7 brasileiras incríveis pra você acompanhar na Olimpíada

Do skate ao boxe. Da esgrima ao futebol.

BuzzShe

A luta pela diversidade tem resultados lindos: os Jogos Olímpicos de Tóquio trazem a maior participação feminina da história. As mulheres representam 48,8% dos atletas na competição. E, para celebrar tantos talentos e tantas conquistas, listamos 7 mulheres que você precisa acompanhar nessa Olimpíada.

Imagens: reprodução/Instagram

1. Imagina o som de "Baile de Favela" ecoando bem alto dentro de um ginásio em Tóquio. É assim que a ginasta Rebeca Andrade, de Guarulhos (SP), vai apresentar para o mundo sua emocionante performance solo pra buscar uma medalha de ouro mais que merecida.

Publicidade

2. Ela é a atleta brasileira mais jovem de toda a história dos Jogos Olímpicos. Se aos 13 anos a skatista Rayssa Leal vai disputar sua primeira Olimpíada, muito provavelmente daqui 10 anos ela terá dominando o mundo. E é só isso que a gente quer.

Nossa skatista disputa na categoria street ao lado das também brasileiras Letícia Bufoni e Pâmela Rosa.

3. Braba é pouco pra adjetivar a boxeadora Beatriz Ferreira. Atual campeã mundial, ela é favorita ao título na categoria de até 60kg. Não temos dúvidas que o ringue de Tóquio vai ficar pequeno pra tanto talento e porrada.

Publicidade

4. A paraibana Jucilene Lima é recordista nacional no lançamento de dardo e está disputando sua primeira Olimpíada. Ela passou momentos bem difíceis com uma lesão na costela, mas agora está 100% pra representar o Brasil e lançar esse dardo com força. Mas, cuidado, porque se pega no olho isso aí, gente!

5. A judoca Ketleyn Quadros é a primeira mulher brasileira negra a ser porta-bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Natural de Ceilândia, periferia de Brasília, ela começou no judô dentro de projetos sociais. E agora está do outro lado do mundo enchendo a gente de orgulho e esperança.

Publicidade

6. Na categoria "esportes chiques", vamos com a misteriosa esgrima. E a nossa representante é a ítalo-brasileira Nathalie Moellhausen, que foi campeã mundial em 2019 e tá cheia de gás pra trazer esse ouro pra América Latina. Vai ser cada espadada, Brasil! Touché!

7. Pra fechar, precisamos falar da jogadora da seleção brasileira de futebol e super-heroína Formiga, uma lenda viva. Aos 43 anos, ela está disputando a sua sétima e última Olimpíada. Que força. Que jornada. E que honra pra gente ter uma mulher como ela em campo. Obrigada por tudo, Formiga!

Publicidade

Veja também