17 coisas "normais" que pais costumam fazer mas que, na verdade, são tóxicas

"Pare de contar seus problemas pessoais pros seus filhos. Eles não são seus psicólogos."

Recentemente, o usuário do Reddit u/TheYeet56 jogou uma pergunta muito importante na internet: "Quais técnicas usadas pra educar os(as) filhos(as) que não deveriam ser consideradas normais?".

Facebook Watch / Red Table Talk

"Isso é interessante."

Muitas pessoas desabafaram sobre suas experiências na infância e compartilharam táticas comuns utilizadas por pais e mães que podem ser tóxicas, e as respostas foram reveladoras. Aqui estão alguns dos comentários mais bem avaliados:

Publicidade

1. "Não pedir desculpas quando estão errados."

u/tangowangomango

"Peça desculpas aos seus filhos quando estiver errado. Admita que não sabe quando te perguntarem alguma coisa que não sabe. Mude de ideia quando a criança der uma razão válida pra isso. Eu cresci com pais autoritários... Isso só ensina as crianças que elas não podem emitir opiniões."

u/TXJessi

2. "Fazer comparações entre irmãos. O bom e velho: 'Por que você não é que nem seu irmão/sua irmã?'. Isso baixa qualquer autoestima e pode evitar que uma pessoa se torne independente. No fim das contas, é preciso ser você mesmo — não ser seus irmãos."

u/llcucf80

Publicidade

3. "Contar seus problemas pessoais pros seus filhos. Tipo: 'Seu pai é horrível, ele nem lava a louça. Odeio meu casamento'. Seus filhos não são seus terapeutas. Além disso, eles não podem resolver seus problemas. Converse sobre suas questões com seu/sua cônjuge e faça terapia".

A parent and child in the middle of a serious conversation
A parent and child in the middle of a serious conversation

Sdi Productions / Getty Images

u/Desiger_jpg

4. "Invalidar as emoções das crianças, seja ignorando o que elas sentem ou se fechando pra elas."

u/GABBA_GH0UL

Publicidade

5. "Se irritar por que os filhos foram 'desrespeitosos' ou 'responderam' quando eles ganham uma discussão."

u/Turtle_Lurtle37

6. "Dizer que a criança tem um(a) namoradinho(a) toda vez que fazem amizade com uma criança de outro gênero. Além de reforçar a ideia de que meninos e meninas não podem ser só amigos, é bizarro projetar a ideia de um relacionamento romântico adulto em crianças pequenas."

Two toddlers innocently smile at each other through a window
Two toddlers innocently smile at each other through a window

Catherine Falls Commercial / Getty Images

u/Renmauzuo

Publicidade

7. "Fazer manipulação psicológica e mentir pros seus filhos sobre coisas que simplesmente não são verdade só pra se defender."

u/talkingtothemoon1

8. "Dizer: 'Você pode me contar, não vou ficar bravo(a)' e, em seguida, castigar as crianças pelo que acabaram de admitir. Aí ficam se perguntando porque os filhos pararam de falar com eles."

u/SinkTube

Publicidade

9. "Não dar privacidade. A não ser que tenha um problema sério com drogas ou automutilação, violar a privacidade pode fazer mais mal do que bem pra saúde mental, pra confiança e pro relacionamento entre pais e filhos. Evite instalar aplicativos de spyware no celular, sempre verificar sua localização ou retirar a porta do quarto dos seus filhos."

A teen holds their phone outside, alone
A teen holds their phone outside, alone

Jasmin Merdan / Getty Images

u/SinkTube

10. "Não é pra educação, mas é algo que os pais fazem: produzir vídeos falsos (com participação dos filhos) pra postar nas redes sociais. É super comum, e eu não entendo como tanta gente acha que são de verdade."

u/TopScruffy

Publicidade

11. "Usar humilhações e constrangimentos como castigo."

u/SubOptimalGoat

12. "Ser superprotetor(a). Se você não deixar seus filhos errarem ou protegê-los demais, eles podem se tornar menos capazes ao morarem sozinhos. É bom que as coisas não deem certo às vezes, é só prover uma rede de apoio quando for necessário."

A child grips onto a parents hand tightly, not letting go
A child grips onto a parents hand tightly, not letting go

Riza Azhari / Getty Images/iStockphoto

u/MyrddinWyllt

Publicidade

13. "Deixar seus filhos acomodados e elogiar demais."

"Minha irmã sempre foi ótima nos estudos e uma pianista bem sucedida no ensino médio. Meus pais não obrigavam ela a fazer os afazeres domésticos como eu pra 'preservar suas mãos pro piano'. O sucesso dela na escola, nas festas e na carreira de pianista fez com que ela fosse sempre elogiada pelas pessoas ao seu redor. Agora, com vinte e poucos anos, ela não sabe fazer coisas básicas (como cozinhar, limpar a casa), faltam até cuidados básicos de auto-higiene, e ela não sabe ouvir críticas, mesmo que sejam coisas pequenas."

u/ribbitfrog290

14. "Fazer suas filhas trocarem de roupa quando homens vão visitar."

u/No-Scarcity-6157

Publicidade

15. "Ter filhos antes de fazer terapia e tratar seus próprios traumas de infância, pois isso pode causar traumas desnecessários nas crianças."

A teen and parent in distress during a conversation
A teen and parent in distress during a conversation

Georgijevic / Getty Images

u/sargeantsunflower

16. "Dizer qualquer coisa no sentido de 'fique feliz'. Tá bom, obrigada, minha depressão está curada — o pior é que os dois lados da família sofrem com isso."

u/MaizieDy

Publicidade

E, por último:

17. "Não explicar suas decisões. Tipo: 'Você tem que fazer isso porque eu sou sua mãe/seu pai e porque eu mandei. Fim de papo!'. Em vez disso, você pode incluir seus filhos em muuuuitas decisões que toma no lugar deles e simplesmente explicar seus motivos a eles. Crianças entendem muito mais do que seus pais imaginam. Dê essa chance a eles."

u/Pohjoiset_Revontulet

Publicidade

ABC

"É muito, muito importante."

Você pode ler todas as respostas na íntegra em inglês aqui.

Publicidade

Nota: Algumas respostas foram editadas por questões de clareza e/ou tamanho do texto.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também