Cinco perguntas para Marcel Sacco, vice-presidente da BRF

Executivo fala sobre a nova campanha e embalagens da Sadia, da mudança de hábito dos consumidores e da expansão da marca para outros países

Crédito: Divulgação

Novas embalagens trazem nova identidade visual e agora contam com um QR Code para trazer ainda mais informações para os consumidores

Com o propósito de fortalecer a conexão com todos os públicos, a Sadia, marca que pertence a BRF, apresenta a campanha 'Seu Dia Pede Sadia', assinada pela agência África. O material conta com um jingle assinado pelo cantor e compositor Jairzinho e inova ao trazer mais de 700 peças de conteúdo, que destacam o portfólio da marca. Além disso, a marca apresenta a sua nova identidade visual e embalagens, que agora contam com um QR Code para trazer ainda mais informações para os consumidores.

Em entrevista ao BuzzFeed, Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF, faz um balanço dos dois anos em que está na companhia, comenta sobre a mudança de hábito dos consumidores - que impulsionaram algumas mudanças nos produtos - e da expansão da marca para outros países. Acompanhe!

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Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF

Você assumiu o posto de Vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da BRF em 2021. Que balanço você faz destes dois anos e quais foram os maiores desafios?

Marcel Sacco: O balanço é positivo. O grande desafio tem sido pilotar marcas tão poderosas. Ao longo da minha carreira trabalhei com diversas outras marcas fortes em diferentes segmentos, mas com Sadia, Qualy e Perdigão, eu possuo uma responsabilidade gigante. É impressionante o poder que essas marcas possuem. Então, o desafio é entender como dar sequência a um trabalho tão fantástico de construção de marca e continuar acrescentando e somando nessa história. Com a chegada dos novos acionistas, da nova reorganização da companhia e de todo time que cuida das marcas e dos negócios, já conseguimos observar um reflexo positivo, pois no último ano a companhia vem obtendo um crescimento rentável e ganhando market share em todas as categorias.

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A marca apresentou a sua nova campanha ‘Seu Dia Pede Sadia’, que traz um jingle assinado pelo cantor Jairzinho e mais de 700 peças de conteúdo. Como isso vai funcionar? 

Marcel Sacco: Essa é a maior - em termos de investimento - e a mais importante campanha do ano para a Sadia. Queremos falar e fortalecer a conexão com todos os públicos, em todos os canais e em diversos momentos. A ideia não é cansar o consumidor com uma repetição muito grande do filme. Então, na televisão, por exemplo, vamos entrar com materiais novos quase todos os dias. Mais do que fazer uma vinheta com a redução do filme, estamos criando conteúdos diferentes em cada um dos 700 materiais que nós vamos produzir.

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Os brasileiros mudaram os seus hábitos de consumo nos últimos anos. Como a companhia vem acompanhando essa evolução?

Marcel Sacco: Depois da pandemia observamos nos consumidores uma intensificação em fazer o equilíbrio de querer cozinhar mais e como fazer isso de uma maneira prática com a correria do dia a dia. Então, por termos um histórico de produtos práticos e convenientes, nós intensificamos aqueles que eram mais positivos, mas sempre alinhados às novas expectativas do que o consumidor precisa agora. 

A marca também trouxe novas embalagens, identidade visual renovada e mais interatividade com a adesão de um QR Code. Como foi esse processo?

Marcel Sacco: Estamos ressignificando alguns pontos fortes da marca até para que as novas gerações possam se conectar. Para que tudo estivesse de acordo com as novas tendências de consumo, todo esse processo levou dois anos de desenvolvimento. Para trazer mais interatividade para as embalagens, adicionamos um QR Code que vai trazer desde receitas com o produto até informações nutricionais e de preço. Já sabemos que o código de barras vai deixar de existir, então, estamos super entusiasmados com essa mudança porque ela nos dá a possibilidade de ter muito mais conteúdo à disposição do consumidor. Ele vai poder ter acesso a diversas informações sobre os produtos na hora que ele quiser. 

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A marca está presente em mais de 120 países. Como funciona esse processo de expansão para outros mercados? E quais são as perspectivas para 2024, período em que a Sadia completa 80 anos?

Marcel Sacco: Quando falamos em exportação é importante ficar claro que existem duas formas, a que chamamos de mercados de exportação, que é onde vendemos a carne em cortes e em natura, e onde temos os produtos para o consumidor na gôndola. Então, hoje, com a marca Sadia, depois do Brasil os maiores mercados são Arabia Saudita e Chile. Mas, na Turquia, por exemplo, somos líderes com a marca local Banquet, que compramos há alguns anos. Ou seja, estamos sempre de olho em novas oportunidades de crescimento.

Para 2024, sem fazer muita previsão de futuro, a nossa perspectiva é bastante positiva. Tanto pelo momento interno que estamos vivendo aqui na BRF, onde já observamos resultados positivos, quanto do ponto de vista externo, onde estamos otimistas com o poder de renda do consumidor melhorando um pouco e a inflação caindo. Entendemos que tudo isso impacta diretamente no consumo. Então, a nossa perspectiva para o próximo ano é positiva.

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