Motorista viraliza ao relatar gritos de "pula!" durante tentativa de suicídio em ponte

O caso ocorreu em pleno 10 de setembro, dia mundial da prevenção do suicídio.

O relato do motorista de aplicativo Henrique Romero sobre uma corrida que fazia na principal ponte que liga Vila Velha a Vitória na segunda (10) chegou a mais de 60 mil compartilhamentos no Facebook.

      

A história viralizou porque Henrique, que é pastor e motorista de aplicativo, se deparou com a Terceira Ponte em Vila Velha (ES) interditada por conta de uma tentativa de suicídio.

Na postagem, Henrique descreve em detalhes cenas de completa falta de empatia diante de um homem que ameaçava se jogar da ponte.

Reprodução/Facebook / Via Facebook: renato.arquivista

"São exatamente 15:30 e a fila de carros e pessoas começa a aumentar e a cena que já era lamentável se torna desumana, quase indescritível. Após uns 40 minutos de espera, as pessoas já começam a fazer amizades, as lives, postagens e piadas começam a tomar conta do ambiente. É estranho, um homem tenta tirar a vida e em volta uma 'social' está montada. Não há silêncio, empatia ou preces. Ouço buzina. Sim, alguém buzina em protesto pela demora", escreveu.

Publicidade

Henrique ainda reporta cenas de racismo, ao ouvir gritos como "pula daí, macaco" e "tá na cara que é um morador de rua, dá um tiro no pé dele".

Reprodução/Facebook

O motorista explica que, por conta do jovem ser negro e estar mal vestido, a possibilidade de ele tirar a própria vida não comoveu os curiosos. "Se eu tivesse uma arma, eu mandava um tiro daqui mesmo", foi uma das coisas que ele diz ter ouvido.

Diante de dezenas de pessoas em coro gritando "pula, pula, pula", Henrique lembrou a ironia de aquele dia 10 marcar o dia mundial da prevenção do suicídio.

Reprodução/Henrique Romero

"Moradores próximos soltavam fogos na direção do homem pendurado. Sim, foi isso que você acabou de ler. Mas não acabou, da sacada dos prédios luxuosos da Praia da Costa, bairro nobre de Vila Velha, vinha uma luz estilo sinalizador de grande porte em direção ao homem. Numa tentativa de cegá-lo ou transformar o circo de horror em show", descreveu.

Publicidade

E Henrique termina seu relato com uma boa notícia: o jovem sobreviveu e foi retirado a salvo da ponte.

Reprodução/Henrique Romero

"Termino este relato secamente, quase em silêncio, com o célebre minuto de silêncio, pois aquele senhor viveu, mas a humanidade morreu um pouco ali no alto daquela ponte", concluiu.

Ao BuzzFeed Brasil, Henrique contou que foi convidado pelo Corpo Bombeiros a comparecer ao quartel, em agradecimento pelo seu relato e empatia.

"Eles me disseram que a hora em que houve a gritaria do 'pula, pula' foi o mais tenso. Eles notaram que por muito pouco o senhor não cedeu à pressão", disse.

Publicidade

Se você estiver lidando com pensamentos suicidas, você pode conversar com alguém do Centro de Valorização da Vida pelo número 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Veja também:

Em vídeo transfóbico, Felipe Neto tenta adivinhar quem "nasceu homem ou mulher"

Ciro Gomes finalmente esclareceu se falou "A, B ou C" ou "Beyoncé"

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também