15 coisas para fazer pela sua saúde mental em 2019

Nem tudo é tão importante assim.

1. Deixe de se comparar tanto com outras pessoas.

Dirima / Getty Images

Se você passa a maior parte do tempo se comparando e assistindo a vida dos outros, como você vai descobrir o que te faz verdadeiramente feliz e/ou se dedicar aos seus talentos?

2. Pare de se importar tanto em agradar todo mundo.

Diane39 / Getty Images

Já diria o velho ditado: "quem muito se abaixa, fica com a bunda de fora". Se está tentando agradar alguém que dificilmente vai ficar feliz com o que você faz, talvez você precise desvincular sua felicidade da aprovação dessa pessoa.

Publicidade

3. Limite o seu tempo nas redes sociais.

Shahfarshid / Getty Images

Não existe nada tão importante na internet que faça que você precise passar o tempo todo lá. Isso só vai te deixar exausto e infeliz. As fotos, mensagens e stories ainda vão estar lá se você deixar pra ver amanhã.

4. Ou crie um feed anti-bad vibes.

Lunja / Getty Images

A gente sabe também que passar menos tempo na internet é mais fácil falar do que fazer. Tente deletar as pessoas tóxicas e montar um feed que te deixe feliz por estar online.

Publicidade

5. Para cada pensamento negativo, tenha dois pensamentos positivos sobre você mesmo(a) na manga.

Senata / Getty Images

Se forçar a ter pensamentos positivos faz toda a diferença. Toda vez que enfrentar uma grande autocrítica, experimente se lembrar de duas qualidades que você certamente tem.

6. Fracassos e críticas podem ser a melhor escola que você já teve.

Stevanovicigor / Getty Images

Se uma pessoa parou para apontar construtivamente onde você mandou mal, se esforçar de verdade pra aprender com seus erros é a melhor escola que pode existir. Só não erra nem falha quem não faz nada. Pelo menos você está tentando.

Publicidade

7. Identifique o que você está sentindo.

Essa roda de sentimentos pode te ajudar a localizar exatamente o que você está sentindo. E, quem sabe, identificar a bagagem emocional que está por trás desta reação. E, talvez, te ajudar a descobrir o que você precisa resolver.

8. Sinta os seus sentimentos.

Dissolvegirl / Getty Images

Se você não tem tempo de sentir seus sentimentos, eles provavelmente vão aparecer inesperadamente e de forma explosiva quando se menos esperar. Não seja uma panela de pressão humana.

Publicidade

9. Mas limite o tempo que vai passar remoendo as coisas.

Vladimir_timofeev / Getty Images

É perfeitamente normal remoer os acontecimentos passados, mas estabeleça um limite de tempo para isso. Quando o tempo terminar, faça algo como tomar um copo d'água ou dar uma volta no quarteirão, só pra quebrar o ciclo de pensamentos.

10. Desenvolva uma rotina de autocuidado.

Mkovalevskaya / Getty Images

Não deixe de incluir pequenas coisas no seu dia a dia com o único intuito de te fazer feliz: a agenda bloqueada pra ver sua série favorita, algumas páginas de um livro, um chá ou café quentinho, um sabonete novo bem cheiroso.

Publicidade

11. Aproveite para praticar generosidade.

Rawpixel / Getty Images

Quando passamos por uma crise, provavelmente significa que estamos muito tempo centrados em nós mesmos. Experimente, para variar, fazer algo legal por outra pessoa. Ter emoções negativas é inevitável, mas elas não precisam controlar todo o seu dia.

12. Não esqueça de respirar.

Essa dica aparece em quase todas as listas de saúde mental porque ela é eficaz. Para por um momento. Feche os olhos. Inspire. Expire. Repita. Isso pode ajudar a começar a trazer o seu corpo de volta ao ritmo normal.

Publicidade

13. Aprenda a dimensionar a importância das coisas.

Jasmina976 / Getty Images

Dentro do olho do furacão fica difícil dar aos nossos problemas a dimensão exata de seu tamanho. Mas pare e pense: isso realmente é uma catástrofe? Isso ainda vai ser importante daqui um ano?

14. E a importância de ser flexível.

Jacoblund / Getty Images

Se você puder ser mais flexível, será mais difícil que mesmo a situação mais negativa acabe com você. Ou seja, nossa interpretação e a maneira como reagimos às coisas sempre pode ser mais positiva do que pensamos a princípio.

Publicidade

15. Não se esqueça que tudo vai passar.

Mrdoomits / Getty Images

Situações negativas são inevitáveis e saber que uma hora vai passar de uma forma ou de outra pode ser uma forma de colocar as coisas em perspectiva. A alegria é finita, mas a dor também é.

Lembre: você sempre pode pedir ajuda, seja para amigos, para familiares, para especialistas, no posto de saúde, no pronto socorro ou no Centro de Valorização da Vida, ligando gratuitamente a qualquer dia ou hora para o 188.

Publicidade

Veja também:

12 coisas legais para você experimentar em dezembro

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

10 coisas simples para testar em 2019

Escrito por Juliana Kataoka • há 5 anos

10 dicas para tornar realidade sua resolução de fim de ano

Escrito por Anna Borges • há 5 anos

Veja também