Qual é o seu nível de empatia?

Você consegue se identificar com o sofrimento das outras pessoas?

Rebecca Hendin / BuzzFeed

Você também cai em prantos quando vê alguém chorando? Ou tem dificuldades para descobrir como seus amigos estão se sentindo?

Existe um teste baseado em estudos psicológicos que pode indicar o seu nível de empatia, mas, primeiro, você precisa saber algumas coisas.

“Eu penso na empatia como uma ressonância emocional que temos com outros indivíduos quando interagimos ou compartilhamos uma experiência com eles”, explicou o psicólogo Nathan Spreng ao BuzzFeed.

Em 2009, Spreng e colegas publicaram o Questionário de Empatia de Toronto, que mede o nível de empatia de alguém com base em suas próprias reflexões daquele comportamento.

Publicidade

Existem diferentes tipos de empatia, e o nível dela não é necessariamente fixo.

“Um aspecto da empatia é estar em contato com o estado emocional de outros indivíduos; no entanto, você também pode tentar racionalizar para descobrir o que outras pessoas estão pensando e sentindo ao tentar entendê-las”, diz Spreng. “Se você vê uma pessoa em uma situação e não sabe por que ela está angustiada, pode pensar: ‘Por que ela está aflita? Que situação a levou a isso?’ E, quando você pensa, geralmente também consegue sentir a mesma coisa.”

Algumas pesquisas já demonstraram que é possível aumentar nosso nível de empatia por meio de certas atividades. Por exemplo, um artigo publicado na Science em 2013 descobriu que ler mais ficção pode melhorar o desempenho das pessoas em testes que exigem a compreensão dos pensamentos e sentimentos de outros indivíduos e como eles diferem dos seus.

“A questão é que, quando você lê ficção, mergulha nas histórias de outras pessoas”, diz Spreng. “Então, quando você lê muita ficção, acaba imerso em diversas vidas, e isso de fato aumenta a sua capacidade de ser empático.”

Responda ao teste para descobrir o seu nível de empatia.

São 16 perguntas, e você deve respondê-las o mais honestamente possível. Vá em frente!

Publicidade

Veja também:

Você é uma pessoa privilegiada?

16 coisas para ter em mente da próxima vez que você estiver chateado com... tudo

A tradução deste post (versão original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa

Veja também