Como tirar selfies me ajudou a sair de crises depressivas

Registrar todos os momentos bons que tenho vivido me ajuda a lembrar que eu não sou apenas a dor que sinto.

No ano passado eu fui diagnosticada com depressão e comecei a fazer terapia. Numa das primeiras sessões, minha psicóloga deu um conselho que jamais vou esquecer: "quando você sentir que está caindo, tenta lembrar que você pode subir".

Eu estava desesperada com toda a dor que havia dentro de mim. Pedir ajuda profissional, tanto de uma psicóloga quanto de uma psiquiatra, foi o que me fez chegar até o final de 2018.

Na mesma semana, eu senti que estava caindo em queda livre. Não consegui conter as lágrimas e fui correndo para o banheiro do trabalho.

Fiquei lá dentro por uma hora. Eu não conseguia parar de chorar, não conseguia me acalmar e, na época, tinha vergonha de pedir ajuda.

Publicidade

Foi quando lembrei do conselho dado pela minha psicóloga. Peguei meu celular e vi a foto que tinha tirado na manhã daquele mesmo dia. Assim me dei conta de que eu não era apenas a dor que sentia.

Eu tinha tirado essa foto porque há tempos não me sentia tão bonita. Mas nesse dia olhei para mim e pensei "uau, preciso registrar isso". Eu estava muito satisfeita por ter conseguido me levantar mais cedo e ter me arrumado do jeito que eu gostaria de fazer todos os dias.

Eu não andava tirando fotos de mim, mas como percebi que ter me visto feliz na foto me ajudou, passei a registrar todos os meus momentos bons.

Nesse dia eu estava com muitas dores no corpo e na cabeça e por isso não tinha ido trabalhar. Quando consegui levantar da cama, tirei essa foto e mandei para o meu namorado, que disse: "iluminada". Quando eu me vejo em meio à escuridão, sempre volto para essa foto.

Publicidade

Porque, em geral, eu me sentia horrorosa. Como neste dia em que estava com os olhos inchados de tanto chorar e não conseguia ver um pingo de beleza em mim.

Como o meu namorado insistiu para tirar a foto, eu arrumei um jeito de esconder meus olhos. Mas a verdade é que eu queria me esconder mesmo.

Eu não sei se vocês sabem, mas quando a gente está deprimido, nada está bom. Esta era a imagem que eu tinha de mim, por isso tinha vergonha até de sair na rua.

Aline Ramos

Publicidade

Às vezes, a gente esquece de dar valor aos momentos bons e vive intensamente os momentos ruins. Por isso passei a viver e aproveitar intensamente os raros momentos de felicidade que eu tinha mesmo sabendo que uma hora eu poderia cair de novo.

Aline Ramos

Quando estamos com depressão, o medo de que a crise volte parece um fantasma. A gente não quer sentir aquela dor novamente e esse medo acaba nos impedindo de aproveitar os momentos bons. É muito difícil lutar contra isso, mas é necessário.

Algumas fotos eu passei a postar no Instagram, mas com legendas sinceras sobre o que estava sentindo.

Eu não queria mostrar que a minha vida era perfeita, mas compartilhar com os meus amigos as minhas pequenas vitórias. Como essa, que foi ter coragem de raspar o cabelo e pintar de loiro, coisa que eu queria faz tempo.

Publicidade

Outras estão guardadas na minha galeria.

Aline Ramos

Essa foto eu tirei porque estava me sentindo muito poderosa de terninho branco.

Eu sempre amei mulheres negras de terninho branco e enfim tinha realizado o meu sonho.

Como a deste dia em que eu saí para um pagode, mas fui vestida como se fosse para uma exposição de arte. Tudo porque eu queria usar logo esse óculos rosa.

Aline Ramos

Sair de casa nesse dia foi uma vitória e tanto. Eu andava receosa de ir para ambientes com muita gente, mas decidi enfrentar meu medo e fui mesmo assim.

Publicidade

Neste dia eu estava tristinha, abri a câmera frontal do celular e me achei muito bonita. Registrei este momento em que eu estava superando toda a minha tristeza pra fazer o teste "Qual espetinho de churrasco você é?".

Aline Ramos

Às vezes a gente tenta usar o Instagram para provar pros outros que é divertido ou que tudo está bem na sua vida. Como foi o caso desta foto que o meu namorado tirou de mim.

Publicidade

Mas a foto que mais importa, com o meu melhor ângulo, é esta aqui: eu estou me encarando e tentando enxergar através dos meus olhos toda a beleza que há dentro de mim.

Aline Ramos

Lembre: se você está passando por algo parecido, sempre pode pedir ajuda, seja para amigos, para familiares, para especialistas, no posto de saúde, no pronto socorro ou no Centro de Valorização da Vida, ligando gratuitamente a qualquer dia ou hora para o 188.

Publicidade

Veja também:

9 imagens que mostram como a depressão pode afetar a rotina de uma pessoa

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Como a teoria das colheres tem me ajudado a lidar com a depressão

Escrito por Aline Ramos • há 6 anos

14 livros que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Veja também