Livro reúne três décadas de frases horríveis ditas por Bolsonaro e seus apoiadores

Tem um pouco de tudo: racismo, homofobia, misoginia e discurso anticiência. 🤮

“Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso Nacional dê mais um passo rumo ao abismo, que no meu entender está muito próximo.” (24 de junho de 1993)

“(...) Acho mesmo que vagabundo tem que ir para a vala, para o pau de arara e por aí afora — e infelizmente só mataram 111 no Carandiru (...).” (20 de novembro de 2000).

Publicidade

“Quem usa cota, no meu entender, está assinando embaixo que é incompetente. Eu não entraria num avião pilotado por um cotista. Nem aceitaria ser operado por um médico cotista.” (30 de março de 2011).

As frases acima têm em comum o fato de terem sido ditas ao longo das últimas três décadas por Jair Bolsonaro (PL). Além disso, as declarações são apenas uma pequena fração das reunidas no livro "Bolsonaro e seus seguidores - o horror em 3.560 frases".

EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Publicidade

A obra, que começou a ser montada a partir de abril de 2021 por Walter Barretto Jr, compila não apenas frases de Bolsonaro, mas também de apoiadores, como Olavo de Carvalho e Paulo Guedes.

Reprodução/Instagram

O livro, lançado pela Geração Editorial, está em sua segunda edição, já que foi lançado inicialmente em dezembro de 2021 com 1.560 frases, e agora foi atualizado com mais 2.000 falas.

O livro começa com uma frase dita por Bolsonaro (PDC-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados, em 18 de maio de 1991, e termina com uma fala feita em 25 de junho de 2022.

APU GOMES/AFP via Getty Images

Publicidade

Segundo o autor, a ideia do livro surgiu quando um casal de amigos o proibiu de compartilhar com seus filhos suas opiniões sobre a conduta de Bolsonaro durante a pandemia de coronavírus.

Reprodução/Twitter

"Escrevi esse livro para as crianças e adolescentes do Brasil, especialmente dessas famílias bolsonaristas, que vão poder ter acesso ao conteúdo, devidamente organizado em ordem cronológica, do que pensa e do que disse o líder político Jair Bolsonaro e seus seguidores", afirma.

Publicidade

“O livro é um registro histórico dessa triste fase da política contemporânea brasileira. Para mim, a produção do livro representou um misto de cansaço mental com a expectativa positiva de colaborar com a disseminação de conhecimento para uma reflexão pública sobre o projeto político da extrema-direita brasileira, que surge em linha com movimentos extremistas e intolerantes verificados em diversos países do mundo”, afirma Barreto Jr..

Reprodução/Instagram

O livro em PDF está disponível aqui. A versão física também pode ser encontrada nas livrarias.

Publicidade

Veja também