Senado confirma volta de Ministério do Trabalho, extinto por Bolsonaro e recriado para dar mais espaço ao Centrão no governo

Petistas e bolsonaristas foram favoráveis à medida.

Ana Volpe/Agência Senado

Extinto em 2019 por Jair Bolsonaro, em seu primeiro dia como presidente do Brasil, o Ministério do Trabalho teve a sua recriação confirmada na terça-feira, 23, pelo Senado. O projeto também prevê a transferência da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo.

Projeto ainda precisa ser sancionado por Bolsonaro.

O texto da Medida Provisória (MP) 1.058/2021, que já tinha sido aprovado na Câmara, passou por votação simbólica no Senado e agora segue agora para sanção presidencial, a menos de um ano da eleição.

Publicidade

Recriação do Ministério do Trabalho deu mais poder ao Centrão no governo.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A medida provisória que recria o ministério foi editada no final de julho por Bolsonaro. Na ocasião, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi nomeado ministro. Na mesma data, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi nomeado para a Casa Civil, no lugar do general Luiz Eduardo Ramos que, por sua vez, passou a ocupar o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Publicidade

13,7 milhões de brasileiros estão sem emprego, segundo IBGE.

Rovena Rosa/Agência Brasil

A recriação oficial do Ministério do Trabalho ocorre no momento em que a taxa de desemprego no Brasil apresenta tendência de queda, segundo dados do IBGE de outubro – ainda são 13,7 milhões de brasileiros sem emprego. No entanto, o País tem o 4º maior índice de desemprego entre as principais economias do mundo, segundo o ranking da agência de classificação de risco Austin Rating, que reúne dados de mais de 40 países que já divulgaram dados oficiais no 3º trimestre.

Publicidade

Veja também