Eleições 2022: ​​156 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo

Votação ocorre até às 17h em todo o País.

O Brasil realiza neste domingo (2), o primeiro turno das eleições gerais de 2022. Mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas escolher novos deputados federais, deputados estaduais, 27 novos senadores, 27 novos governadores e o novo presidente da República. 

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Foto de capa: Silvio Lamarque/EBC

Os candidatos que lideram a corrida presidencial, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), respectivamente, votaram na primeira hora de hoje.

Lula votou em São Bernardo do Campo (SP) e declarou: “Há quatro anos eu não pude votar porque tinha sido vítima de uma mentira nesse País. Eu estava detido na Polícia Federal exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela pra eu votar, não levaram. E, quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da república desse país, para tentar fazer esse país voltar à normalidade”, afirmou. 

Já Bolsonaro, que votou no Rio de Janeiro, se disse confiante de que vai vencer com "60% dos votos", contrariando o que dizem todas as pesquisas.

Publicidade

A ordem de votação é a seguinte: deputado federal (4 números); deputado estadual (5 números); senador (3 números); governador (2 números); e presidente (2 números).

Divulgação/TSE

Neste ano, pela primeira vez, o horário de votação em todo o País será unificado. Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília).

Publicidade

No pleito deste ano, 577.125 urnas eletrônicas de seis modelos distintos estarão espalhadas pelas 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior. 

“Nós somos uma das maiores democracias do mundo. Somos a quarta democracia em número de eleitoras e eleitores. Somos a única democracia do mundo que divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com absoluta transparência, segurança e competência da Justiça Eleitoral”, destacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quinta-feira (29).

Antonio Augusto/Secom/TSE

Publicidade

​​Lembrando que os celulares, mesmo que desligados, não poderão ser levados pelos eleitores até a cabine de votação. Os aparelhos poderão ser usados para a identificação por meio do e-Título, mas deverão ser deixados num recipiente, à vista do eleitor, mas fora do seu alcance, na hora do voto. 

Aqui, você confere cinco coisas que não podem ser feitas neste domingo de eleição.

A divulgação dos resultados começará a partir das 17h, no site do TSE. Você por acompanhar aqui.

Publicidade

Veja também