15 mistérios oceânicos não resolvidos que são profundamente perturbadores

Está chegando uma onda de perturbação.

1. O navio fantasma Kaz II.

Getty Images.

O Kaz II era um barco que partiu da Austrália em 2007. Ele estava tripulado com três marinheiros e foi misteriosamente encontrado à deriva com o motor ainda em funcionamento, um notebook ligado e uma mesa completamente arrumada sem nenhum sinal de qualquer crime... ah, EXCETO O FATO DE A TRIPULAÇÃO TER SUMIDO! Investigadores têm especulado o que aconteceu com os homens, mas nada foi provado.

Links em inglês.

2. O tubarão canibal gigante.

Getty Images

Em 2003, cientistas decidiram marcar um grande tubarão-branco de 2,7 m para estudar as mudanças de temperatura no oceano. Estranhamente, vários meses depois, a etiqueta de registro de informações foi encontrada em terra. Quando os pesquisadores analisaram as informações da etiqueta, ficaram atordoados. Cerca de quatro meses após a etiqueta ter sido colocada, o tubarão parecia ter mergulhado cerca de 600 m, o que sugere que foi atacado e comido por alguma coisa. Mas o que poderia comer um grande tubarão-branco de 2,7 m? Um tubarão ainda maior, dizem alguns cientistas.

Publicidade

3. A Fossa das Marianas.

Getty Images

A Fossa das Marianas é o ponto mais profundo de todos os nossos oceanos, chegando a 11.034 m de profundidade. Isso mesmo, você poderia colocar o Monte Everest no fundo e ele seria COMPLETAMENTE coberto com mais de 2.000 m de água extra por cima. Por causa da grande dimensão e pressão, apenas quatro expedições desceram com sucesso. Quem sabe o que está lá embaixo? Ainda há muito o que descobrir!!

4. A anomalia do Mar Báltico.

Amazon / Peter Lindberg

Não, essa não é a Millennium Falcon. Ela foi descoberta por dois pesquisadores usando um sonar em 2011 a cerca de 90 m de profundidade no leito oceânico do Mar Báltico. A estranha forma levou muitos a acreditarem que era algum tipo de nave espacial que havia caído, ou uma estranha formação natural. Mais louco ainda, alguns agora especulam que poderia ser algum tipo de tecnologia de guerra secreta.

Publicidade

5. Sons inexplicados.

Getty Images

Sabe aquela sensação quando se ouve um barulho estranho no meio da noite? Imagine isso, mas no meio do oceano. Existem vários ruídos inexplicados que foram gravados ao longo dos anos, com dois dos mais populares sendo "O Bloop" e o "Julia". Esses sons têm que ter sido produzidos por objetos (ou possivelmente criaturas) muito grandes, com a maioria dos cientistas acreditando que os sons são grandes icebergs raspando o fundo do oceano. MAS E SE NÃO FOR???

6. Os desaparecimentos de submarinos em 1968.

Getty Images

Quatro submarinos distintos inexplicavelmente desapareceram no MESMO ano. Eles eram o Scorpion, da marinha americana, um submarino soviético K-129, um submarino francês Minerve e o Dakar, da marinha indiana. Os dois últimos submarinos desapareceram apenas quatro dias de diferença um do outro. O Minerve jamais foi encontrado, embora tenha desaparecido a apenas uma hora do seu porto de origem. É apenas coincidência os infortúnios das quatro máquinas gigantes no mesmo ano, ou é algo mais sinistro?

Publicidade

7. A Atlântida real.

Getty Images

Como disse Sebastian de "A Pequena Sereia": "o mundo humano é uma bagunça". Então, por que não experimentar a vida sob o mar? Alguns dizem que a cidade perdida de Atlântida foi descoberta perto da ilha de Delos, na Grécia. Uma cidade inteiramente planejada foi encontrada com vários edifícios, pátios e inúmeras peças de cerâmica.

8. A serpente marinha do navio HMS Daedalus.

Getty Images

Por mais de vinte minutos, a tripulação do HMS Daedalus, um navio de guerra da Marinha Real Britânica, observou o que ela diz ser uma cobra gigante de 30 m de comprimento com a cabeça de um dragão nadando perto de seu navio. Não acredita na tripulação do Daedalus? Ela foi vista uma segunda vez pelo brigue americano Daphne, que até atirou na criatura e tentou segui-la, até perdê-la no mar. Os cientistas hoje acham que eles provavelmente viram uma baleia, mas um grupo de marinheiros experientes não saberia a diferença entre uma baleia e uma serpente?

Publicidade

9. O Triângulo das Bermudas.

Getty Images

Com o nome devido à forma triangular de cerca de 1,3 milhão de km² de oceano entre Miami, Bermudas e Porto Rico, o Triângulo das Bermudas é uma das lendas marinhas mais notórias. Quando Cristóvão Colombo navegou pela primeira vez na área, ele alegou ter visto uma gigante bola de luz no céu que caiu no horizonte e o fez brilhar. Logo depois, começaram alegações de todos os tipos de eventos estranhos na área, incluindo vários barcos desaparecendo sem que ninguém transmitisse um sinal de socorro, e em um incidente em 1945, uma esquadra inteira de bombardeiros americanos desapareceu completamente.

10. O naufrágio amaldiçoado do Golfo do México.

Getty Images

A Exxon Mobil estava instalando um oleoduto quando se deparou com esse naufrágio. Esse seria o último sinal de boa sorte a acontecer perto desse local. Uma equipe foi montada para explorar os destroços, mas nada parecia dar certo. O submarino de exploração estragou assim que se preparou para ir checar os destroços: tudo, de monitores de vídeo saindo do ar sempre que disparavam os propulsores, da quebra do sonar, até os sistemas hidráulicos saindo do controle. Em seguida, a Marinha enviou um submarino de exploração que basicamente destruiu seu próprio explorador ao entrar na água, e quando ele finalmente chegou ao naufrágio, seus braços eram muito curtos para alcançar qualquer coisa. Essas são apenas algumas das muitas tentativas e falhas espetaculares que esse navio amaldiçoado parece conceder a todos que entram lá.

Publicidade

11. O monstro de Stronsay.

Getty Images

A Escócia parece ter monstros marinhos em vivendo em lagos. Eles não só têm o famigerado Monstro do Lago Ness, mas, em 1808, uma estranha carcaça foi parar às margens de Stronsay, o que muitos acreditam ser outro plesiossauro. Cientistas especulam que se tratava de um tubarão-elefante de 10 m de comprimento em decomposição. Mas os tubarões-elefante não têm nadadeiras semelhantes a patas com juntas articuladas, como as testemunhas oculares relataram ter visto na criatura.

12. A ilha fantasma de Bermeja.

Getty Images

Uma ilha chamada Bermeja foi encontrada em vários mapas e esboços ao longo do século 16 até os dias atuais, no entanto, quando pesquisadores recentes saíram para explorar a área em 2009, a ilha havia desaparecido misteriosamente. Essa ocorrência é chamada de "Ilhas Fantasmas", e aconteceu com muitos locais de mapas marcados diferentes ao longo dos anos. As ilhas nunca existiram? Será que o governo dos EUA explodiu a ilha para expandir o controle dos Estados Unidos sobre o Golfo, rico em petróleo, como alguns teóricos da conspiração acreditam? Será a ilha natal da Mulher-Maravilha, Themyscira? Talvez nunca iremos saber.

Publicidade

13. Mar do Diabo.

Getty Images

Quer perder toda e qualquer vontade de andar de barco? Então ouça a história do Mar do Diabo. Ele é um dos 12 vórtices vis do mundo, e fica ali mesmo, junto com o Triângulo das Bermudas. É um lugar onde aviões caem do céu como pássaros e grandes depósitos de metano causam explosões de gás. É também onde os EUA perderam mais de 20 submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, e onde navios duas vezes maiores do que o Titanic desaparecem.

14. Monumento Yonaguni.

Essas estruturas gigantescas em forma de escada foram descobertas em 1985 e vêm causando polêmica desde então. Muitos acreditam que elas tenha sido feitas pelo homem de alguma civilização antiga, mas alguns acreditam que elas sejam apenas formações naturais raras. Esses gigantes de pedra têm mais de 50 m de comprimento e 20 m de largura. Tudo o que sei é que definitivamente não quero encontrar aquilo que é grande o suficiente para usar esses degraus.

Publicidade

15. O Kraken.

Getty Images

Imaginem todos um ônibus escolar. Agora imaginem uma lula desse tamanho. Não é uma imagem muito bonita, né? Em 1870, uma lula gigante apareceu na Nova Zelândia. Os moradores da área relataram que era o mesmo animal que havia agarrado e afundado uma canoa anteriormente. O manto da lula, aquela coisa em forma de cone no topo de sua cabeça, tinha mais de 2,7 m de comprimento. Um cientista hoje concluiu que isso significa que as lulas gigantes podem atingir entre 6 e 27 m de comprimento. Ele diz que 27 metros pode ser um pouco alto, mas afirma, de forma prudente, que lulas de 20 m de comprimento não estão fora de questão.

Veja também:

23 fotos que vão tirar toda a sua vontade de chegar perto do mar

Talassofobia é algo real, assustador e muita gente sofre com ela sem saber

12 criaturas que provam que o fundo do mar é o lugar mais assustador da Terra

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também