23 pequenas coisas para fazer pela sua saúde mental aos vinte e poucos anos

Não se cobre por não ter realizado todos os seus sonhos da adolescência. A vida às vezes toma um rumo diferente e isso não significa que você fracassou.

1. Diga mais “não” para os outros e mais “sim” para você. Lembre que você deve ser a sua prioridade e ninguém pode te julgar por fazer aquilo que sente vontade.

2. Deixe de se culpar por estar descansando. Fazer nada é essencial para o equilíbrio do corpo e da mente.

3. Faça um diário registrando o seu humor e as atividades que fez no dia. Às vezes você está vivendo a flor da pele e não percebe. Ter o registro disso tudo pode te ajudar a fazer uma autoanálise e ver onde está o problema.

4. Faça uma lista com aquilo tudo que te faz bem e recorra a ela quando você estiver se sentindo mal.

5. Se você costuma esconder o que sente, procure ser mais claro sobre isso com amigos próximos e familiares. Essa vai ser a forma mais fácil deles te compreenderem.

Publicidade

6. Não minta sobre os motivos que te fizeram desistir de um compromisso. Isso vai te dar um alívio muito grande.

7. Não se cobre por não ter realizado todos os seus sonhos da adolescência. A vida às vezes toma um rumo diferente e isso não significa que você fracassou.

8. Rompa relacionamentos que te fazem mal, seja com amigos(as) ou namorados(as). Por mais que términos sejam difíceis, eles são oportunidades para que pessoas incríveis entrem na sua vida.

9. Nunca compare o seu início com o meio de alguém. Isso é injusto com você e jamais vai funcionar.

10. Cuide do ambiente em que você vive. Ter uma casinha gostosa para voltar pode ser aquilo que vai te ajudar a passar por dias difíceis.

Publicidade

11. Aproveite os dias ensolarados para caminhar no seu bairro ou andar um pouco de bicicleta. Um pouquinho de sol e ar livre faz bem pro corpo e pra mente.

12. Faça coisas sozinho(a) como ir ao cinema, visitar uma livraria ou passear num parque. Aprender a apreciar a sua companhia é a melhor coisa que você pode fazer.

13. Quando estiver triste ou com raiva, não reprima os seus sentimentos e aprenda a lidar com eles. Se você não fizer isso, uma hora você pode estourar.

14. Por isso faça terapia ou análise antes mesmo de sentir que perdeu totalmente o controle da sua vida.

15. Todos os dias tente pensar em três coisas pelo qual você é grato(a). Fazer esse exercício de maneira constante vai ensinar o seu cérebro a ver a vida de modo mais amplo quando surgir algum problema.

Publicidade

16. Lembre-se que você não é o seu trabalho e por isso deve buscar ter uma vida além do ambiente profissional. Um emprego é só um emprego.

17. Procure ter sempre boas noites de sono. A falta dele pode te deixar estressado, cansado e até deprimido. Uma noite de sono bem dormida às vezes pode resolver alguns probleminhas.

18. Não ocupe a sua cabeça apenas com assuntos "cabeçudos", assista filmes bobinhos e leia livros que te façam mergulhar na história de outra pessoa. Sua mente vai agradecer por isso...

19. Avalie a sua relação com as redes sociais e se perceber que algumas delas está fazendo com que você se sinta pra baixo, avalie se é possível sair dela.

20. Faça meditação todos os dias e veja como ela pode te ajudar a ser focado. Além disso, essa é uma ótima forma de organizar seus pensamentos e sentimentos.

Publicidade

21. Tente se colocar no lugar das pessoas que convive para entender porque elas estão agindo de determinado modo. Isso vai fazer com que você evite alguns conflitos desnecessários.

22. Aceite seus erros e o de outras pessoas. Não adianta lutar contra a vida, nem tudo dá para ser previsto, inclusive os erros.

23. E por isso não tenha medo de assumir que mudou de ideia. Esse pode ser um ótimo sinal de que você evoluiu.

Veja também:

Como tirar selfies me ajudou a sair de crises depressivas

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

9 imagens que mostram como a depressão pode afetar a rotina de uma pessoa

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Como a teoria das colheres tem me ajudado a lidar com a depressão

Escrito por Aline Ramos • há 6 anos

14 livros que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Publicidade

Veja também