Skate: o esporte criminalizado que virou a alegria do Brasil

Antes barrado pela polícia, hoje enaltecido na Olimpíada.

O país inteiro vibrou de alegria ao ver a Fadinha do Skate Rayssa Leal trazendo medalha de prata pra casa na madrugada desta segunda (26). Apesar de estar nas Olimpíadas, o skate ainda é um esporte marginalizado e sua prática já foi criminalizada.

Reprodução/Alexandre Tokitaka/Folhapress

Irritado com skatistas que andavam próximo à janela de seu gabinete, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu o skate pela cidade em maio de 1988.

Keystone/Getty Images

Publicidade

Ele pediu a detenção de "todos aqueles que praticarem esse esporte no leito das ruas e nos logradouros públicos". A meninada da época não gostou nada da decisão e resolveu se organizar politicamente.

No dia 23 de junho do mesmo ano, cerca de 200 skatistas saíram do metrô Paraíso marchando com faixas e megafone até o Parque do Ibirapuera.

Reprodução/Alexandre Tokitaka/Folhapress

Publicidade

O skatista Rui Moleque relembrou aquela época em uma entrevista para a VICE: "Eu me sentia um criminoso, porque tinha que me esconder da polícia. Colava adesivo com os dizeres ‘Skate Não É Crime’ nos picos de skate, as delegacias com salas lotadas de skate até o teto. Era cômico, para não dizer trágico”.

No mesmo ano, Luiza Erundina venceu Jânio nas eleições e foi eleita prefeita de São Paulo. Ela já havia se comprometido com a causa dos skatistas e, na primeira semana de mandato, revogou a lei que proibia a prática.

Reprodução

Publicidade

E não só. A prefeita ainda estampou os jornais toda sorridente em cima de um skate. "Esta é uma reivindicação natural da juventude, uma disputa de espaço que tem sentido", disse, à época.

Reprodução

Publicidade

Não bastasse esse grande momento do esporte, ainda fomos presenteados com a Fadinha do Skate Rayssa Leal, que só tem 13 anos, recebendo medalha de prata nesta segunda e se tornando o maior orgulho nacional.

Tem um cara que, em algum lugar, deve estar muito feliz com isso tudo. Vocês sabem quem. 🛹

Reprodução

Publicidade

Veja também