Pessoas trans falam o que gostariam que você soubesse

"Eu não nasci no corpo errado."

Convidamos pessoas trans para nos esclarecer algumas das dúvidas que pessoas cisgênero podem ter.

1. Nome e pronome:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

A assistente social Renata Peron afirma não entender o interesse das pessoas pelo nome de batismo. "O cis tem uma curiosidade desnecessária de saber como era o meu nome antes do que eu sou hoje", disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil. Na mesma ocasião, o ator Léo Moreira Sá defendeu: "Nós temos que respeitar a identidade política de todas as pessoas, independente da sua identidade corpórea".

Sobre a questão dos pronomes de tratamento, o artista visual Ariel Nobre completa: "se você está lidando com uma pessoa que você não sabe o pronome, pergunte educadamente. E se você errar, evite o drama em excesso. Pede desculpa e segue o baile."

Publicidade

2. Genitália:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Um dos homens trans mais famosos do Brasil, Thammy Miranda revelou ao BuzzFeed que uma das coisas que ele não aguenta mais ouvir é: "onde está o principal?" Renata Peron disse em entrevista que passa pela mesma situação e que o órgão sexual não pode definir a identidade de uma pessoa. "A mulher não está na vagina, gente", disse.

Ariel Nobre sugere uma comparação, dizendo que, se um homem sofrer um acidente e perder seu pênis, ele não vai deixar de ser considerado homem pela medicina e nem pela sociedade. Seus filhos não vão passar a chamá-lo de mãe. E completa: "transar e viver não depende exclusivamente de uma parte do corpo".

3. Corpo:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Leo Moreira Sá é ativista da causa trans há mais de 20 anos. Ele afirma que uma pessoa transexual não tem que estar dentro dos padrões cisgêneros. "É opcional, cada um tem uma necessidade", disse.

Renata Peron explica que existem pessoas trans que não fizeram nada em seus corpos e se sentem mulheres e homens transexuais da mesma maneira. Renata Carvalho completa: "eu não quero parecer uma mulher cisgênero, porque eu não sou uma mulher cisgênero, eu sou uma travesti. Quero ser reconhecida como uma."

Publicidade

4. Identidade de gênero x orientação sexual:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

"Identidade de gênero é como você se apresenta para o mundo. Já a minha orientação sexual independe da minha identidade de gênero", afirma Renata Peron.

Léo Moreira Sá explica: "Eu sou um homem trans bissexual, ou melhor, eu sou pansexual, porque se eu falo em bissexualidade eu estou admitindo que só existem dois gêneros. Não, existem várias expressões de gênero."

5. Banheiro:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Renata Peron levanta a questão: "o que vocês acham que uma mulher transexual ou travesti vai fazer num banheiro, além do que você cisgênero faz? Só existem dois caminhos quando a gente fecha aquela portinha."

Já Ariel Nobre revelou ao BuzzFeed Brasil que seu desconforto é tão grande que ele prefere não usar banheiros públicos. "Eu acho mais seguro, para mim, fazer xixi na rua do que enfrentar os olhares", disse.

Publicidade

6. Mercado de trabalho:

Reprodução/BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Ariel Nobre chama a atenção para um fator importante: "Muitas vezes as marcas não entendem que o nosso trabalho e a cultura que nós levamos para a empresa têm valor." Para Renata Peron, esta é uma questão de igualdade de direitos: "Nós não queremos estar acima da lei e nem abaixo da lei. Nós queremos estar com vocês, dentro da lei", afirmou.

Veja o vídeo na íntegra:

Publicidade

Você pode encontrar Renata Carvalho no Instagram.

Renata Peron na página do Facebook.

Ariel Nobre no Instagram Preciso Dizer Que Te Amo.

Thammy Miranda em sua página do Facebook e

Léo Moreira Sá no Instagram.

BuzzFeed Brasil

Publicidade

Esta é a Semana do Orgulho LGBTQ no BuzzFeed Brasil. Para mais conteúdos que celebram o respeito à diversidade, acesse aqui.

Veja também:

Publicidade

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também