29 coisas que as pessoas querem que você saiba sobre suas estrias

"Elas se parecem com relâmpagos; uma prova de como sou iluminada."

Kate Bubacz / Via BuzzFeed News

Estrias são marcas que podem aparecer na pele e que aparecem com maior frequência durante períodos de crescimento rápido, como a puberdade ou a gravidez. No entanto, qualquer um pode ter estrias, e por diversas razões. A aparência delas pode ser diferente dependendo do seu tipo de pele, de quanto tempo você as tem e da posição delas no seu corpo. Para a maioria das pessoas, elas se tornam menos perceptíveis ao longo do tempo.

Recentemente, perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community o que elas gostariam que os outros soubessem sobre suas estrias. Aqui estão algumas das respostas.

Publicidade

1. "Elas representam outra parte de mim que eu 'deveria' odiar, mas que não odeio."

Tenho estrias desde que me conheço por gente. Meu corpo cresceu rapidamente e muito cedo. Comecei a ter curvas no início do ensino médio e engordei durante o processo, claro. Eu não as odeio. Elas são parte de mim! As pessoas sempre me perguntavam, achando que eram arranhões ou cicatrizes. Elas nunca me incomodaram; acho que o brilho prateado delas é meio bonito. Para mim, elas representam outra parte de mim que eu "deveria" odiar, mas que não odeio. Elas estão nos meus quadris, na minha bunda, nos meus peitos, nos meus braços, nos meus ombros — praticamente em todos os lugares. Elas são parte de mim, mas com certeza não me definem, nem definem ninguém que as tenha!

jm1031

2. "Antes eu as via como algo ruim. Agora as vejo como um símbolo de coragem e recuperação da anorexia."

Minhas estrias são uma lembrança da minha força. Durante minha recuperação da anorexia, ganhei peso e algumas estrias nas coxas e ao redor do bumbum. Antes eu as via como ruins, como apenas mais um obstáculo no caminho para alcançar a magreza. Agora, as vejo como um símbolo de coragem e recuperação da anorexia e, nos meus dias mais sombrios, elas me lembram que sou imperfeitamente perfeita.

emmas4e10ef189

Publicidade

3. "Elas me lembram o Kintsugi: a arte de reparar cerâmica quebrada com laca de ouro e reconhecer que a peça fica melhor com o reparo."

Haragayato / Wikimedia Commons / Via commons.wikimedia.org

É a resposta natural do seu corpo à pele esticada. Tudo o ela que mostra é que você mudou, e isso não é algo ruim. Elas me lembram do Kintsugi: a arte de reparar cerâmica quebrada com laca de ouro e reconhecer que a peça fica melhor com o reparo. Estrias são assim. Elas mostram que você mudou. Por isso, deveriam ser aceitas e amadas.

ilianap452f6fff6

4. "Fiquei tão mal por causa da doença de Crohn que cheguei a pesar só 32 quilos. Minhas estrias apareceram quando comecei a ficar saudável de novo. Eu as amo."

Quando eu tinha 12 anos, fui diagnosticada com doença de Crohn. Eu estava tão doente que tinha 1,63m e pesava apenas 32 quilos. Minhas estrias apareceram quando comecei a ficar saudável novamente e engordar bem rápido. Eu as adoro porque elas me lembram diariamente do quanto fui e continuo a ser forte.

chloeeleanor1121

Publicidade

5. "Estrias não são apenas para mulheres. Elas afetam todos os gêneros e corpos, simples assim."

4fr / Getty Images / Via gettyimages.com

Gostaria que as pessoas percebessem que todo mundo tem estrias. Elas não aparecem apenas em mulheres grávidas ou em pessoas emagrecendo. Todo mundo pode ter. É apenas um sinal de que você cresceu rápido demais para a sua pele. Eles não são anormais — na verdade, elas são a coisa mais natural. Elas são as cicatrizes do crescimento, da mudança e do envelhecimento. Elas não devem ser motivo de vergonha, devem ser adoradas. Elas mostram que você conseguiu — você passou pela infância para se tornar um adolescente ou adulto. E os homens também têm. Elas afetam todos os gêneros e corpos, simples assim.

leeloveshp

6. "Quero que as pessoas saibam que minhas estrias não precisam deixá-las desconfortáveis."

paytonl2

Publicidade

7. "Elas significam apenas que sou uma pessoa, especificamente uma pessoa que cresceu muito rápido."

Elas significam apenas que sou uma pessoa, especificamente uma pessoa que cresceu muito rápido. Cheguei à puberdade muito tarde e, quando cheguei, meus quadris e coxas cresceram muito rapidamente, e as estrias apareceram imediatamente. Quase dez anos depois, ainda parece que emagreci ou que estava grávida, mas isso tudo significa apenas que sou uma pessoa.

jessebruso

8. "Elas me deixam mais forte! Nunca pensei que eu me envolveria com fisiculturismo e subiria no palco para que todos vissem minhas estrias."

Minhas estrias me deixam mais forte! Nunca pensei que eu me envolveria com fisiculturismo, muito menos que subiria no palco para que todos vissem minhas estrias. Tenho tantas na minha barriga que, quando me inclino, minha barriga fica flácida. Tenho na parte inferior das costas, nos peitos e nos braços. Nem todos os sprays bronzeadores do mundo poderiam escondê-las.

Minha filha e eu criamos essas marcas juntas enquanto ela se transformava em uma pessoa saudável. Eu estaria mentindo se dissesse que nunca pensei em enxerto de pele. Mas, ao longo dos anos, aprendi a aceitá-las. Elas não mudam quem eu sou nem minha ética de trabalho. Continuo sendo digna. Ainda posso ser a número um.

cheerfulk

Publicidade

9. "Sou um homem com estrias nos quadris porque cresci muito rápido. Mas não ligo. Continuo sendo bonito."

Acho que a maioria das pessoas pensa que só as mulheres têm estrias, mas sou um homem com estrias nos quadris. Sou muito velho para lembrar de quando aconteceu, mas tenho. Cresci muito rápido depois de ser baixinho durante a maior parte da minha adolescência. Mas não ligo. Continuo sendo bonito.

— Simon Ritchie, Facebook

10. "Tenho síndrome do ovário policístico e me disseram que eu provavelmente nunca engravidaria. Minhas estrias são a prova de que meu corpo pôde fazer a única coisa da qual fui convencida que ele não poderia fazer."

Essa foto é de quando eu estava grávida dos meus quádruplos. Tenho síndrome do ovário policístico grave e me disseram que eu provavelmente nunca engravidaria. Aos 26 anos, tive meu primeiro filho com uma pequena ajuda dos medicamentos de fertilidade. Dois anos se passaram, e eu queria dar um irmão para meu filho. Após um aborto espontâneo, tive quádruplos. Eu os carreguei durante 33 semanas e tive os quatro com segurança, sem complicações. Fiquei com o que eu chamo de "cicatrizes de guerra", e as uso com orgulho. Elas são a prova de que meu corpo pôde fazer a única coisa da qual fui convencida que ele não poderia fazer, e não apenas uma, mas duas vezes, e de maneiras que eu nunca poderia ter imaginado.

tigersgurl82

Publicidade

11. "Elas me lembram que meu corpo é impressionante. Eu o levei até o limite, para o bem e para o mal.

Tive uma anorexia grave há 10 anos. Meus órgãos começaram a falhar e meus cabelos estavam caindo. Minha família me apoiou muito e me ajudou a me recuperar de forma muito saudável. Tenho estrias nos quadris, coxas e seios. Elas me lembram que meu corpo é impressionante. Ele levanta pneus de trator e corre meias maratonas. Eu o levei até o limite, para o bem e para o mal. Mas gosto do meu corpo, das minhas cicatrizes, estrias, pelos e tudo mais.

msbrandylochen

12. "A forma como minha pele parece quase um opalescente opaco é encantadora."

Timoninairyna / Getty Images / Via gettyimages.com

polkadotowl2

Publicidade

13. "Minhas estrias apareceram quando comecei a tomar esteroides para tratar o lúpus, o que me fez engordar. Elas significam que sou mais forte do que qualquer coisa que a vida me traga."

Minhas estrias vêm de uma época muito difícil na minha vida. Há alguns anos, fui diagnosticada com lúpus e usei esteroides para tratá-lo. Os esteroides afinam a pele e causam ganho de peso, o que muitas vezes leva a estrias. Lutei muito por alguns anos e, finalmente, parei de tomar os esteroides há alguns meses. Para mim, minhas estrias significam que sou mais forte do que qualquer coisa que a vida me traga, e que, não importa o quanto as coisas possam parecer ruins, eu posso perseverar. Tenho orgulho das minhas cicatrizes de guerra!

nathansgirl

14. "Só quero pensar nelas como uma parte normal do corpo, como meus ouvidos ou joelhos."

Chamar as estrias de "listras de tigre" ou "cicatrizes de guerra" me deixa tão irritada quanto as pessoas que as demonizam. Sei que algumas pessoas precisam pensar nelas desse jeito, mas gostaria que pudéssemos parar de fazê-las parecerem maiores do que a vida, seja positiva ou negativamente. Só quero pensar nelas como uma parte normal do corpo, como meus ouvidos ou joelhos. Quero que elas se tornem algo tão normal e entediante que deixemos de notá-las.

tessinspace

Publicidade

15. "Minhas estrias me lembram da jornada em que meu corpo esteve."

emehemi

16. "Sinto que minhas marcas me fazem parecer uma sereia."

Nunca notei minhas estrias até ter 16 anos e minhas amigas começarem a comentar sobre as delas. Depois disso, lembro de olhar meus quadris no espelho e pensar que minhas estrias pareciam relâmpagos. Eu me sentia poderosa e bonita e adorava olhar para elas. Elas também pareciam com imagens sem retoques de celebridades usando roupas íntimas e parecia que eu tinha uma conexão com algumas dessas mulheres. Agora sinto que minhas marcas me fazem parecer uma sereia. Sabe quando a superfície da água se mexe e brilha? Meus quadris parecem com isso e eu adoro!

angelicac46b5ea3a6

Publicidade

17. "Para mim, as estrias simbolizam crescimento — qualquer tipo de crescimento."

Tenho estrias nas minhas coxas e ainda sou considerada pequena ou magra. Para mim, as estrias simbolizam crescimento — qualquer tipo de crescimento —, quer seja engordar ou apenas o crescimento da idade. Elas não devem ser motivo de vergonha, mesmo que tenham sido enquadradas em um estereótipo negativo. Se você tem estrias, saiba que não é porque você precisa emagrecer e não se envergonhe. A maioria das pessoas tem, então você não está sozinho.

grayceeg

18. "Eu costumava cortar minhas coxas. Minhas estrias cobrem as cicatrizes. Elas representam o progresso da minha saúde mental."

Na escola, eu costumava cortar minhas coxas. Minhas estrias cobrem as cicatrizes e me lembram das minhas raízes. Elas representam o progresso da minha saúde mental e a superação da minha depressão.

emilyh4760207f6

Publicidade

19. "De onde venho, as estrias são sinais de beleza. Quanto mais estrias, mais belo."

De onde venho, as estrias são sinais de beleza. Quanto mais estrias (principalmente nas pernas e coxas), mais bonito e atraente. Assim, sou extremamente atraente.

chunkycarrot

20. "Minhas estrias significam que dei vida a seres humanos que um dia contribuirão para este mundo."

leahjm

Publicidade

21. "Olho para elas com orgulho. Orgulho de que uma vez me esforcei para ser a melhor dançarina que poderia ser."

Images Say More About Me Than Words. / Getty Images / Via gettyimages.com

Eu dançava durante a adolescência e, no ensino médio, me esforcei mais do que nunca para ser a melhor dançarina que poderia ser. Minhas coxas ficaram mais musculosas, fazendo com que minha pele esticasse mais rápido do que estava preparada para esticar. Não notei minhas estrias até minha mãe mostrá-las para mim um dia em que eu estava de shorts. Eu as odiei por muito tempo. Fiz tudo o que podia para fazê-las desaparecer.

Agora que tenho 23 anos, finalmente estou segura com elas. Elas não me incomodam mais e olho para elas com orgulho. Orgulho de que uma vez me esforcei para ser a melhor dançarina que poderia ser e fiz isso com meu corpo porque amo dançar mais do que qualquer coisa. Seu eu tivesse a chance, faria tudo de novo.

alexachristena25

22. "Elas representam beleza para mim. Se eu não tivesse estrias, não teria essa forma que eu tanto amo."

Elas representam beleza para mim. Sou uma pessoa magra com uma bunda grande. Quando passei pela puberdade, meu bumbum apareceu praticamente da noite para o dia, assim como muitas estrias. Durante o ensino médio e a faculdade, tentei todos os cremes e séruns. Eu tinha vergonha de usar biquíni. Agora eu as adoro. Tenho um corpo que me deixa confiante. Se eu não tivesse estrias, não teria essa forma que eu tanto amo.

ca1ta

Publicidade

23. "Queria que as pessoas entendessem que elas são tão naturais quanto ter dez dedos ou dois olhos."

Eu nunca soube que havia algo de errado com minhas estrias até meu pai dizer que eu precisava emagrecer, aos 10 anos. Eu chorei e fiquei obcecada com isso. Então minha mãe me disse que não havia nada de errado com elas e que todo mundo tinha. Desde então, minhas estrias não significam nada para mim, porque elas, na verdade, não significam nada. Queria que as pessoas entendessem que elas são tão naturais quanto ter dez dedos ou dois olhos.

lexiet2

24. "As marcas são um lembrete de que sou uma guerreira e superei algo que poderia ter me matado."

Fiquei com estrias nas minhas coxas, quadris, panturrilhas e bumbum durante minha recuperação da anorexia com tendências bulímicas. Quando finalmente decidi dar um basta e resolvi que era hora de dar permissão para o meu corpo ser o que era, me dediquei ao voleibol. A parte inferior do meu corpo cresceu rapidamente quando eu finalmente passei a comer o suficiente para sustentar meu corpo para a prática do esporte. Aos 28 anos, sendo esposa e madrasta, ainda tenho dificuldades, mas não porque não amo meu corpo. As marcas são um lembrete de que sou uma guerreira e superei algo que poderia ter me matado.

jap006

Publicidade

25. "Meu corpo é uma tela e todas essas marcas são belas cores que tornam o meu corpo único."

Nunca tive pele perfeita. Tenho cicatrizes no meu corpo de quando eu era criança (eu era bagunceira) e não me arrependo de nenhuma delas. Tenho verrugas e marcas de nascença em todo o meu corpo que herdei da minha mãe e do meu pai. Minhas estrias são apenas mais uma obra-prima que foi adicionada à minha coleção. Meu corpo é uma tela e todas essas marcas são apenas belas cores que tornam o meu corpo único, e eu não poderia ser mais grata por elas.

melaniesanchez38

26. "Elas se parecem com relâmpagos; uma prova de como sou iluminada."

Phanuwatnandee / Getty Images / Via gettyimages.com

Minha mãe sempre tentou me convencer a tratá-las e removê-las. São minhas listras de tigre, como as chamo. Elas representam o que passei por todos esses anos e como meu corpo mudou. Elas se parecem com relâmpagos; uma prova de como sou iluminada.

aditibaldha001

Publicidade

27. "Minhas estrias são uma lembrança constante do quanto batalhei para chegar onde estou agora."

Minhas estrias representam uma época da minha vida em que eu estava no fundo do poço. Elas descem dos meus quadris até minhas panturrilhas. Eu tive uma depressão profunda e acabei ganhando 36 quilos, o que só piorou meus problemas mentais. Acabei atingindo o fundo do poço e optei pela longa e árdua estrada de volta à sanidade.

Após aquele momento difícil, me interessei pela saúde física e pelos treinamentos pessoais. Me tornei personal trainer certificada e consegui um diploma culinário. Eu cozinhei para mim mesma perder os 36 quilos de gordura corporal e me treinei fisicamente para ganhar massa magra além dessa perda!

Essas estrias representam uma época da minha vida para a qual nunca quero voltar e são uma lembrança constante do quanto batalhei para chegar onde estou agora. Eu nunca iria querer me livrar dessas marcas. Elas são minha motivação para nunca parar.

kylei481587296

28. "Elas simbolizam ser bonita, voluptuosa e uma obra de arte."

Quando eu era mais nova, não entendia e achava que elas desapareceriam. Agora sou adulta e elas continuam aqui. Agora eu as aceito — elas simbolizam ser bonita, voluptuosa e uma obra de arte.

hallieb4cc3c8b87

Publicidade

29. "Eu costumava odiá-las. Agora eu as vejo como cicatrizes de batalhas que venci e que mostram como cheguei longe."

Vladimirfloyd / Getty Images / Via gettyimages.com

Durante o ensino fundamental, e agora no ensino médio, tenho lutado com meu transtorno alimentar. Quando passei pela recuperação a primeira vez, engordei muito rapidamente e fiquei com essas estrias vermelho-púrpura na parte internas das coxas. Eu costumava odiá-las. Agora eu as uso como cicatrizes de batalha bonitas e que mudam de cor, marcando o quão longe cheguei e como sou forte. Minha pele é um lembrete de que sou uma sobrevivente e que sou única, bonita e suficiente. Eu adoro minhas estrias.

taylorrosee

[As respostas foram editadas por questões de espaço e clareza.]

Publicidade

Leia também:

15 mulheres que vão fazer você mudar de opinião sobre o corpo pós-parto

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também