Duas atrizes trans explicaram porque escalar Scarlett Johansson para o papel de um homen trans não é legal

"Eu não ficaria chateada se tivesse as mesmas oportunidades que Jennifer Lawrence e Scarlett em papéis cis, mas sabemos que as coisas não são assim."

BuzzShe

A atriz Scarlett Johansson sofreu duras críticas no início desta semana quando foi anunciado que ela interpretaria o papel de Dante "Tex" Gill nos cinemas – um homem trans proprietário de casas de massagem que também funcionavam como prostíbulos nos anos 70.

Frazer Harrison / Getty Images

As pessoas estão criticando o fato de que uma atriz cisgênero – ou seja, uma pessoa cuja identidade pessoal e gênero corresponde ao sexo com o qual nasceu – interpretará um homem trans.

Afinal, a recíproca não é verdadeira. Hoje existem pouquíssimos papéis que são interpretados por pessoas transgêneras na indústria.

O diretor do filme será Rupert Sanders, o mesmo responsável pelo fracasso de crítica "A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell", em que a atriz interpretou Motoko Kusanagi, uma personagem japonesa.

Em uma declaração que só colocou mais lenha na fogueira, o assessor de imprensa de Johansson respondeu às críticas dizendo: "Diga a eles para entrarem em contato com os representantes de Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman."

Publicidade

Agora, duas atrizes trans, Trace Lysette e Jamie Clayton, se juntaram ao coro de desaprovação à escolha de Johansson para o papel.

Vivien Killilea / Getty Images, Greg Doherty / Getty Images

"Sério?? Então vocês podem continuar nos interpretando, mas nós não podemos interpretar vocês?", declarou Lysette na terça-feira. A atriz é conhecida por interpretar Shea na série "Transparent". "Eu não ficaria chateada se tivesse as mesmas oportunidades que Jennifer Lawrence e Scarlett em papéis cis, mas sabemos que as coisas não são assim. Triste."

Earl Gibson Iii / Getty Images

Publicidade

Clayton, atriz que trabalhou na série "Sense8", também respondeu à polêmica de maneira similar em um tuíte que viralizou. "Atores trans sequer conseguem testes para papéis que não sejam de personagens trans", disse a atriz.

Greg Doherty / Getty Images

"Esse é o verdadeiro problema", prosseguiu Clayton. "Nós não temos as mesmas oportunidades. Dê a atores trans papéis que não sejam de personagens trans. Eu desafio vocês a fazerem isso."

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Veja também:

Como o orientalismo persiste e continua a marcar presença no cinema americano

Como é namorar sendo uma mulher transgênera

23 mulheres trans que fizeram história e você deveria conhecer

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também