Ash Ketchum poderia pegar 11 anos de cadeia, segundo a lei brasileira

O jovem da cidade de Pallet (e praticamente todo treinador) violam vários pontos da Lei de Crimes Ambientais?????

Reprodução

Ash Ketchum é um herói pra vários brasileirinhos, mas não para os com distintivo. Entre uma aventura e outra, quase que tudo feito no mundo Pokémon seria crime no Brasil.

Com todo nosso jornalismo investigativo, nos debruçamos sobre a legislação tupiniquim e cravamos: o poké-vademecum não seria muito bom pros treinadores de monstrinho. E, sim, para o registro, estamos julgando Ash como adulto porque eu não engulo que ele tem 10 anos há duas décadas e meia...

Captura de animais - Lei 9605/98 - Artigo 29.

Reprodução

"Temos que pegar" é o slogan do desenho, mas puts. Antes de perguntar se precisamos, é válido se questionar: podemos pegar? A resposta tende ao não. 

O trecho da lei em questão deixa claro que é proibido: "Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente".

As oficiais Jenny, policiais do desenho, parecem estar tranquilas em relação às permissões. Duvido que a Polícia Federal tenha a mesma paciência.

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

E ela é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional. (O que é um Mestre Pokémon, se não um profissional?)

Publicidade

Captura de espécies raras -  Lei 9605/98 - Artigo 29,   § 4º

E um dos objetivos da história toda é não só pegar pokémons, mas capturar OS MAIS DIFÍCEIS. Quem ganha alguma coisa com um monte de pidgeys e zubats? Ninguém! Você precisa de um Mewtwo! O problema é, bom, que isso te colocaria mais tempo no xadrez. 

A redação do artigo deixa claro que "contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção"a pena anterior cresce em 50%.". Ash tem um Meltan, pokémon místico... olha o tempo de penitência subindo!

Pena - detenção de nove a 18 meses e, e multa. 

Ela é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

Produção e transporte de ovos - Lei 9605/98 - Artigo 29,  § 1º.

Reprodução

Na mesma lei, o texto se preocupa a especificar outras violações parecidas com a já citada acima. Ali, vemos que está sujeito à punição, quem:  "vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.".

Já nos desenhos e nos jogos, mas principalmente no surto coletivo chamado "Pokémon Go", o transporte e a geração de ovos dos animais é parte absolutamente crucial da brincadeira. Você poderia ir em cana por isso. 

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Ela é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional. 

Publicidade

Rinha de animais - Lei 9605/98 - Artigo 32.

Reprodução.

Óbvio, o treinador pokémon não está capturando os bichinhos a passeio não! Ele quer colocar os animais pra tretarem. A conhecidíssima: rinha. 

Um outro artigo da Lei também analisa essa parada. É proibido: "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". 

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Como diria Aretuza: A casa caiu!

Reprodução

Vamos às continhas: 1 ano (vezes 3) + 18 meses (vezes 3) + 1 ano (vezes 3) + 1 ano = 11 anos e seis meses de pena. Rodou, Ash!

Publicidade

Veja também