Esta é a forma mais limpinha de usar um banheiro público, segundo a ciência

Algumas pessoas se agacham, outras cobrem o assento com papel. Mas qual método é o mais higiênico?

Todos nós temos nosso próprio método para usar um banheiro público – até porque eles podem não ser tão limpos quanto os da nossa casa.

Instagram / kaylabear91 / Via instagram.com

Algumas pessoas se agacham e ficam pairando sobre o vaso, outras cobrem o assento com papel higiênico. Mas qual método é o mais higiênico?

Falamos com três especialistas sobre esse assunto. E foi isso o que descobrimos:

Publicidade

Não é uma boa ideia cobrir todo o assento com papel higiênico, porque isso aumenta a área de superfície dos germes.

Instagram / denero7 / Via instagram.com

Raymond Martin, diretor-executivo da Associação Britânica de Banheiros (BTA, na sigla original), disse ao BuzzFeed que, “na verdade, colocar papel higiênico no assento aumenta a área da superfície que os germes possuem para se multiplicar, e por isso é consideravelmente menos higiênico”.

Publicidade

Como se isso já não fosse suficientemente preocupante, o próprio papel higiênico pode estar coberto de micróbios, principalmente se estiver perto do vaso sanitário e sem cobertura.

alicein_japan / Instagram / Via instagram.com

“Se é um rolo exposto, na hora em que a pessoa for pegar um pedaço de papel, ela pode acabar segurando ele com as mãos – que não estão exatamente limpas. Então há uma chance que isso acabe transferindo mais germes para o papel higiênico”, disse Laura Bowater, professora de microbiologia na Universidade de East Anglia.

“Além disso, um rolo exposto localizado perto do vaso pode ser borrifado com micróbios fecais no momento da descarga, principalmente se a tampa não estiver abaixada. A descarga pode criar um borrifo, permitindo que as gotículas de água viajem, pelo ar, e se depositem no papel higiênico e no assento do vaso."

Publicidade

Caso não queira entrar em contato com nenhuma bactéria no assento, provavelmente é uma boa ideia aprender como pairar ou se agachar.

Instagram / shayne_mk / Via instagram.com

"Pairar sobre o vaso na hora de urinar é o modo mais higiênico de usar o banheiro”, disse Bowater.

Bactérias e vírus se espalham através de objetos que podem transportar micróbios em suas superfícies. "Quando essa superfície entra em contato conosco, [os micróbios] são transferidos daquela superfície para nós”, afirmou Bowater.

Publicidade

É simples, na realidade. Se você não encostar no assento, acaba evitando que os micróbios sejam transferidos do vaso para a sua pele.

patsiany / Instagram / Via instagram.com

Mas essa não é a única razão pela qual pairar sobre o vaso é uma boa maneira de esvaziar a bexiga. "A maioria das bactérias encontradas em assentos de vasos sanitários são bactérias que temos em nossa pele, não bactérias fecais... E isso não é nenhuma surpresa", disse Bowater.

Então, ao pairar, também estamos evitando que nossos próprios micróbios sejam transferidos para o vaso sanitário.

Publicidade

Se você tiver que sentar, limpe o assento com lenços antibacterianos. Se houver uma unidade de higienização de assento no banheiro público, também ajuda.

Instagram / efpitney / Via instagram.com

Martin disse que a BTA desempenhou um papel fundamental para que as empresas que cuidam dos banheiros públicos no Reino Unido instalassem unidades de higienização de assento perto dos vasos.

“Isso permite que as pessoas usem o spray para higienizar o assento, eliminando assim uma grande porcentagem dos germes”, afirmou. “Muitas pessoas em outros países andam com lenços desinfetantes para esse fim."

Caso não tenha um higienizador de assento ou lenços antibacterianos à mão, Martin disse que o agachamento é, provavelmente, o modo mais indicado na hora de usar o banheiro. Apesar disso, ele não é muito fã da técnica. “É algo que pode gerar acidentes e desconforto”, afirmou.

Publicidade

Também é importante dar a descarga com a tampa do vaso abaixada para minimizar o lançamento de bactérias para o ar.

cali_rooter / Instagram / Via instagram.com

Segundo Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas na Universidade de Pittsburgh, a força da descarga pode fazer com que líquidos, detritos e partículas de dentro do vaso fiquem suspensos no ar e se depositem em outras superfícies dentro do banheiro.

“Não é uma grande quantidade e talvez nem seja visível a olho nu, mas acontece”, afirmou Adalja. “Depende do tamanho e do tipo de vaso utilizado."

Publicidade

Mas caso você TENHA que sentar no assento de um banheiro público, não será o fim do mundo.

Cravenater / Reddit / Via giphy.com

“Muitas pessoas ficam preocupadas com o quão sujo ou limpo seu banheiro é”, disse Adalja. “No grande esquema das coisas, você tem de perceber que as bactérias dominam o planeta e estão por toda parte – e que a grande maioria delas não faz mal a ninguém. É apenas um pequena parcela de bactérias que causa problemas.”

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também