Eleições 2022: Termina hoje prazo para solicitar voto em trânsito

Lembrando que faltam 44 dias para o primeiro turno.

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para habilitação do voto em trânsito, aquele que garante ao eleitor o direito de votar, mesmo que ele esteja em viagem por outra cidade e Estado, fora de seu domicílio eleitoral.

O voto em trânsito não é válido para viagens ao exterior e, só pessoas com o cadastro eleitoral em situação regular podem solicitar o dispositivo.

Foto de capa: LeandroPP/ Getty Images e TravelCouples/Getty Images.

Os pedidos devem ser feitos pessoalmente nos cartórios eleitorais. Para isso, o interessado deve levar um documento oficial com foto, além de indicar o local onde pretende votar no dia da eleição.

Getty Images

Publicidade

Vale lembrar que o eleitor só pode escolher como local de votação municípios com mais de 100 mil habitantes.

Se a cidade escolhida estiver dentro do mesmo Estado de seu domicílio eleitoral, o eleitor poderá votar para todos os cargos em disputa (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente), e se estiver em outro Estado, vai votar apenas para presidente.

Getty Images

Publicidade

No caso dos eleitores que anteriormente optaram pelo voto em trânsito e agora querem desistir porque vão estar no domicílio eleitoral no dia do pleito, o cancelamento também deve ser feito até hoje.

Margarita Cheblokova/Getty Images

Veja também