Lula adota tom pacificador em primeiro discurso como presidente eleito: "É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas"

"A maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais, não menos democracia", afirmou.

Em sua primeira declaração oficial como presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, disse considerar-se "um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo, e eu estou aqui", afirmou.

Reprodução/Globoplay

Segundo ele, o resultado de hoje nas urnas mostra que "a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais, não menos democracia".

No discurso, feito em um hotel próximo à Avenida Paulista, em São Paulo, o petista adotou tom de conciliação do Brasil, que mais uma vez termina a eleição dividido. "O Brasil é a minha causa", afirmou.

Reprodução/Globoplay

"A ninguém interessa viver em um país dividido e em eterno estado de guerra", disse. "É hora de baixar as armas que jamais deveriam ter sido empunhadas", disse, antes de reconhecer que o desafio é imenso em todas as áreas.

Lula também defendeu que a bandeira verde e amarela volte a ser de todos. "Não existem dois brasis, somos um único povo".

O petista também defendeu a retomada da harmonia entre os Três Poderes e a retomada do diálogo com governadores e prefeitos, independe dos partidos a que eles pertençam.

Simone Tebe (MDB), Dilma Rousseff (PT), André Janones (Avante), Guilherme Boulos (PSOL) são alguns dos nomes que acompanharam Lula no palco do discurso. 

Publicidade

Com 99,9% das urnas apuradas, Lula alcançou 6,3 milhões de votos (50,9% dos válidos) e Bolsonaro somou 58,2 milhões de votos (49,1%).

Reprodução UOL

Lula já governou o Brasil entre os anos de 2003 e 2011. Seu vice atual, Geraldo Alckmin (PSB), foi governador do Estado de São Paulo em quatro oportunidades.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Apesar de acirrada, a vitória de Lula na disputa pela Presidência foi apontada desde o começo da campanha por todas as pesquisas de intenção de voto.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicidade

Publicidade

Ao longo da campanha, Lula recebeu o apoio de três ex-presidentes: Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (MDB).

 Ricardo Stuckert

O petista também recebeu o apoio de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que ficaram em 3º e 4º lugares, respectivamente, no 1º turno.

Publicidade

No ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do petista relacionadas à Lava Jato e devolveu a ele os direitos políticos, o que abriu caminho para que Lula concorresse nas eleições deste ano.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Nascido na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, Lula foi o sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos.

Arquivo/Instituto Lula

De seu primeiro casamento, com Marisa Letícia, o petista tem cinco filhos. A ex-primeira-dama morreu em 2017, aos 66 anos, após sofrer um AVC.

Publicidade

Desde maio deste ano, Lula é casado com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, nova primeira-dama do Brasil.

Ricardo Stuckert

Lula será o 39º presidente do Brasil. Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro e permanecerá até 31 de dezembro de 2026.

Ricardo Stuckert

Publicidade

Veja também