Raquel Brugnera, ex-assessora da Fundação Palmares, criou empresa para ajudar Prefeituras a negociar com o Governo Bolsonaro (até em assuntos com sertanejos)

Parte 1: O elo entre Fundação Palmares, o Ministério da Educação, Prefeituras e negociações com indícios de recebimentos em dinheiro na Gestão Bolsonaro.

Publicado por Deinha Mendes e Dr. Pândego

A ex-assessora técnica da Fundação Palmares Raquel Brugnera, que ocupou o cargo durante o governo Bolsonaro, deixou a função para montar uma empresa própria. Nas redes sociais e em seu site, ela diz atuar para prefeituras na negociação com o Ministério da Educação e com a "indústria" sertaneja.

Ela inclusive gosta de deixar claro de que lado está na política. Em sua conta aberta no Instagram ela ainda aparece ao lado ou compartilha vídeos e fotos com o núcleo mais hard do olavismo.

Publicidade

Em post de 30 de abril de 2020, Allan dos Santos inclusive comenta que ela entra na live, Italo Lorenzato diz “Raquel, ó, vem pra cá”, apontando um espaço à mesa. Aqui link para o post

Pouco antes e bem no começo da pandemia ela havia deixado um cargo de Chefe de Gabinete na secretaria que viria a ser ocupada por Regina Duarte e, depois, Mário Frias, vinculada ao Ministério da Cidadania.

Print Diário Oficial da União

Publicidade

Era um cargo que ela ocupava desde o final de novembro de 2019, primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro.

Print Diário Oficial da União

A primeira nomeação aconteceu um pouco depois que Olavo de Carvalho apareceu ao lado de Paulo Generoso se dirigindo a ela - Raquel postou o vídeo e o mantém em seu Instagram.

Divulgação Perfil Pessoal

Publicidade

Para quem não sabe quem é Paulo Generoso, ele era parceiro de Raquel na página do Facebook República de Curitiba, que foi investigada na CPMI das Fake News.

CPMI das Fake News

Generoso encontra-se com sua conta no Twitter bloqueada por determinação judicial. Raquel Brugnera, pelo menos por enquanto, não.

Print Twitter

Publicidade

A passagem de Raquel pelo Governo Bolsonaro não se resumiu a esse curto período. Ela foi nomeada para a Fundação Palmares, cujo objetivo é a “promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”. 

Diário Oficial da União

Raquel ficou no cargo de assessora técnica da Fundação Palmares por pouco menos de um ano. Notem quem assina a portaria de sua exoneração: Gilson Machado, o ministro que costumava tocar sanfona nas lives de Bolsonaro.

Diário Oficial da União

Publicidade

Tendo saído havia pouco mais de um mês do governo Bolsonaro, Brugnera criou a própria empresa, a BSB Governança, ou BSB Soluções.

Reprodução Site Receita Federal

Mas veja que curioso o que ela escreveu no Instagram da empresa em agosto de 2021: Clientes junto ao MEC, FNDE e SERES do Governo Federal.

Reprodução Instagram

Publicidade

Ela escreveu também sobre acompanhar clientes (prefeitos?), fazer ponte com sertanejos, etc.

Reprodução Instagram

No site de sua empresa ela diz que faz o seguinte:

Reprodução site da empresa

Publicidade

Das 9 categorias de serviços oferecidas por Raquel em seu site em 17 de janeiro de 2023, as 6 primeiras estavam voltados a atender prefeituras. Uma era mais ampla e as duas últimas estavam voltadas para campanhas eleitorais.

Reprodução Site da Empresa

Aparentemente o site foi criado em maio de 2022 e alterado na mesma data por pessoa que, pelo perfil no Instagram, seria cunhada de Brugnera.

Publicidade

Brugnera também criou uma página para sua empresa no Instagram. Em lugar algum há menção a campanhas eleitorais no descritivo do perfil:

Reprodução Instagram

E será que ela está ganhando algum dinheiro com essa empresa? Afinal, em base pública foi possível encontrar que ela tinha emitido, até 30 de setembro de 2022, 51 notas fiscais.

Publicidade

De qualquer forma, neste documento da Prefeitura Municipal da cidade de Princesa Isabel, por exemplo, há referência a emendas parlamentares, dispensa de licitação e o pagamento de R$9 mil reais.

No mês seguinte, outra cidade, Costa Rica, e estado, Mato Grosso do Sul, mesmo valor de R$9 mil, também para dispensa de licitação.

Publicidade

Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, é oum município onde há registrada uma empresa em nome de Maciel, que tem o mesmo nome do marido de Brugnera. 

No próximo capítulo vamos conhecer um pouco mais da atuação da BSB Soluções, que terminou realmente diversificando suas atividades para a coordenação de campanhas eleitorais e relação com sertanejos. 2 spoilers:

Publicidade

Veja também