Por que fazer uma dieta detox não é boa ideia

Esse negócio de limpar seu organismo com suco não existe.

Quando seu corpo está inchado, cansado e cheio por ter dado aquela exagerada na comida e na bebida, tudo o que você quer é parar de se sentir assim.

Ainda mais no verão, quando está cheio de propagandas dizendo que é hora de emagrecer. Entre as dietas que você pode ter visto por aí estão aquelas a base de sucos — teoricamente eles poderiam te ajudar a se livrar das "toxinas" que você ingeriu e talvez emagrecer. É tentador.

Para saber mais sobre os efeitos físicos e emocionais desse tipo de dieta desintoxicante, conversamos com Holly Lofton, diretora do Programa Médico de Gerenciamento de Peso no centro médico da Universidade de Nova York (NYU), com o nutricionista Brian St. Pierre, diretor de nutrição para atletas no centro Precision Nutrition e com a nutricionista Christy Harrison.

Tenha em mente que não existe uma definição oficial do que é uma dieta desintoxicante — algumas consistem em passar alguns dias tomando só suco de frutas ou de vegetais, outras são mais longas e incluem água quente com limão e pimenta, e outras apenas sopas. Nesta publicação, falaremos sobre dietas baseadas em sucos de frutas e/ou vegetais em geral.

1. É bom lembrar: seu corpo possui mecanismos que mantêm tudo limpo, em ordem e fluindo bem.

Existem vários órgãos — o fígado, os rins, o baço, os pulmões e até a sua pele — cuja função é remover toxinas do seu corpo, segundo St. Pierre. Harrison acrescenta que, a menos que você tenha uma doença rara, esses órgãos fazem seu trabalho sem que você precise fazer absolutamente nada. Seu coração bombeia sangue sem que você precise fazer nada, certo? Acontece o mesmo com todo o seu sistema digestivo. Ele divide tudo o que você consome em nutrientes que seu corpo precisa, absorve as coisas boas e manda os resíduos para seus devidos lugares, tudo sem você fazer absolutamente nada.

Publicidade

2. Na verdade, você pode pensar no seu sistema digestivo, no seu fígado e nos seus rins como uma estação de tratamento de resíduos. O trabalho deles é literalmente fazer o que essas dietas prometem fazer: tratar e descartar o lixo.

Harrison explica: "Seus órgãos não são como filtros de pia que entopem com melecas e precisam ser limpos: eles estão mais para uma estação de tratamento de esgoto que usa produtos químicos para neutralizar e eliminar compostos prejudiciais".

3. Além disso: não, seu sistema não precisa "dar um tempo", nem mesmo depois das festas de fim de ano, quando a gente exagera um pouco nas comidas mais pesadas e em maior quantidade do que o normal.

BuzzFeed Brasil

Você pode sentir que exagerou no Natal, mas, novamente, é aí que seus órgãos entram, e eles não precisam de descanso antes de cumprirem suas funções. "Claro, você pode sentir que ESTÁ PRECISANDO de uma comida mais levinha por algum tempo (ou não), mas não precisa fazer nada deliberadamente para 'reiniciar' seus órgãos", segundo Harrison.

Publicidade

4. E, depois de qualquer exagero, você pode voltar a se sentir melhor simplesmente retornando para sua alimentação normal.

@fitmencook / Via instagram.com

A melhor maneira de sentir que "voltou ao normal" é simplesmente voltar para (ou começar) uma dieta equilibrada, sobretudo com alimentos integrais e pouco processados (e, claro, dormir bem, ficar de olho nos seus níveis de estresse e fazer algum tipo de exercício). A propósito, não é recomendado restringir calorias.

5. Dietas "desintoxicantes" não fazem bem para sua saúde mental ou para sua relação com a comida.

@teresakfit / Via instagram.com

"Olhe para tudo o que eu NÃO posso comer".

Segundo Harrison, a fome e a privação causadas pela dieta restritiva podem te levar a comer até passar mal quando ela acabar. Pior ainda, "pode desencadear uma alimentação desordenada e transtornos alimentares em pessoas com essa tendência".

"Assim como outras formas de dietas restritivas, as desintoxicantes fazem você ignorar seus sinais de fome, o que causa um problema e acaba criando mais angústia com a comida", diz. Então, se você tem problemas em geral em sua relação com a comida, provavelmente apenas irá piorar a situação, em vez de fornecer algum tipo de "recomeço".

Publicidade

Se nada disso te convencer, considere que dietas só de sucos ou sopas também falham quando se trata de mostrar resultados.

6. Claro, você vai perder peso, mas o peso perdido é composto principalmente de água e fezes, junto com um pouco de músculo.

Sim, você provavelmente perderá peso enquanto estiver fazendo a dieta, mas não porque o suco de frutas ou de vegetais é um elixir mágico de perda de peso. Você perderá peso porque provavelmente consumirá muito menos calorias do que seu corpo precisa. E o peso que você perde, segundo Lofton, será composto basicamente de três coisas: água (após tomar muitos líquidos açucarados, o corpo elimina água), fezes (mais sobre isso daqui a pouco) e, como você não consome quase nenhuma proteína, músculo.

Perder água e fezes, obviamente, é uma maneira muito temporárias de emagrecer — ao voltar para a dieta normal de alimentos sólidos com uma ingestão de calorias próxima (ou além) das necessidades de energia do seu corpo, você provavelmente ganhará esse peso de volta. E perder músculo não é nada bom: manter a massa muscular é melhor para a sua saúde geral, assim como para o seu metabolismo.

Publicidade

7. Se você está em busca de perda de peso permanente, dietas baseadas em sucos são uma maneira muito ruim de conseguir isso.

@CherylCheryl94 / Via Twitter: @CherylCheryl94

"Eu queria perder 10 quilos este ano. Só faltam 13".

St. Pierre diz que essas dietas não ajudam a mudar seus hábitos alimentares a longo prazo. Por exemplo, não dá para comer devagar, ouvir os sinais de fome do seu corpo ou aprender a fazer uma dieta equilibrada em gorduras, proteínas e carboidratos. Essas mudanças mentais e comportamentais são o que levam a uma perda de peso sustentável a longo prazo.

8. Se você beber apenas suco de frutas, estará ingerindo muito açúcar.

Merc67 / Getty Images

Em um detox com sucos, seu corpo passará por flutuações de açúcar no sangue que provavelmente serão mais extremas do que o que ele está acostumado a processar com a alimentação normal, segundo Lofton. Isso acontece porque não há ingestão de fibra ou de um macronutriente, como a gordura, que retardariam sua digestão e absorção. Quando seu corpo tem que processar muito açúcar ao mesmo tempo, seu pâncreas libera insulina para processar o açúcar que foi liberado em sua corrente sanguínea. Essa resposta da insulina pode fazer com que o açúcar no seu sangue caia muito, fazendo com que você se sinta tonto(a), confuso(a) e cansado(a), principalmente se você for sensível às alterações de açúcar no sangue. Na verdade, pessoas com hipoglicemia ou propensas a desmaios devem evitar os sucos detox, segundo Lofton.

"O detox também pode ter efeitos prejudiciais sobre os níveis de açúcar e de eletrólitos no sangue, o que o torna arriscado para pessoas com diabetes, problemas cardíacos, distúrbios renais ou outros problemas de saúde", acrescenta Harrison.

Publicidade

9. Aliás, pode causar todos os tipos de diarreia e, mais uma vez, não porque está ajudando seu corpo a destruir ~toxinas~.

Reprodução

Basicamente, de acordo com Lofton, o estômago e os intestinos podem absorver apenas uma certa quantidade de açúcar. Se o sistema digestivo é inundado com líquidos com grande quantidade de açúcar (como o que teria nos sucos de frutas ou em alguns sucos de vegetais) e sem nada para retardar a digestão e a absorção, como a fibra (que é removida dos produtos quando é feito o suco) ou a gordura, você basicamente pede ao seu sistema digestivo que processe uma enorme quantidade de carboidratos – mais do que ele efetivamente pode. Assim, o açúcar permanece no sistema digestivo e, junto com uma entrada de água, causa uma quantidade enorme de saída de fezes.

Conclusão: a diarreia não indica que você está aliviando seu corpo e seus órgãos em relação às toxinas. Ela indica que seu sistema digestivo está fazendo o possível para processar todo o suco que você está consumindo.

10. Considere fazer de 2018 o ano em que você desiste completamente das dietas.

Reprodução

Fazer dieta pode ser uma montanha-russa frustrante e devastadora. Considere abandonar isso conhecendo a alimentação intuitiva.

Publicidade

11. E se isso parecer impossível, considere procurar alguma ajuda.

"Tá faltando isso aqui assim para eu surtar".

"Se desistir de fazer dieta e comer de forma intuitiva é difícil para você, procure apoio profissional — e se você tiver algum histórico de transtorno alimentar, procure alguém que também seja nutricionista especializado(a) em transtornos alimentares", diz Harrison.

Concluindo: fique longe de dietas detox.

Getty Images

"A diarreia vai entrar para a história".

Publicidade

Veja também:

29 coisas que você realmente precisa saber se estiver tentando perder peso

Segui uma dieta e um treino baseados no meu DNA e mal pude acreditar nos resultados

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também