As pessoas estão discutindo sobre se é aceitável uma pessoa de 30 anos namorar uma de 19

"Não é a diferença de idade, é a diferença de mentalidade."

A internet está debatendo se é certo uma pessoa de 30 anos se relacionar com uma de 19. Essa conversa fez com que os dois lados reagissem de maneira fervorosa.

Luis Alvarez / Getty Images

Tudo começou quando o usuário do Reddit u/hazelnutmacchiato1 postou a seguinte pergunta no fórum de discussão r/AskReddit: "O que vocês acham de uma relação entre uma pessoa de 30 e uma de 19 anos?"

Willie B. Thomas / Getty Images

Publicidade

A pergunta viralizou e recebeu quase 20 mil respostas em um período de 24 horas. Muitas pessoas consideram a diferença de idade entre 19 e 30 anos um grande sinal de alerta:

1. "Não é a diferença de idade, é a diferença de mentalidade."

—u/fogdevil_s

Publicidade

2. "Eu não faria. Mas, se fosse um amigo próximo, eu diria para ter cuidado. Equilíbrio de poder e a maneira como se relacionam podem ser um problema. Eu não faria, mas cada um sabe de si."

—u/checkyourlibido

Halfpoint Images / Getty Images

Publicidade

3. "Na minha opinião, é estranho. Uma pessoa de 19 anos acabou de sair do ensino médio, não tem uma mentalidade adulta, enquanto uma pessoa de 30 anos é adulta e bem mais velha mental e fisicamente."

—u/ShadowFire786

4. "Metade da sua idade mais sete. Essa é a minha regra para namorar. Eu tenho 30 anos, então a pessoa mais jovem que eu namoraria seria de 22 ou 23 anos, arredondando os meses."

—u/gamodeo

Publicidade

5. "Tenho 29 anos e não namoro ninguém com menos de 24, 25 anos. É mais pela maturidade e a fase em que a maior parte das garotas está entre os 22 e os 24 anos: acabaram de sair da faculdade, não estão estabelecidas, ainda fazem festa como se estivessem na faculdade e não sabem o que querem. Sei que não é igual para todo mundo, mas essa é a principal razão."

—u/Shiggs13

Uwe Krejci / Getty Images

Publicidade

6. "Tenho 30 anos e não confiaria em alguém de 30 anos que GOSTARIA de namorar alguém de 19, porque é difícil que existam bons motivos para isso."

—u/kpsdarlin

7. "Achava aceitável quando tinha 20 e poucos anos, mas agora, com 30 e poucos, não mesmo."

—u/timelesscurium

Publicidade

8. "Quem é mais jovem deve ter cuidado com o tipo de pessoa de 30 que procura alguém que ainda está na adolescência. Por que não ficar com alguém mais perto da sua idade? Ele faz algo que alguém mais velho pode reconhecer como um sinal de alerta?"

—u/lau_wings

Westend61 / Getty Images/Westend61

Publicidade

Algumas pessoas que comentaram compartilharam experiências negativas em relacionamentos cuja diferença de idade era grande:

9. "Aos 19, namorei um homem de 32 anos... Na época, não via problema nisso. Agora que tenho 29, acho um comportamento nojento e predatório. Foi o relacionamento mais tóxico e devastador que já tive e tenho certeza de que me traumatizou para sempre."

—u/daytime_nightime

Publicidade

10. "Eu (homem de 18 anos) conheci ela (mulher de 30) quando me mudei para o apartamento de onde ela estava saindo... Ficamos juntos por cerca de um ano e falávamos sobre casamento quando meus pais me pediram para visitá-los sozinho em um final de semana. Ficar longe me ajudou a ver as possibilidades. Foi um término dramático... Ela não queria mais aventuras, mas eu precisava viver as minhas."

—u/Boba-Fret

10'000 Hours / Getty Images

Publicidade

11. "Conheci meu ex-marido aos 21 anos, quando ele tinha 29. Ficamos casados por 24 anos e, na maior parte do tempo, fui infeliz. Acho que o simples motivo foi que eu cresci e mudei, e ele já estava crescido e ficou igual. Depois da separação, ficamos com parceiros muito mais compatíveis, mas ele ainda diz: 'Eu nunca devia ter casado com alguém tão jovem!"

—u/Few_Penalty_9916

12. "Aos 18 anos, namorei um homem de 33. Ele começou me aliciar aos 17. Agora tenho 24 anos e, mesmo nessa idade, percebi que seria nojento tentar namorar alguém tão novo. Eu nunca acharia aceitável namorar um adolescente, ainda mais aos 33 anos."

—u/dillydallyally97

Publicidade

13. "Namorei uma pessoa de 20 anos aos 25 e, até assim, era drasticamente diferente. Ser adulto, pagar contas, começar uma carreira versus morar com os pais e só estudar. Fez uma grande diferença e, mesmo quando os dois chegaram ao mesmo nível, sempre havia algo de desequilibrado na forma como começamos."

—u/imfatletsprty

Oliver Rossi / Getty Images

Publicidade

Mas nem todo mundo é contra a ideia de uma pessoa de 30 namorar alguém de 19 anos. Alguns defenderam a ideia e compartilharam experiências positivas em relacionamentos cuja diferença de idade era grande:

14. "Conheci minha esposa quando tinha 20 anos, e ela, 38. Estamos casados há 15 anos, firmes e fortes. Temos uma visão parecida da vida, nos damos muito bem e nunca brigamos. Nunca fui tão feliz, não mudaria nada. Para alguns, funciona. A idade não é tudo. O único ponto negativo é que ela vai se aposentar antes de mim, mas ter um trabalho que amo faz com que isso não seja um problema."

—u/TheDraggo

Publicidade

15. "Meu marido e eu estamos casados há cinco anos. Nos casamos quando eu tinha 21 anos, e ele, 41. Quando nos conhecemos, eu estava anos a frente dos meus colegas por causa de um choque de realidade por ter tido um filho e começado minha carreira cedo. Achei a maturidade dele atraente, e ele também. Cinco anos depois, somos ainda mais perfeitos do que antes um para o outro. A vida é maravilhosa quando você está com a pessoa certa! Algumas pessoas acham esse relacionamento um tabu e têm críticas. Nós só continuamos a ser felizes e mostrar ao mundo que essa é uma relação de verdade, com essência, e não um flerte, uma crise de meia idade, problemas com o pai, etc. (Já ouvimos de tudo)."

—u/repulsive_music4011

Silke Woweries / Getty Images

Publicidade

16. "Mesmo se não der certo, a pessoa mais velha deve deixar a mais jovem com uma situação ou uma mentalidade melhor do que antes. Por 15 anos, namorei alguém mais velho que eu, e terminamos sem brigas... Ainda somos amigos. Sinceramente, ele me ajudou a ter mais parâmetros em relação a como queria ser tratada por meus parceiros. Ele é um cara legal, mas estamos em momentos diferentes da vida, então não continuamos compatíveis a longo prazo."

—u/Moonwomb

17. "Defina 'namorar'. Ter um ou dois encontros, se divertir com consentimento? Claro, vá lá, que vocês dois se divirtam muito. Tentar um relacionamento duradouro? Complicado, muito complicado. Pode dar certo, mas é improvável."

—u/free_dimension1459

Publicidade

18. "Meu atual marido e eu nos conhecemos quando eu tinha 18, e ele, 32. Depois de 13 anos, ainda estamos juntos, felizes e vi casamentos de amigos (em relacionamentos de 'idade mais apropriada') acabarem. Não acho que tenha a ver com idade, mas com estar preparado mental e emocionalmente para se comprometer com alguém."

—u/midgeygem42

Fg Trade / Getty Images

Publicidade

19. "Quando tinha 21, namorei uma pessoa de 39. Para ser sincero, foi um relacionamento incrível. Não deu certo a longo prazo, pois estávamos em diferentes momentos da vida, mas foi um ótimo ano, e eu não mudaria nada."

—u/Syntheticgrapefruit

20. "De certa forma, a idade é uma falsa métrica. Ao longo da vida, as pessoas namoram, aprendem e crescem, e não existe garantia de que vão ficar juntas. A diferença de idade é mais um fator, é claro, mas acho que existem muitos. Não faz muito sentido tentar prever o futuro de qualquer relacionamento, apesar de todos tentarmos fazer isso."

—u/overhandright

Publicidade

Henrik Sorensen / Getty Images

Nota: Algumas respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza do texto.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também