Bolsonaro não é a personalidade do ano da revista Time

Mas ele vai tentar fazer parecer que sim.

Não caia nessa. Jair Bolsonaro não foi eleito a personalidade do ano pela revista Time. Esse "título", aliás, só será revelado no próximo dia 13. O que presidente do Brasil venceu na terça-feira (7) foi uma votação popular, feita por meio de enquete no site da prestigiada publicação americana.

 Marcos Corrêa/PR

São duas coisas diferentes: uma é a enquete, outra é a votação feita pelos editores da revista. Ainda que, segundo a revista, o título de personalidade do ano seja dado a quem mais influenciou os acontecimentos dos últimos 12 meses, "para melhor ou pior", Bolsonaro dificilmente terá esse reconhecimento na próxima semana.

Dos mais de 9 milhões de votos totais dados leitores naqueles que eles pensam ser a pessoa ou grupo que teve a maior influência em 2021 – para melhor ou pior – Bolsonaro recebeu 24% dos votos. Na segunda posição, o ex-presidente Donald Trump somou 9% dos votos.

Alan Santos/PR

"O polêmico líder, que se candidatará à reeleição em 2022, está enfrentando uma desaprovação crescente sobre o modo como lida com a economia e enfrentou críticas generalizadas de políticos, tribunais e especialistas em saúde pública por minimizar a gravidade da covid-19 e exibir ceticismo em relação à vacina", destaca a Time.

Publicidade

Nas últimas semanas, Bolsonaro pediu votos para seus seguidores durante as lives. A convocação levou a um mutirão de bolsonaristas votando no brasileiro. "Agora, em 2021, estamos liderando. Agradeço quem votou em mim. Quem não votou peço que entre lá no site da Time e vote", pediu Bolsonaro na transmissão ao vivo.

Reprodução/Youtube

Publicidade

Veja também