Acredite: querem votar um projeto que cobra mensalidade em universidades públicas

PEC 206/2019 está na pauta de hoje da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Em mais um episódio absurdo da política brasileira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (24), a PEC 206/2019, que trata sobre a cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Foto de capa: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O projeto, que é relatado pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), está na pauta de hoje da CCJ, que tem reunião marcada para as 13h.

Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Publicidade

O autor da proposta é o deputado general Peternelli (União Brasil-SP). Segundo ele, a gratuidade nas universidades gera "distorções gravíssimas."

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

"A gratuidade generalizada, que não considera a renda, gera distorções gravíssimas, fazendo com que os estudantes ricos – que obviamente tiveram uma formação mais sólida na educação básica – ocupem as vagas disponíveis no vestibular em detrimento da população mais carente, justamente a que mais precisa da formação superior, para mudar sua história de vida", justifica no texto da PEC.

Segundo o projeto, "idealmente, o valor máximo das mensalidades poderia ser a média dos valores cobrados pelas universidades particulares da região e o valor mínimo seria 50% dessa média."

Lucas Ninno/ Getty Images

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Veja também