5 motivos para ter mais plantinhas em casa e no trabalho, segundo a ciência

As plantas precisam de alguns cuidados, mas elas também estão cuidando de você.

Fato: As pessoas passam aproximadamente 90% do seu tempo entre quatro paredes. Isso é... muita coisa.

Por sorte, se você tem algumas plantas penduradas na sua casa ou no escritório, ainda pode colher alguns dos benefícios oferecidos pela Mãe Natureza. Tudo bem que você precisa regar, trocar de lugar e trocar a terra de tempos em tempos, mas essas plantinhas domésticas também estão cuidando de você — mentalmente e fisicamente.

Aqui vão alguns dos benefícios trazidos por essas amiguinhas:

1. Elas melhoram seu humor.

Tom Vellner / BuzzFeed

E não é só por serem bonitinhas! Elas te afetam tanto psicologicamente quanto fisiologicamente. Estudos mostram que plantas podem reduzir o estresse, suprimindo o sistema nervoso simpático e reduzindo a pressão sanguínea. Elas também oferecem estabilidade e conforto ao estimular seus sentidos e promover sensações agradáveis associadas ao ambiente natural. Isso sem mencionar que quando você sente o solo em que elas estão, há liberação de serotonina no seu cérebro.

Você não precisa transformar sua sala em uma selva — pesquisas mostram que ver uma ou duas plantas ao olhar para qualquer direção é o suficiente para o seu humor. Mais que isso pode até mesmo ser demais e acabar causando mais estresse. Eu sei, eu sei, a linha é tênue.

Publicidade

2. Elas limpam o ar.

@leafandlolo / Via instagram.com

Algumas plantas deixam o ar ~mais leve~, aumentando a concentração de oxigênio no ar através da fotossíntese, e ainda o purificam removendo toxinas como benzeno, monóxido de carbono e formaldeído. Elas capturam esses compostos químicos, que podem vir de roupas, móveis e combustíveis, e os liberam como subprodutos inertes. E essa é uma atitude muito nobre da parte delas, considerando que a poluição do ar pode aumentar nossos riscos de problemas de saúde, como infarto e doença arterial coronariana.

3. Elas te ajudam a dormir.

@wildrepose / Via instagram.com

Ainda que a maioria das plantas produza oxigênio durante o dia através da fotossíntese, outras o fazem durante a noite por meio de um processo chamado metabolismo ácido das crassuláceas (MAC). Resumidamente, o MAC significa que os poros das folhas dessas plantas se abrem durante a noite para as trocas gasosas, não durante o dia. Então, quando colocadas no seu quarto, plantas que realizam o MAC aumentam a concentração de oxigênio, o que melhora a qualidade do ar e te ajuda a ter uma noite de sono melhor, devido ao potencial de reduzir as ocorrências de apneia do sono e o ronco. A espada-de-são-jorge e as suculentas são ótimas colegas de quarto.

Publicidade

4. Elas aguçam seu foco.

@sustainablysage / Via instagram.com

Se você já não tiver, pode querer colocar algumas plantas no seu ambiente de trabalho, porque consta que elas podem melhorar sua criatividade, sua memória e sua produtividade. Incrível? Sim. Surpreendente? Não exatamente, se você pensar que é ótimo para seu cérebro tirar a atenção da tela do seu computador e apreciar algumas folhinhas verdes.

De fato, pesquisas mostram que os empregados são 15% mais eficientes em ambientes de trabalho com plantas domésticas e apresentam melhores resultados em testes de retenção de memória e outros testes básicos quando cercados de folhagens.

5. Elas te mantêm saudável.

@aljaskrt / Via instagram.com

Graças à sua transpiração, que libera vapor de água para a atmosfera, as plantas domésticas não só aumentam um pouco a umidade do ar na sua casa, como também reduzem em 20% o acúmulo de poeira do ambiente. E essa é uma ótima notícia para seu sistema imunológico, porque o ar seco e a poeira podem infectar e irritar suas vias respiratórias. Com algumas plantinhas por perto, suas chances de desenvolver sintomas de resfriado, como tosse, nariz escorrendo, irritação nos olhos, garganta seca a fadiga são muito menores. Obrigada, plantas.

Publicidade

Veja também:

6 coisas que você precisa saber para cuidar direitinho das suas suculentas

9 plantinhas para ter em casa e que são super fáceis de cuidar

Só um pai ou mãe de planta vai se sair bem neste teste

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também