6 coisas que você precisa saber sobre a crise climática

Com o relatório do IPCC, a conta chegou, galera.

É triste, mas é real: alguém resolveu mensurar o tanto de estrago que nós temos feito com o nosso planeta. E é basicamente isso que aparece no relatório divulgado nesta segunda (9) pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão da ONU.

Paul Souders/Getty Images/Reprodução

Publicidade

1. A influência humana no aquecimento do planeta é inquestionável.

Bloomberg Creative/Getty Images

Sabe aquela história de falar pra professora que o seu cachorro comeu a lição de casa? Então. Segundo o relatório, "é inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, o oceano e a terra".

2. A coisa tá esquentando. Mesmo.

Lucas Ninno/Getty Images

Cada uma das últimas quatro décadas foi sucessivamente mais quente do que qualquer década anterior. Segundo o relatório, isso tem acontecido desde 1850.

Publicidade

3. Muito provavelmente somos os maiores culpados pelo recuo das geleiras.

Paul Souders/Getty Images

Se o clima está esquentando, teremos menos regiões glaciais. O mais doido é imaginar que, no futuro, pode ser que os seres humanos nem sequer vejam mais esse tipo de paisagem. E a fauna local poderá ser dizimada. Que triste. Perdão, ursos polares.

4. A influência humana aqueceu o clima a uma taxa sem precedentes nos últimos 2 mil anos.

Roberto Machado Noa/Getty Images

Ou seja: nunca fomos tão idiotas e egoístas na história.

Publicidade

5. O clima não está só esquentando, mas está esquentando MUITO rápido.

© Santiago Urquijo/Getty Images

De 1970 pra cá, a temperatura da superfície global aumentou mais rápido do que em qualquer outro período considerando os últimos 2 mil anos.

6. O nível do mar também aumentou.

Lisa Schaetzle/Getty Images

O nível médio global do mar aumentou mais rápido desde 1900 do que em qualquer século anterior, pelo menos nos últimos 3 mil anos, mostra o estudo. Isso ocorre por, basicamente, duas razões: a primeira é devido a "expansão térmica", já que a água se expande à medida que se aquece. E também por causa do derretimento das geleiras e das calotas polares. Triste demais.

Publicidade

Veja também