma das figuras políticas mais importantes da história do Brasil e da negritude mundial.

Era ator, escritor, diretor, dramaturgo, poeta, artista plástico, economista e professor.

Na década de 1930, atuou na Frente Negra Brasileira, movimento que buscava a ascensão e inserção social do negro através de posições estratégicas na política e economia.

Publicidade

Após enfrentar diversas prisões enquanto protestava contra o racismo no Brasil, teve a ideia de criar uma companhia teatral. O intuito era desenvolver a consciência racial e estimular a prática da cidadania entre os negros.

Nasceu então o Teatro Experimental do Negro, em 1944. Composta em sua maioria por trabalhadores informais, operários e empregadas domésticas, parte da equipe foi alfabetizada durante a prática teatral.

De lá, surgiram outras movimentações políticas que ultrapassavam a área artística, como o jornal "Quilombo", a Associação das Empregadas Domésticas e o Conselho Nacional de Mulheres Negras.

O trabalho foi interrompido em 1968, quando Abdias partiu exilado aos Estados Unidos, após promulgação do AI-5, que endureceu ainda mais a ditadura militar brasileira. Lá, teve contato com movimentos negros, como o partidos dos Panteras Negras, e variados intelectuais panafricanistas.

Se dedicou às artes plásticas e ao ofício de professor universitário.

Publicidade

Em 1978, regressou ao Brasil, participa da criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e cumpre mandato como Deputado Federal entre 1983 e 1987. Entre 1997 e 1999, ocupou o cargo de Senador da República.

Em 2006, propôs 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Abdias do Nascimento morreu em 2011, aos 97 anos, após uma vida de atuação e realizações de impacto na vida da população negra.

Foi um dos maiores intelectuais da história do Brasil, e deixou um enorme legado cultural e político.

Livros como “O Quilombismo” e “O Genocídio do Negro Brasileiro” estão entre as obras mais importantes para a compreender a vida negra no Brasil.

Publicidade

Texto de Jun Alcantara.

Veja também