Delegado aposentado da PF fez convocação a bolsonaristas para ato golpista

BuzzFeed Brasil teve acesso exclusivo a um áudio atribuído ao Delegado Abelha.

Desde o início dos atos terroristas na tarde do domingo (8) na Praça dos Três Poderes, estamos recebendo informações e conversando com fontes que alegam conivência e participação ativa de policiais, militares da reserva e até mesmo de dentro do GSI.

Um caso em específico nos chama a atenção: a convocação para atos terroristas por parte do delegado da Polícia Federal Classe Especial, Carlos Fernando Lopes Abelha, hoje aposentado. Em uma mensagem de áudio obtida pelo BuzzFeed Brasil e atribuída a Abelha, ele conta que está de partida para Brasília e incentiva outras pessoas a participarem dos atos de violência e depredação. Ele também fala em “coleta de doações”. Leia a transcrição abaixo:

Publicidade

Delegado Abelha ou Dr. Abelha

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557

Transcrição do áudio a que tivemos acesso:

"Fala comigo, meu amigo, tamo na luta, meu irmão. Aqui não é brincadeira não, ‘fio’, o povo está ‘brabo’, está nervoso. Tiraram a nossa paz, roubaram a nossa paz, nós vamos retirar essa paz de novo do demônio e vamos trazer para nós. Ele roubou a nossa paz, é isso, é guerra, é dia D, é isso aí. Tô saindo, tô indo agora para Brasília. Eu só estava organizando algumas coisas aqui, ajudando, nós coletamos muitas doações aqui, tô ajudando o meu pessoal a subir aqui também do Rio, Tá todo mundo com apetite, cara. Brasília vai bombar. Ou é agora ou é Venezuela, aí acabou para todo mundo. Então, se cada um puder ajudar, o pouquinho de muitos é muito para todos, esse é o espírito, entendeu. E que Deus abençoe a nossa Nação e se tu puder ajudar, ajude, ajude com força. É muita gente que tá subindo. Faça parte dessa guerra, meu irmão. Essa guerra não é minha, não é do colega, ela é nossa, é do Brasil, é sobrevivência. Essa guerra é até dos imbecis que votaram nesses demônios, só que eles não sabem o que fizeram. Então, a gente tem que lutar, chegou a hora".

Publicidade

QUEM É ABELHA?

Delegado Abelha, como é conhecido na vida pública, não é um estranho na política. Nascido em Campinas, formou-se em ciências jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba, com pós-graduação em direito social e mestrado na mesma área pela PUC-São Paulo. Já disputou eleições em 2010 para deputado federal pelo PC do B e em 2012 para vereador em Piracicaba, interior de São Paulo, pelo PTB, partido de Roberto Jefferson.

Antes de assumir tendências golpistas, a carreira de Abelha foi bem-sucedida. Ele coordenou diversas operações da PF de grande repercussão nacional, como a apreensão de mais de 400 quilos de documentos de fraudes para concessão de benefícios previdenciários em Piracicaba, de acordo com a Agência Folha em 2001. Ele também atuou na operação Fora dos Trilhos, em que foi responsável pelo inquérito que apurou crimes contra a já extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e que culminou em uma CPI na Alesp em 2009. 

Em 2014, enquanto atuava em operações da PF de desvios de verbas públicas, recebeu o Título de Cidadão Piracicabano de Laércio Trevisan Júnior, atualmente vereador pelo PL na cidade, condenado por porte ilegal de arma em 2022.

Publicidade

Veja também