O que dizem as últimas pesquisas de intenção de voto sobre a disputa pela Presidência na véspera da eleição

A possibilidade de vitória de Lula (PT) ainda no 1º turno é real.

A poucas horas do início das eleições gerais no Brasil, neste sábado (1), as últimas pesquisas de intenção de voto antes do pleito de domingo (2) foram divulgadas pelo Ipec (antigo Ibope) e Datafolha.

Reprodução/Internet

Ambas as pesquisas indicam a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a disputa no 1º turno.

Foto: Ricardo Stuckert

Publicidade

Abaixo, mostramos o que os dois levantamentos indicam sobre a disputa pela Presidência da República:

Pesquisa Datafolha divulgada às 18h mostra que Lula tem 50% dos votos válidos (ou seja, excluindo brancos e nulos), ante 36% de Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.

Simone Tebet (MDB) tem 6%, contra 5% de Ciro Gomes (PDT).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. O instituto entrevistou 12.800 pessoas em 310 cidades. O levantamento tem o registro BR-00245/2022 no Tribunal Superior Eleitoral, e foi contratado pela Folha e pela TV Globo.

Publicidade

Já a pesquisa Ipec, também divulgada há pouco, indica que Lula tem 51% dos votos válidos. Bolsonaro aparece com 37% das intenções de voto.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empatam com 5% das intenções de válidos. Em quinto, aparece Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo), com 1%.

A pesquisa, contratada pela Globo, foi realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 183 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00999/2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Foto de capa: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e José Dias/PR

Publicidade

Veja também