Estas focaccias são ótimos petiscos para qualquer ocasião

Já dá para sentir o aroma daqui.

Aprenda a fazer focaccias de quatro jeitos:

Você vai precisar de:

Pão

1½ xícara de água morna

1 pacote de fermento biológico

1 colher de sopa de azeite de oliva

4 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de sal

½ colher de chá de tomilho desidratado

½ colher de chá de pimenta do reino

½ colher de chá de alecrim fresco

Cobertura

Tomates (cerca de 230 gramas)

Alecrim fresco

Cebolas caramelizadas

2 dentes de alho picados

Azeitonas (cerca de 230 gramas)

Queijo parmesão

Queijo muçarela

Queijo gorgonzola

Publicidade

Modo de preparo:

1. Misture o fermento na água e espere fermentar. (Uma leve espuma deve aparecer na superfície da água depois de 5 minutos. Isso quer dizer que a levedura está viva e ativa. Adicione o azeite à água e misture.

2. Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e as ervas. Depois de misturar, faça um pequeno buraco no meio e despeje a mistura de água/fermento/óleo.

3. Misture manualmente, mas molhe as mãos antes para que a massa não grude nos dedos. A água e a farinha devem se misturar a ponto de formar uma massa espessa, que se solte das laterais da tigela. Se a massa estiver muito grudenta, adicione mais farinha em pequenas quantidades (cerca de 1 colher de sopa por vez). Se a massa estiver muito seca, adicione mais água, também com 1 colher de sopa por vez. Quando a massa começar a se juntar, coloque-a sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha e amasse-a até formar uma bola macia. Unte a tigela que você usou para misturar com uma c. de sopa de azeite de oliva e coloque a massa de volta. Vire algumas vezes para que a massa seja coberta pelo azeite. Cubra a tigela e deixe a massa crescer até dobrar de tamanho (levará de uma hora à uma hora e meia).

4. Enquanto a massa cresce, prepare uma assadeira com azeite de oliva.

5. Depois que a massa já tiver crescido, coloque-a na assadeira e amasse-a até virar um retângulo bem grande. Com uma faca ou espátula, corte a massa em 4 retângulos iguais. Pressione os retângulos e coloque-os um em cada canto da assadeira. Cubra a assadeira e deixe a massa descansar por 20 a 30 minutos. Preaqueça o forno a 230˚C enquanto a massa descansa.

6. Descubra a massa. Dependendo da temperatura da cozinha e da condição da levedura, os quatro retângulos podem crescer até 2,5 cm. Com os dedos, faça buracos na superfície de toda a massa.

7. Cubra generosamente os retângulos com azeite de oliva (um pouco do azeite pode se acumular nos buracos que você fez, mas não tem problema!) Passe um pincel de cozinha na massa para garantir que o azeite se espalhe bem.

8. Cubra os retângulos com seus ingredientes favoritos. (Nós fizemos quatro combinações diferentes, incluindo tomates com alecrim fresco, cebola caramelizada e queijo parmesão, azeitonas com queijo gorgonzola e três queijos, usando parmesão, muçarela e gorgonzola). Depois de cobrir com os ingredientes, tempere os pães com sal grosso.

9. Asse a 230˚C por 20 a 25 minutos, ou até dourar.

10. Deixe os pães esfriarem por 10 minutos antes de cortar.

11. Bom apetite!

Porções: 4

Veja também