Bolo de frigideira com calda de morango

Uma panqueca gigante para quem não tem tempo de fazer uma por vez.

Publicado por Tasty Demais e Natalia Rios

Há um ano

Veja aqui como fazer:

Bolo de frigideira com calda de morango

tasty

Rendimento: 4 porções

Você vai precisar de:

Para a cobertura de morango

500 gramas de morangos

1/2 colher de chá de sal

1/2 xícara de açúcar

2 colheres de sopa de suco de limão (*faça as raspas da casca antes de extrair o suco)

1/2 colher de chá de essência de baunilha

Para a panqueca

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/3 de xícara de açúcar

4 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de fermento em pó

1/2 colher de chá de sal

1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

1 1/4 xícara de leite

Raspas de dois limões

3 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de chá de essência de baunilha

2 ovos grandes

6 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortadas em 6 pedaços e mais uma porção para servir

Morangos picados para servir (opcional)

Modo de preparo:

1. Para a calda de morango: em uma tigela grande, despeje o sal nos morangos e amasse com a ajuda de um espremedor de batata. Em um pano de cozinha limpo e apoiado em uma peneira, pegue as pontas do pano e torça. Aperte os morangos para drenar o máximo de suco que puder.

2. Abra o pano e coloque os morangos coados em um liquidificador ou processador junto com o açúcar, o limão e a essência de baunilha. Bata até atingir uma textura homogênea, por cerca de 30 segundos. Despeje a cobertura de morango em uma jarra pequena e leve à geladeira até estar pronto para servir. (Ou refrigere por até três dias.)

3. Para fazer a massa: em uma tigela grande, misture a farinha, o amido de milho, o açúcar, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio.

4. Em outra tigela, misture o leite, os ovos, o suco de limão, as raspas de limão e a essência de baunilha. (A mistura pode coalhar um pouco – tudo bem.)

5. Despeje os ingredientes molhados nos ingredientes secos e bata lentamente, só até formar uma massa grossa (ainda deve haver alguns pedaços grandes).

6. Em uma frigideira grande, em fogo baixo, adicione a manteiga à frigideira e deixe derreter, girando para cobrir toda a frigideira. Depois de derreter, despeje imediatamente a manteiga na massa e retorne a frigideira ao fogão.

7. Bata a massa o suficiente para misturar a manteiga (para dissolver também os grumos extras) e despeje toda a massa na frigideira. Cubra e cozinhe o bolo até que as bolhas comecem aparecer na superfície e a parte inferior fique dourada, o que deve levar cerca de 15 minutos.

8. Vire a panqueca cuidadosamente usando uma espátula de silicone para levantar a borda de um dos lados e deslize-a cuidadosamente, com a massa para cima, para um prato grande. Inverta a frigideira sobre o prato e, em seguida, inverta cuidadosamente o prato e a frigideira, permitindo que a panqueca caia novamente, mas com o lado cozido para cima. Retire o prato.

9. Coloque a frigideira novamente no fogo e cozinhe até que o segundo lado da panqueca fique dourado e esteja completamente cozido no meio, o que deve levar mais 5 minutos. Transfira o bolo para uma tábua ou prato.

10. Com uma faca de serra, fatie e sirva enquanto estiver quente junto com a cobertura de morango e mais morangos frescos, se desejar.

11. Aproveite!

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.