9 imagens que mostram como a depressão pode afetar a rotina de uma pessoa

Muitas vezes elas revelam um segredo que muitas pessoas tentam esconder.

1. Como uma forma de me ajudar a lidar com a depressão, passei a escrever bastante sobre o assunto no meu Instagram e um dia eu decidi postar no Stories imagens que eram a representação da depressão pra mim:

Aline Ramos

Depressão pra mim é meu quarto bagunçado, com roupas jogadas pelo chão, misturadas com sapatos.

2. Eu mostrei o que me envergonha e tento esconder: a minha incapacidade de fazer as coisas mais simples.

Aline Ramos

Eu já tentei arrumar a cama, mas a verdade é que ela está sempre assim, bagunçada e com um monte de coisa em cima. Às vezes não consigo levantar e como por lá mesmo, por isso alguns pratos vão se acumulando ao redor.

Publicidade

3. Sempre guardei isso como um segredo precioso. Algo que eu compartilho apenas com o meu namorado, que tenta ao máximo me ajudar.

Aline Ramos

Nós vivemos juntos e, mesmo que ele se esforce, é difícil dar conta de tudo sozinho.

4. Mas por esse motivo eu raramente convido amigos para virem em casa, porque há sempre um prato ou lixo que deixei pelo chão.

Aline Ramos

Quando vamos receber visitas, fazemos uma maratona pra esconder ao máximo a bagunça. O que torna tudo muito desgastante, então evitamos e ficamos sempre sozinhos por aqui.

Publicidade

5. Quando fui diagnosticada com depressão, me senti aliviada. Essa incapacidade não era preguiça e sim uma doença.

Aline Ramos

Antes de ir à psiquiatra eu me culpava todos os dias por todo essa bagunça. Algo que não colaborava em nada com meu estado mental. Eu não era generosa comigo e muito menos com a doença que eu não sabia ter.

6. Mesmo que eu tenha planejado e decorado minha casa, ela raramente está como eu gostaria. E isso é angustiante.

Aline Ramos

As flores vão morrendo, a bagunça se acumulando e quando eu percebo tudo saiu do controle.

Publicidade

7. Essas fotos não são bonitas e não é o que as pessoas esperam ver no Instagram, mas elas mostram a realidade de uma doença que faz seu corpo doer, suas forças sumirem e a vontade de viver ir embora.

Aline Ramos

A depressão é uma doença que tem sintomas físicos como o cansaço, dores no corpo, dor de cabeça, falta de concentração, excesso de sono ou falta dele. Por isso ela é uma doença que reflete tanto no dia a dia.

8. Poucos entendem os efeitos da depressão e acham que é falta de vontade da pessoa em arrumar a casa ou preguiça. Mas é exatamente assim que funciona: os lixos vão se acumulando e você vê sua vida refletida ali.

Aline Ramos

Às vezes a bagunça do lado de fora mostra como estamos nos sentindo bagunçados no lado de dentro.

Publicidade

9. Por isso a melhor forma de ajudar alguém que está nessa situação é entendendo o que ela está passando como uma doença e quem sabe, se disponibilizando a ajudá-la a organizar algo que parece simples para você.

Aline Ramos

Essa é a minha experiência e pode ser completamente diferente de outra pessoa. A depressão não é igual para todas as pessoas, algumas podem deixar de arrumar a casa e outras podem ficar com mania de limpeza. O que importa é ouvir sempre o outro e perguntar como ele gostaria de ser ajudado.

Lembre: se você está passando por algo parecido, sempre pode pedir ajuda, seja para amigos, para familiares, para especialistas, no posto de saúde, no pronto socorro ou no Centro de Valorização da Vida, ligando gratuitamente a qualquer dia ou hora para o 188.

Publicidade

Veja também:

Como a teoria das colheres tem me ajudado a lidar com a depressão

Escrito por Aline Ramos • há 3 anos

14 livros que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental

Escrito por Aline Ramos • há 3 anos

9 poemas para ler quando a vida exigir muito de você

Escrito por Aline Ramos • há 4 anos

Veja também