Noronha tentou transformar a ilha em um camarote… mas voltou atrás depois de críticas

Visitantes estavam sendo separados por dinheiro e influência.

Reprodução / Instagram: @sou.noronha

Uma avalanche de críticas foi direcionada à Noronha nos últimos dias. Depois de uma parceria público-privada tentar transformar a ilha em uma espécie de camarote, onde visitantes eram identificados por cores (de acordo com dinheiro e influência), o governo voltou atrás.

"Se tratava de uma ideia inicial e que não será implementada", afirmou a comunicação do projeto, chamado Sou Noronha, formado pela administração da ilha com a Meeps, uma empresa que fabrica máquinas para cartão.

A idéia se baseava em uma espécie de sistema de castas de riqueza e prestígio.

Anunciado no começo de julho, mas viralizado nos últimos dias, o projeto "Um novo jeito de viver Noronha", que atende também pelo apelido de "Sou Noronha", se baseava em pulseiras eletrônicas distribuídas a visitantes e moradores.

O intuito era facilitar um problema que ronda a ilha há tempos: a falta de internet. As pulseiras, então, funcionariam como uma espécie de sistema pré-pago. O usuário depositava a quantia que quisesse no sistema e, para realizar pagamentos, só precisaria encostar a pulseira na maquininha de crédito/débito. Plim. Pago

O problema é que as pulseiras tinham um sistema de cores.


🟢 Uma pulseira verde era entregue a quem só queria usar o sistema mesmo. Reutilizável, o visitante a devolveria na hora de partir. Essa era gratuita.


🔵 Outra, azul, era destinada aos que quisessem levar a pulseira como uma lembrança da viagem. Custando R$ 20, ela promete dar brindes em restaurantes.


⚪️ A pulseira branca, também gratuita, seria distribuída à moradores da ilha que quisessem usar o sistema.


Até aí tudo bem. A coisa complica nas duas próximas.


⚫️ Uma pulseira preta seria distribuída apenas pra turistas que desembolsassem - NO MÍNIMO - R$ 10 mil no sistema. Os VIPs não só se destacariam, como ainda teriam entrada garantida em restaurantes, e receberiam descontos exclusivos.


🟣 A última é a pulseira roxa que dá as mesmas vantagens da preta... mas só influencers e celebridades podem usar.

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Depois da recepção negativa, os organizadores tentaram se virar pra não ficar tão feio e fizeram adaptações.

As pulseiras não foram abandonadas, mas o peso das reclamações alteraram os principais problemas.

A ideia agora é que existam apenas duas cores de pulseira:

🟩 A verde para todos os visitantes e moradores.

🔲 E a cinza, para identificar comerciantes.

As pulseiras ainda não haviam sido entregues.

"Como as pulseiras estão em fase de produção, nenhum material foi distribuído a comerciantes ou usuários.", afirmou a organização do projeto em nota divulgada pelo Globo. Os responsáveis justificaram a continuidade pro projeto: "A partir de agora, apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente. Dessa forma, usuários vão conseguir detectar de forma fácil quem está habilitado para a venda de créditos".

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