5 coisas sobre a judoca Ketleyn Quadros que você precisa saber

As atletas brasileiras tão no grau, mami.

A mulherada está arrebentando na Olimpíada de Tóquio e uma das grandes promessas nacionais é a judoca Ketleyn Quadros, de 33 anos. Aqui, listamos 5 coisas que você precisa saber sobre a história de vida dela.

Reprodução/Instagram

1. Ketleyn nasceu e cresceu em Ceilândia, periferia de Brasília. Um dia, a professora da escola deu um toque para sua mãe, dona Rosemary: "Tem que colocar a Ketleyn em algum esporte porque ela é bem agitada". Foi aí que o judô entrou em sua vida. Dia desses, dona Rosa fez uma faixa para mostrar aos vizinhos como está orgulhosa da filha.

Reprodução

Publicidade

2. A judoca foi a primeira brasilera negra a ser porta-bandeira durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Ela deixou todo mundo derretido quando, mesmo de chinelo nos pés, deu uma sambadinha durante o desfile.

Patrick Smith/Getty Images

3. Ketleyn entrou para a história: em 2008, na Olimpíada de Pequim, ela levou bronze e foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica em um esporte individual. "A primeira coisa que passou na minha cabeça foi justamente tudo que eu abri mão", contou em um programa de TV.

Paul Gilham/Getty Images

Publicidade

4. Ela diz que sua mãe, dona Rosemary, sempre a apoiou. "A verdadeira guerreira de toda a história é minha mãe. Se ela não tivesse acreditado, vivido esse sonho comigo, me levado todos os dias, desde pequenininha, pra treinar, não seria possível", disse.

Reprodução/Emmeric LE PERSON

5. O sonho olímpico de Ketleyn não foi feito só de vitórias. Pelo contrário. "Eu quase mais perdi do que ganhei na minha carreira. Mas isso fez parte do processo que realmente me preparou para onde eu queria chegar." Ainda bem que, no nosso coração, Ketleyn, você só ganhou.

Gabriel Rossi/Getty Images

Publicidade

Veja também