Vitória da democracia: TSE nega registro de candidatura de Roberto Jefferson à Presidência

Decisão foi tomada por unanimidade.

Nesta quinta-feira (1), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, por unanimidade, o pedido de candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República.

Reprodução

Sendo Roberto Jefferson uma figura que constantemente ataca e pede o fechamento de instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), a não presença dele nas eleições é uma vitória da democracia.

Publicidade

Como você leu aqui no BuzzFeed Brasil, o PTB anunciou Jefferson como candidato à Presidência no dia 1º de agosto, mesmo ele estando em prisão domiciliar. Ele declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 745.323,41 em bens.

Divulgação/PTB

Se quiser, o PTB poderá apresentar um novo candidato no prazo de 10 dias. Kelmon da Silva Souza, candidato a vice na chapa, teve a candidatura aprovada.

Reprodução/site PTB

Publicidade

Os ministros constataram que Jefferson está inelegível para disputar qualquer eleição até 24 de dezembro de 2023, por consequência da condenação criminal imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-deputado federal, em 2013.

Reprodução

A candidatura de Jefferson havia sido contestada pelo Ministério Público Eleitoral.

Em 19 de agosto, o ministro Carlos Horbach já havia determinado a suspensão de repasses de verbas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral, para a campanha de Roberto Jefferson.

Publicidade

Veja também