'Lançar no Brasil uma série assim, me dá esperança', diz Liniker sobre 'Manhãs de Setembro'

Conversamos com o elenco da nova série do Amazon Prime, que estreia nesta quinta (25).

Divulgação

"Feliz e infeliz

Realista e sonhadora

Submissa por condição

Mas independente por opinião"

Com estrofes assim é fácil entender porque 'Manhãs de Setembro', a nova série da Amazon Prime, é baseada nas letras de Vanusa. Esse trechinho de Travessia resume bem o sentimento de ser engolido no mundo de Cassandra, protagonista da trama - interpretada por Liniker. 

A história de Cassandra é tão poderosa quanto comum. Num dos papéis mais contemporâneos que a gente poderia ter, ela é uma entregadora de aplicativos que vive em São Paulo. 

Feliz da vida que finalmente conseguiu alugar uma kitnet no centro da cidade, é atropelada pela notícia de que tem um filho. Mulher trans, ela tem que lidar com a falta de grana, direitos e relacionamentos, enquanto tenta entender o papel dessa criança na sua vida. 

"Lançar essa série no Brasil, com toda a realidade do que é morar aqui, tratando dos assuntos que trata, me deixa muito feliz", conta Liniker num papo exclusivo com o Buzzfeed Brasil. "Me dá esperança que essa história quebre algumas cascas dentro dessa sociedade cruel que a gente tem vivenciado". 


Estreias

Divulgação

É o primeiro passo da então-unicamente-cantora no mundo da atuação. Depois de participar dos documentários 'Bixa Travesty' e 'Todas as Melodias', que falam respectivamente sobre Linn Da Quebrada e Luiz Melodia, estreia nas artes cênicas logo como protagonista. 

"Eu tenho Lua em Virgem, então foquei muito no trabalho. No desafio. Foi uma tarefa que exigia muito empenho, até pela demanda - e pela intensidade", conta. "Ao mesmo tempo, rolou um acolhimento de elenco e direção que fizeram desse novo lugar um espaço de acolhimento, colo", complementa. 

Mas a novidade foi pra todos. "Passamos por uma coisa inédita que foi começar a nos prepararmos por distância. Fizemos toda a preparação durante uma pandemia, e fiquei impressionada de como a coisa funcionou bem. ", conta Karine Teles, que interpreta Leide - com quem Cassandra tem um filho depois de uma noite de porre. 

"Tivemos todo um preparo com [o diretor de cinema] Rene Guerra, mas foi um processo de telas. Meu primeiro contato com a Liniker foi online. Só nos vimos pessoalmente quando estávamos no aeroporto, embarcando para filmar. E já nos sentíamos amigas. Próximas", completa. 

Publicidade

Viagens

Divulgação

Gravada no Uruguai, ao longo de três meses, a série - na verdade - retrata São Paulo. O que faz sentido. "A maioria das pessoas que estão em São Paulo, não nasceram em SP. Vieram pra cá em busca de rede, de trabalho e são poucas que encontram condições dignas.", conta Liniker. 

"A Cassandra, por exemplo, trabalha como entregadora. É uma profissão que não têm direitos ou seguros. A Leide mora num carro. É uma situação muito complicada de moradia, de emprego, de corre. São Paulo é uma cidade de corre. E isso tá muito nítido na série", completa.  

A realidade de quem trabalha por delivery no Brasil, inclusive, vai ser mostrada pra além das nossas fronteiras. A série vai ser exibida para 240 países. "Não caiu a ficha. Porque se cair vou ficar histérica", ri Karine. "Eu com certeza vou me ver dublada em japonês!", completa Liniker. "É muito bonito ver essa história sendo contada pra tantos lugares". 

E não é? Afinal:

"Eu quero sair

Eu quero falar

Eu quero ensinar

O vizinho a cantar" 

Já cantava Vanusa na música que batiza a série. Mas, mais do que o vizinho, 'Manhãs' tem potencial pra ensinar muita gente aqui dentro de casa mesmo.

'Manhãs de Setembro' estreia na Amazon Prime, em 25 de junho.

Publicidade

Veja também